Buscar

1- Com suas próprias palavras e explicando como esses conceitos surgiram na história, defina o que é a) metrópole; b) região metropolitana; c) metropolização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA - GPUB - PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO URBANO - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
(15) 99143-3322
QUESTÃO 1
 
REGIÕES METROPOLITANAS: A EVOLUÇÃO DA GESTÃO COMPARTILHADA Você já ouviu falar em Região Metropolitana? Sabe do que se trata e de como são formadas essas regiões? Já parou para pensar sobre a importância em gerenciar as cidades que compõem as áreas próximas a uma metrópole? Atualmente a gestão pública se depara com a evolução permanente das regiões metropolitanas, onde a reflexão integrativa dessa população se faz necessária em um processo de gestão compartilhada! Assim, averiguando a importância do tema, vamos conhecer melhor o desenvolvimento urbano, englobando uma das mais importantes políticas públicas, integrativas e sua evolução perante as tentativas de implementar estruturas de planejamento regional que possam atender à população com dignidade e qualidade na prestação dos serviços públicos metropolitanos.
Desse modo, é importante ressaltar que o conhecimento ao planejamento e desenvolvimento urbano metropolitano é fundamental para profissionais que atuam ou que desejam atuar na gestão pública, pois esses são um dos maiores desafios aos gestores, que buscam se aprofundar e obter a formação acadêmica necessária para atuar na área pública e atendimento aos cidadãos e a si mesmo!
Os profissionais que desejam ser aprovados em concursos públicos, bem como após sua nomeação, visam garantir um futuro profissional com informações relevantes para diagnosticar questões que impactam no dia a dia de cada cidadão, tais como: enchentes, deslizamentos, contaminação hídrica, doenças provocadas por vetores, dentre tantos outros problemas urbanos, que necessitam de melhor intervenção de planejamento urbano para desenvolvimento local.
Você já estudou e compreendeu a importância da região metropolitana? Já fez uma análise das possibilidades para melhoria de infraestrutura para as cidades que compõem as regiões metropolitanas? Já refletiu sobre o sistema de transporte público, coleta e destinação de resíduos, do tratamento para saúde da população regional? Como deve ocorrer a implementação de uma Região Metropolitana (RM)?
Certamente, neste momento, você já está refletindo sobre o processo de atendimento à saúde, educação, transporte, dentre outros, que fundamentam a vida dessa população que reside em localidades próximas e geralmente trabalham em grandes centros urbanos, retornando aos seus lares somente ao fim do dia!
Desse modo, você já inicia sua experiência de pensamento para planejamento e gestão de uma cidade, e como isso reflete junto ao gestor público e ao contribuinte que paga pelo serviço público e que necessita de qualidade e eficiência para seu deslocamento. Também precisa obter atendimento digno em tratamentos de saúde, além de buscar educação de qualidade dentro das cidades que fazem parte da região metropolitana, que muitas vezes sequer possuem infraestrutura básica de saneamento.
Fonte: CHIRNEV, L. Planejamento e desenvolvimento urbano. Maringá: UniCesumar, 2020.
 
O que é região metropolitana?
 
Regiões metropolitanas são áreas de amplo dinamismo espacial formadas pelo crescimento do tecido urbano das cidades e metrópoles, gerando uma áreacontígua interdependente.
 
"Região metropolitana é um recorte espacial formado pela metrópole e pelos municípios integrados a ela. As regiões metropolitanas são constituídas a partir do crescimento do tecido urbano das cidades, formando uma extensa área urbanizada unificada que é interligada pelas redes de infraestrutura e pelas dinâmicas espaciais próprias marcadas pelos intensos fluxos de pessoas, capitais, informações e mercadorias. Essas regiões são caracterizadas, ainda, pelo elevado contingente populacional e por concentrar importantes serviços essenciais para a população, grandes empresas, indústrias, ofertas de trabalho, estabelecimentos culturais e financeiros etc. No Brasil, a criação das regiões metropolitanas é de responsabilidade dos estados. Essas áreas são classificadas pela legislação brasileira como unidades formadas por um conjunto de municípios e destinadas ao planejamento urbano e territorial, além de serem funcionais para a execução e o desenvolvimento de políticas públicas de interesse comum a todas as cidades integrantes. Atualmente, existem 82 regiões metropolitanas no território brasileiro.
[...]
 
Resumo sobre região metropolitana: Região metropolitana é um recorte espacial formado por uma metrópole (município-sede) e os municípios vizinhos integrados a ela. As regiões metropolitanas são descritas pelo Estatuto da Metrópole como unidades formadas com a finalidade de planejamento urbano e territorial, além da execução de políticas de interesse em comum.
As regiões metropolitanas são constituídas a partir dos processos de metropolização e conurbação.
No Brasil, a criação das regiões metropolitanas é de responsabilidade dos estados.
As primeiras regiões metropolitanas brasileiras foram instituídas na década de 1970. Atualmente, existem 82 regiões metropolitanas no país.
As regiões metropolitanas têm apresentado crescimento em todo o mundo, especialmente no Sul e Sudeste do continente asiático.
Tóquio, Jacarta e Déli estão entre as maiores regiões metropolitanas do mundo.
As maiores regiões metropolitanas do Brasil são: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte".
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-regiao-metropolitana.htm. Acesso em: 24 fev. 2024.
 
ATIVIDADE:
Nesta atividade MAPA, você utilizará o que aprendeu na disciplina de Planejamento e Desenvolvimento Urbano para responder às questões a seguir sobre as Regiões Metropolitanas (RMMs):
1- Com suas próprias palavras e explicando como esses conceitos surgiram na história, defina o que é: a) metrópole; b) região metropolitana; c) metropolização.
(Você pode consultar o Livro Didático, Unidade 5, para revisar esses conceitos). Sua resposta deve ter entre 2 e 4 linhas.
 
2-  Explique o contexto histórico de formalização na legislação brasileira sobre planejamento e desenvolvimento regional das primeiras Regiões Metropolitanas. 
(Você também pode consultar o Livro Didático, Unidade 5, para ver mais detalhes sobre esse processo). Sua resposta deve ter entre 5 e 8 linhas.
3- Construa um breve texto sobre a história e a localização da Região Metropolitana de Maringá (RMM). Anexe também uma imagem dessa região, mostrando as cidades que fazem parte dela, e diga de qual lugar você tirou a imagem.
(Você pode encontrar mais informações sobre essa RMM no Livro Didático, Unidade 5, e a imagem pode ser de qualquer site, desde que você cite a fonte). Seu texto deve ter entre 7 e 15 linhas.
 
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Assista ao vídeo explicativo gravado pela Professora da disciplina, com orientações para a realização da atividade MAPA.
​- Utilize o Formulário do MAPA disponível no campo “Material da Disciplina”.
- Não se esqueça de apresentar referências das fontes de pesquisa (caso utilize).
- Salve o arquivo em formato Word antes de postar no ambiente.
- Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema e você não conseguirá substituir o arquivo.12
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando

Outros materiais