Buscar

AP3 Carolina Correa Pinto Coelho docx

Prévia do material em texto

7
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
CAROLINA CORRÊA PINTO COELHO
2038052
e-Social
Duque de Caxias – RJ
2023
SUMÁRIO
Introdução ................................................................................................................. 3
Desenvolvimento ...................................................................................................... 4
Conclusão .................................................................................................................. 7
Referências Bibliográficas ....................................................................................... 8
Introdução
O governo brasileiro vem tentando acompanhar os avanços e mudanças tecnológicos, sociais, políticas e econômicas geradas pela globalização, e com isso percebeu-se a necessidade de adequar o sistema fiscal tributário a está nova realidade. Segundo Cavalcante (2013), a solução encontrada foi a informatização do sistema tributário, desenvolvendo e implantando um sistema de informação integrado. Que tem como objetivo unificar, padronizar e melhorar a qualidade das informações contábeis e fiscais das organizações, a fim de aumentar a arrecadação de impostos e com maior eficiência da fiscalização e, inibir ações criminosas contra o fisco nacional.
Assim, o eSocial foi implantado no ano de dois mil e quatorze e é um sistema de escrituração digital da folha de pagamento que vai passar informações trabalhistas para um cadastro único. Esse cadastro será compartilhado por várias entidades do governo, como a Receita Federal, Ministério do Trabalho, Previdência Social e Justiça do Trabalho. Ou seja, o eSocial é um projeto do governo federal que busca digitalizar e unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das organizações (CARNEIRO, 2023). 
De acordo com Bastos (2019), o eSocial é obrigatório para todas as pessoas jurídicas, e até mesmo para os microempreendedores individuais e pessoas físicas que possuam empregados domésticos. Assim, a sua realização garante os direitos previdenciários e trabalhistas, simplifica o cumprimento de obrigações legais, elimina a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas e, aprimora a qualidade das inofrmações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.
Desenvolvimento
O principal objetivo do eSocial é desburocratizar e unificar o envio de informações, a respeito de seus colaboradores, e assim, facilitando o recolhimento de impostos e contribuições referentes a previdência, folha de pagamento, comunicações de acidentes de trabalho, aviso prévio entre outras. Segundo Carneiro (2023), esse sistema ainda modernizou diversos processos burocráticos, dando mais agilidade ao sistema público, que passou a solucionar muitas questões trabalhistas de maneira digital.
O eSocial é parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e foi criado em dezembro de dois mil e quatorze, mas só vigorou em dois mil e quinze. Para Torres (2022), a implantação do eSociel se realizou em duas etapas, na primeira etapa englobou a obrigatoriedade da utilização do eSocial para os empregadores e contribuintes com faturamento superior à setenta e oito milhões de reias. Já a segunda etapa, engloba a obrigatóriedade da plataforma desde julho de dois mil e dozoito, para todos os empregadores e contribuintes, independetemente do valor de faturamento anual da empresa.
Teodoro (2022), afirma que o eSocial tras vário benefícios para as organizações como registros de empregados, folha de pagamento, dados para recolhimento de FGTS e preevidência social, cadastro geral de empregados e desempregados, declaração do imposto de renda retido na fonte, comunicação de acidente de trabalho, laudos para fins de aposentadoria, integração SST e demais áreas da empresa, prome uma cultura de comunicação, diminui o retrabalho, simplifica e unifica informações legais, entre outros benefícios. 
Ou seja, as empresas precisarão integrar uma série de dados, e é importante adotar soluções tecnológicas capazes de facilitar o manuseio correto que envolvem vários departamentos como o de recursos humanos, finanças, tecnologia da informação e jurídico. Já para os empregados o eSocial terá impacto direto em suas vidas, por ser através desse sistema, que as organizações deverão transmitir várias informações sobre os profissionais contratados. Assim, esses dados serão integrados a outros relatórios sobre prestadores de serviço, autônomos e estagiários (BASTOS, 2019).
Desta maneira, é necessário que os colaboradores mantenham seus dados pessoais atualizados para evitar futuros problemas e atrasos no saque da multa do FGTS ou até mesmo o recebimento do seguro desemprego. Para Furtado (2022), o eSocial, também controla as questões que envolvem a saúde e a segurança dos colaboradores, através de monitoramento de casos de afastamentos médicos e doenças do trabalho. 
