Buscar

1 avaliação - Anatomia e fisiologia básico

Prévia do material em texto

1/5 - William Harvey e Claude Bernard foram dois grandes pesquisadores na área da Fisiologia. Assinale a alternativa que melhor define a contribuição desses dois cientistas.
A) Com seus experimentos, William Harvey determinou que o sangue seria produzido no fígado. Já Claude Bernard observou que o coração funciona como uma bomba.
B) William Harvey fez importantes observações sobre o sistema cardiovascular, contrapondo alguns achados de Claudio Galeno; enquanto Claude Bernard propôs a definição de meio interno.
C) Através de seus experimentos, Harvey pode confirmar as observações feitas por Claudio Galeno. Já Claude Bernard afirmou que a Fisiologia não poderia ser uma ciência independente.
D) William Harvey acreditava que o sangue atravessava do ventrículo direito para o esquerdo; enquanto Claude Bernard definiu a importância do líquido intracelular.
E) William Harvey dedicou-se ao estudo dos líquidos corporais. Já Claude Bernard fez várias descobertas estudando o sistema cardiovascular de animais e pacientes.
Resposta correta: B
2/5 - Em uma junção neuromuscular, a liberação de um neurotransmissor específico na fenda sináptica acaba por promover a abertura de canais de Na+ na fibra muscular esquelética. De qual neurotransmissor estamos falando?
A) Adrenalina.
B) Noradrenalina.
C) Acetilcolina.
D) Dopamina.
E) Gaba.
Resposta correta: C
3/5 - Quando uma célula de um tecido qualquer está com o metabolismo muito acelerado, ela acaba secretando substâncias no interstício que irão dilatar os vasos sanguíneos locais. Como consequência, há o aumento do aporte sanguíneo local, fazendo com que mais nutrientes e oxigênio ali cheguem e, também, que o excesso dos restos metabólicos deixe mais rapidamente a região. Neste exemplo, do que exatamente estamos falando?
A) Controle por retroalimentação positiva.
B) Incapacidade de realizar a homeostase.
C) Controle não homeostático.
D) Resposta homeostática local.
E) Resposta homeostática via reflexo.
Resposta correta: D
4/5 - É um exemplo de feedback positivo:
A) Beber água quando se tem sede.
B) Fechar os olhos quando um objeto se aproxima.
C) As contrações no trabalho de parto.
D) Tirar a mão de uma chapa quente.
E) Tremer para produzir calor.
Resposta correta: C
5/5 - O transporte passivo através da membrana plasmática pode ocorrer por difusão simples, difusão facilitada ou por osmose. Assinale a alternativa que melhor descreve a osmose:
A) É a passagem das moléculas de água do lado da membrana onde há mais solutos para o lado onde há menos solutos.
B) É o transporte das moléculas de água através da membrana, mediado por canais iônicos.
C) É o transporte das moléculas de água através da membrana mediado por aquaporinas.
D) É o transporte de solutos através da membrana que ocorre com gasto energético.
E) É o transporte de solutos através da membrana, mediado por proteínas carreadoras.
Resposta correta: C

Continue navegando