Buscar

Síndrome do pânico

Prévia do material em texto

A Síndrome do Pânico, também conhecida como Transtorno do Pânico, é um transtorno de ansiedade caracterizado por ataques repentinos e recorrentes de medo intenso e avassalador, conhecidos como ataques de pânico. Esses ataques são acompanhados por sintomas físicos e cognitivos intensos, que podem ser tão assustadores e debilitantes que as pessoas podem começar a evitar certos lugares ou situações para evitar desencadear novos ataques.
Principais características da Síndrome do Pânico:
1. Ataques de Pânico: São episódios súbitos e intensos de medo ou desconforto intenso, que atingem o pico em poucos minutos e podem incluir sintomas como palpitações, sudorese, tremores, sensação de falta de ar, tonturas, náuseas, sensação de estar fora de controle ou até mesmo sensação de morte iminente.
2. Medo de novos ataques: Após vivenciar um ataque de pânico, as pessoas com Síndrome do Pânico podem desenvolver um medo persistente de ter outro ataque, o que pode levar à evitação de situações ou lugares associados ao ataque anterior.
3. Agorafobia: Em alguns casos, a Síndrome do Pânico pode estar associada à agorafobia, que é o medo de estar em lugares ou situações onde é difícil escapar ou obter ajuda em caso de pânico. Isso pode levar a uma restrição significativa nas atividades diárias e sociais.
4. Preocupações com a saúde: As pessoas com Síndrome do Pânico podem ter uma preocupação excessiva com sua saúde e interpretar erroneamente os sintomas físicos como sinais de doença grave.
5. Comorbidade: A Síndrome do Pânico pode ocorrer em conjunto com outros transtornos de ansiedade, como o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), bem como com a depressão.
O diagnóstico da Síndrome do Pânico é feito por um profissional de saúde mental, como um psiquiatra ou psicólogo, por meio de uma avaliação clínica detalhada e da análise dos sintomas relatados pelo paciente.
O tratamento da Síndrome do Pânico pode incluir terapia cognitivo-comportamental (TCC) para ajudar a pessoa a identificar e modificar padrões de pensamentos e comportamentos disfuncionais associados aos ataques de pânico. Em alguns casos, o uso de medicamentos ansiolíticos e antidepressivos pode ser recomendado para aliviar os sintomas. A terapia combinada com medicamentos pode ser especialmente eficaz.
A Síndrome do Pânico pode ser uma condição debilitante, mas com o tratamento adequado e o apoio adequado, muitas pessoas conseguem controlar os sintomas e retomar uma vida mais funcional e satisfatória. É importante buscar ajuda profissional se você ou alguém que você conhece está sofrendo com ataques de pânico ou sintomas de ansiedade intensos e persistentes.

Continue navegando