Buscar

Para isso, como futuro gestor ambiental, construa uma breve apresentação de slides (no máximo cinco slides) apresentando-se e explicando de maneira clara e concisa o El Niño e a La Niña, e como estes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - GAMB - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
Querido estudante, você provavelmente ouviu ou leu alguma notícia sobre o El Niño, aquele fenômeno climático que afeta a temperatura de tempos em tempos, certo? Sobre o El Niño e também sua “irmã” La Niña, leia o texto a seguir retirado de um artigo sobre o tema e sua influência no estado do Rio Grande do Sul. “O El Niño (Oscilação Sul - ENOS) é um fenômeno de grande escala, cuja região de origem está situada no Oceano Pacífico equatorial. O fenômeno é constituído por dois componentes: um de natureza oceânica (El Niño), associado a mudanças na temperatura das águas oceânicas e outro de natureza atmosférica (Oscilação Sul), relacionado à correlação inversa existente entre a pressão atmosférica nos extremos leste e oeste do oceano Pacífico.
O fenômeno ocorre em escala global e consiste no aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico, na região do Peru (próximo à linha do Equador). Em situação normal, os ventos alísios sopram sobre o Oceano Pacífico equatorial, empurrando as águas mais quentes da superfície em direção à Austrália e à Indonésia. Desse modo, na costa do Peru, as águas frias da corrente de Humboldt vêm à superfície, fenômeno esse conhecido como ressurgência. Sem os ventos fortes, todo o oceano Pacífico equatorial começa a aquecer. Com a evaporação da água, formam-se nuvens que originam intensas chuvas no Pacífico equatorial ocidental. Essa mudança no local de formação de chuva acarreta modificações no padrão de circulação do ar e da umidade na atmosfera, alterando o clima no mundo. O El Niño ocorre com uma frequência de dois a sete anos e tem duração, em média, de 12 a 18 meses. Em ocorrência do fenômeno El Niño, a temperatura da superfície do mar chega a ficar até 4,5 °C acima da média da série histórica.
Devido aos ventos alísios que sopram de Leste para Oeste na Linha do Equador, há resfriamento das águas oceânicas da região equatorial, sendo que se concentram as águas quentes a oeste do oceano pacífico e as águas frias do fundo do oceano sobem para a superfície, desregulando as precipitações em vários locais do planeta. No Brasil, o La Niña faz a temperatura cair, pois não há barreira de ar quente que bloqueie a passagem das massas de ar frio vindas da Antártida. A La Niña por ter características opostas ao El Niño, como o resfriamento das águas do oceano pacífico equatorial, provoca mudanças na interação entre oceano e atmosfera, resultando em extremos climáticos ao redor da Terra. Assim como o El Niño, o La Niña ocorre em intervalos de 2 a 7 anos, com duração de 9 a 12 meses. A última ocorrência do fenômeno foi em 2020-2021”.
Fonte: https://www.researchgate.net/publication/368806476. Acesso em: 9 fev. 2024.
Diante deste importante contexto, vamos para as solicitações da atividade MAPA!
Imagine-se como um gestor ambiental atuante no mercado de trabalho, que foi convidado a palestrar sobre a temática em uma empresa voltada para atividades agrícolas.
Reflita e estude: como você explicaria o que é o El Niño e a La Niña para os trabalhadores desta empresa? Este é o exercício que você deve realizar em sua atividade MAPA!
Para isso, como futuro gestor ambiental, construa uma breve apresentação de slides (no máximo cinco slides) apresentando-se e explicando de maneira clara e concisa o El Niño e a La Niña, e como estes fenômenos climáticos afetam as plantações em geral. Em sua apresentação nos slides, você deve usar texto e imagens para ilustrar os dois fenômenos. O texto fornecido no enunciado desta atividade é apenas uma introdução sobre o assunto, portanto use a sua capacidade de pesquisador para buscar mais informações em outros sites e artigos de fontes seguras, para elaborar sua apresentação. Essa proposta de palestra é inteiramente fictícia, entretanto imagine que em um futuro próximo, em sua atuação profissional como Gestor Ambiental, ela possa até se tornar real! Aproveite a oportunidade e dedique-se ao máximo!
DICA DE SUCESSO:
- Realize os estudos sobre o tema e acesse o link com um vídeo de orientações sobre a realização da atividade Mapa, que está na ferramenta de Material da Disciplina (dentro da página da disciplina, lateral direita da tela, abaixo do calendário), e assista com atenção para compreender esse processo de criação e desenvolvimento de sua resposta.
- A resposta desta atividade deverá ser realizada em um modelo de arquivo padrão do que já está em modelo PowerPoint, o qual também está disponível no ícone de Material da Disciplina. Abra essa ferramenta, baixe o arquivo de Formulário padrão para responder ao Mapa de Educação Ambiental, salve em seu computador para responder diretamente nele.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto, lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fonte; portanto, se utilizar fontes de pesquisa, não deixe de referenciar conforme as normas da ABNT, mesmo que sua fonte de pesquisa seja o livro da disciplina.
-O Formulário padrão para responder ao MAPA de EDUCAÇÃO AMBIENTAL deve ser entregue devidamente preenchido contendo a sua resposta de forma completa no arquivo, ou seja, sua apresentação de slides explicando os fenômenos El Niño e La Niña para uma suposta empresa voltada para atividades agrícolas​.
​ATENÇÃO:
- Esta atividade deve ser realizada individualmente.
- A forma de entrega é em ANEXO diretamente na ferramenta da atividade MAPA.
- É permitido anexar apenas um (1) arquivo.
- Baixe o referido arquivo que está no ícone de Material da Disciplina, responda neste mesmo arquivo e salve-o em seu computador, colocando o nome da disciplina e a data para não errar o arquivo no momento de anexar. O arquivo facilita a organização da resposta, não deixe de utilizá-lo.
- A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados, onde não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em FINALIZAR, nem mesmo o envio por outras ferramentas. Portanto, faça a devida conferência de seu arquivo anexado antes de clicar na ferramenta para finalizar a atividade Mapa.
- Seu arquivo contendo a resposta deverá ser anexado diretamente no campo do MAPA, em seu studeo, dentro do prazo estabelecido. Consulte o prazo de participação no cabeçalho desta atividade e no calendário da disciplina.
- Todas as fontes de pesquisa utilizadas para a elaboração de sua resposta devem ser devidamente referenciadas. Caso utilize fontes de pesquisa, não deixe de referenciá-las ao final de sua resposta seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Consulte a ferramenta de Sala do Café da disciplina para obter mais informações sobre estas Normas de citação e referência.
***Após anexar seu arquivo, clique em responder e certifique-se de ter escolhido realmente o arquivo correto, abrindo sua atividade antes de clicar em finalizar.
***Após clicar em finalizar, o arquivo anexado não poderá ser alterado ou substituído, nem mesmo aceito por outro tipo de ferramenta.​6
Bom trabalho!
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando