Buscar

Respiração celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A respiração celular é um processo bioquímico fundamental que ocorre nas células dos seres vivos, envolvendo a quebra de moléculas de glicose e outros compostos orgânicos para produzir energia. Esse processo é essencial para a sobrevivência e funcionamento adequado das células, fornecendo a energia necessária para as atividades celulares e o metabolismo.
A respiração celular ocorre em três principais etapas:
1. Glicólise: É a primeira etapa da respiração celular e ocorre no citoplasma das células. Nessa fase, uma molécula de glicose é dividida em duas moléculas de piruvato (ou ácido pirúvico), gerando um pequeno número de moléculas de ATP e NADH como produto.
2. Ciclo de Krebs (ou Ciclo do Ácido Cítrico): O piruvato formado na glicólise entra na mitocôndria, onde é degradado ainda mais no ciclo de Krebs. Nessa etapa, ocorrem várias reações químicas que liberam dióxido de carbono e produzem mais moléculas de ATP, NADH e FADH2.
3. Fosforilação oxidativa (cadeia respiratória): Essa é a etapa final da respiração celular e ocorre nas membranas internas da mitocôndria. Nesse processo, os elétrons transportados pelas moléculas de NADH e FADH2 são transferidos ao longo de uma cadeia de proteínas chamada cadeia respiratória, liberando energia. Essa energia é utilizada para bombear prótons (íons de hidrogênio) através da membrana mitocondrial, criando um gradiente de prótons. O fluxo de prótons de volta através da membrana, através de uma enzima chamada ATP sintase, gera a síntese de ATP, a moeda energética das células.
A respiração celular é um processo altamente eficiente que permite a produção de grandes quantidades de energia (na forma de ATP) a partir de moléculas de glicose. Esse processo é vital para todas as formas de vida aeróbica, incluindo animais, plantas e muitos microorganismos, permitindo que eles obtenham a energia necessária para suas atividades e funções celulares.

Continue navegando