Buscar

Documento (4)

Prévia do material em texto

Universidade Salgado de Oliveira 
Disciplina:Suporte básico de vida: primeiros Socorros 
Turma: n1 – Data 08/04/2024
Professora: Ana Cristina Alvarenga Luz
Aluna (a) 
1.Adriana Ferreira Gonzaga :Matrícula 600968245
2.Luis Claudio de Abreu Arruda :Matrícula 600968248
VT1 ESTUDO DIRIGIDO 
1°QUESTAO :Diferencie urgência e emergência. Exemplique:
A diferença entre urgência e emergência é que a urgência consiste em uma condição de saúde que requer atenção médica imediata, mas não apresenta risco de vida. Já a emergência é uma condição que representa risco iminente à vida.exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.
2°QUESTAO:Quais são os sinais vitais 
Frequência cardíaca, frequência respiratória, pressão arterial e temperatura. Eles descrevem a performance das funções corporais básicas, que podem ser influenciadas por uma série de doenças, anormalidades internas ou externas.
3°QUESTAO:quanto aos ferimentos ,diferencie: Incisão, laceraçao e avulsao 
Incisão:produzidas por agentes vulnerantes cortantes, afiados, capazes de penetrar a pele (bisturi, faca, estilete etc), produzindo ferida linear com bor- das regulares e pouco traumatizadas. Pele, produzindo feridas com bordas.
Avulsão ou amputação: ocorre quando uma parte do corpo é cortada ou arrancada (membros ou parte de membros, orelhas, nariz etc.). Lacerações: quando o mecanismo de a- ção é uma pressão ou tração exercida sobre o tecido, causando lesões irregulares.
4°QUESTAO:quanto a hemorragia, responda os itens abaixo:
a)conceitue:Hemorragia é a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo, veia ou artéria, alterando o fluxo normal da circulação. A hemorragia abundante e não controlada pode causar morte, entre 3 a 5 minutos.
b)Quais são os tipos .
As hemorragias podem ser externa – a que ocorre visivelmente, com o sangue vertendo para o exterior – e interna – quando se produz numa cavidade fechada, como fígado, baço etc. Mista: Interna no momento de produzir-se, e externa quando verte para o exterior.
c)Como podemos avaliar a gravidade do processo hemorrágico?
 A Gravidade da hemorragia se mede pela quantidade e rapidez de sangue extravasado.
d)Estabeleça as diferenças entre as seguintes hemorragias:capilar venosa e arterial.
Capilar:é o sangramento mais comum, que acontece no dia-a-dia, geralmente, devido a pequenos cortes ou escoriações, em que apenas os pequenos vasos que chegam até a superfície do corpo, chamados de capilares, são atingidos.
Venosa:é a hemorragia que acontece devido a algum corte grande ou mais profundo, com sangramento em fluxo contínuo e lento, por vezes de grande volume, através da ferida.
Arterial:Ocorre quando há perda de sangue de uma artéria. O sangue tem coloração viva, vermelho claro, derramado em jato, conforme o batimento cardíaco, geral- mente rápido e de difícil controle.
e)Descreva os sinais que levam a suspeitar de hemorragia interna 
Alguns sinais de alerta para suspeitar de hemorragia interna: fratura da pelve ou ossos longos (braços ou coxa), rigidez abdominal, área de equimose em tórax e abdômen, ferida penetrante em crânio, tórax ou abdômen.
5°QUESTAO:quanto ao choque circulatório, responda :
a) Definição :Todos os tipos de choque tem em comum a redução da pressão de enchimento capilar(PEC).
b) Consequência:falta de oxigenação dos tecidos causa danos a vários órgãos, principalmente ao cérebro, rins, coração e sistema gastrointestinal. Pacientes que se recuperam de choques circulatórios ficam com disfunções ou danos irreversíveis nesses órgãos, necessitando de hemodiálise e ventilação mecânica
c) Tipos:choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.
d) Diferencie os tipos de choques caracterizando as suas causas.Ele pode ser classificado quanto à causa da vasoplegia, sendo os mais importantes: choque séptico (por reação inflamatória sistêmica), choque anafilático (por liberação exacerbada de histamina) e choque neurogênico (pela perda do controle nervoso simpático)
6°QUESTAO:quanto aos traumas músculo esquelético, 
6-b) luxação 
Separação de dois ossos no ponto de articulação
Produz uma área de instabilidade 
Lesão muito doloroso 
Difícil de distingui-la de fratura fechada 
6-c) entorse tratamento 
Repouso
Elevar membro para controle do edema
Primeiras 24-18h: aplicar frio, por 20 a 30 minutos, produz vasoconstrição diminuí sangramento, edema e desconforto 
Após 48h: aplicar 15 a 30 min 4x ao dia= avaliar espasmos musculares, vasodilatação ajuda absorção e reparação 
 
7- F
 V

Continue navegando

Outros materiais