Buscar

ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA A3

Prévia do material em texto

O etnocentrismo, conforme descrito no texto de Gabriel Herculano - Etnocentrismo e suas consequências, é o ato de colocar uma cultura, nacionalidade, raça ou religião no centro de tudo, de forma que seja considerada a única e melhor em relação às outras. Isso acontece tanto individualmente como em grupo, trazendo consequências como o racismo e a discriminação. De acordo com Herculano (2019), o etnocentrismo extremo pode levar a massacres, como foi o caso das perseguições e genocídio promovidos por Hitler contra os judeus. 
O etnocentrismo impede que um indivíduo ou grupo tenha conhecimento e aprenda com e sobre outras culturas. É uma característica presente tanto no cotidiano quanto historicamente. As pessoas fazerem suposições sobre o comportamento ou crenças de alguém apenas pela sua formação cultural. 
Um exemplo histórico é a imposição da cultura e dos valores europeus aos colonizados pelos europeus; eles acreditavam que o seu modo de vida era superior e impuseram suas crenças, linguagem, religião e normas sociais aos povos indígenas.
No cotidiano, um exemplo comum são os comentários depreciativos em relação a outras culturas, por pessoas que expressam desdém pelas práticas tradicionais, sotaques, roupas ou rituais de outras culturas; atitudes vistas tanto em interações pessoais quanto pelas redes sociais.
As consequências do etnocentrismo mostram como oss indivíduos e sociedades precisam reconhecer e valorizar a diversidade de culturas, nacionalidades, raças e religiões que existem no mundo. Pois, respeitando e conhecendo as diferenças dos outros, podemos quebrar as barreiras que levam ao isolamento e à violência.
Referência:
HERCULANO, Gabriel. Etnocentrismo e suas consequências. SCRIBD, 2019. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/127699335/Etnocentrismo-e-suas-consequencias>. Acesso em: 23 de nov. de 2023 (adaptado)

Continue navegando