Assim, é comum casos de funcionarios que sofreram algum acidente de trabalho e precisaram recorrer aos auxílios que possuem por direito, porém acabaram não conseguindo por ficarem enrolados em burocracia, por falta de documentos ou informações. Nesse caso o eSocial é de suma importância, pois através dele estará todas as informações previdenciárias e trabalhistas referentes aos trabalhadores. Deste modo, essas informações estarão em um único lugar, facilitando assim o acesso desses dados.
De acordo com o Sebrae (2022), antes do eSocial existir, todas as informações eram enviadas para o governo por meio de diferentes formulários ou sistemas específicos, fornecidos pelas entidades responsáveis, como a Secretaria da Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social e Ministério do Trabalho e Emprego. No ano de sua criação, ele trouxe uma revolução nos departamentos pessoais das organizações. Já nos anos de dois mil e vinte, o Governo Federal apresentou uma nova versão, o eSocial Simplificado, que veio com várias mudanças.
As autoras Perini e Verona (2023), afirmam que o eSocial Simplificado visa facilitar as etapas para o envio das informações. Portanto, ele deixa o sistema mais fácil de manuseio e foi desenvolvido para a integração com outros sistemas. Algumas das diretrizes essenciais que diferenciam na evolução do eSocial como no foco na desburocratização, não solicitação de dados já conhecidos, eliminação de pontos de complexidade, modernização e simplificação do sistema, integridade e continuidade da informação e, respeito pelo investimento por organizações e profissionais.
As principais mudanças na nova versão do eSocial são redução do número de eventos e do número de campos do leiaute, flexibilidade das regras de impedimentos para o recebimento de informações, facilitação na prestaçãode informações destinadas ao cumprimento de obrigações fiscais, previdenciárias e depósitos de FGTS, utilização de CPF como identificação única do trabalhador, diminuição de campos no cadastro e simplificação na forma de declaração de remunerações e pagamentos. Para Olivan (2023), desde janeiro de 2023, o envio das informações de Saúde e Segurança no Trabalho no eSocial passou de facultativo para obrigatório. Assim, exigindo uma maior atenção das organizações, com o novo compromisso no calendário.  Uma outra mudança é do envio dos eventos de SST no eSocial em 2023devem ocorrer exclusivamente por meio digital, e quem não fizer pode receber multa.  
Com toda essas alterações que ocorreram no eSocial até hoje acarretaram em inumeras vantagens e desvantagens para os profissionais. De acordo com Rezende (2021), as vantagens estão relacionadas com a não necessidade das empresas de encaminhar as mesmas informações para diferentes plataformas do governo, maior eficiência nos processos, maior simplicidade para que as equipes possam encaminhar as informações e corrigi-las quando necessário, mais segurança em relação ao armazenamento de dados dos profissionais e substituição de processos manuais por processos automatizados.
Carneiro (2023), citaas desvantagens como a complexidade da adequação ás novas regras. Assim, à um alto nível de exigências de uma nova forma de estruturação e execução dos processos, dado a sua dimensão e complexidade, que demanda esforços na digitalização e padronização das informações. Desta forma as organizações e profissionais que não se adequarem estarão altamente expostas aos riscos do não cumprimento das obrigações.
Conclusão
Posso concluir que o eSocial é uma ferramenta que o governo federal implantou visando resolver o problema do atraso na entrega das obrigações e informações trabalhistas e previdenciárias dos funcionários. Portanto, ele é uma folha de pagamento digital vinculada ao software, que as organizações já usam para executar a atividade atualmente. Assim, possibilitando mudanças positivas nas organizações, oferecendo um processo moderno e menos burocrático que consegue acompanhar a evolução do mercado.
Com o eSocial a rotina das organizações, governo e dos trabalhadores, foram facilitadas pela adoção de tecnologia, garantindo assim, mais comodidade no cumprimento das obrigações fiscais e trabalhistas. Desta maneira, o eSocial é de suma importância tanto para o empregado quanto para o empregador e até mesmo para o governo.
Referências Bibliográficas 
BASTOS, J. O que é eSocial e como utilizar? São Paulo, 2019. Disponível em: https://tangerino.com.br/blog/o-que-e-esocial/#:~:text=O%20eSocial%20%C3%A9%20obrigat%C3%B3rio%3F,f%C3%ADsicas%20que%20possuam%20empregados%20dom%C3%A9sticos. Acesso em: 13 ot. 2023;
CARNEIRO, M. eSocial: o que é, como funciona e como cadastrar? São Paulo, 2023. disponível em: https://www.gupy.io/blog/esocial#:~:text=O%20eSocial%20%C3%A9%20um%20projeto,criado%20em%20dezembro%20de%202014. Acesso em: 13 out. 2023; 
CAVALCANTE, A. S. O eSocial e as mudanças nas relações trabalhistas no Brasil. fortaleza, 2013. Disponível em: https://ww2.faculdadescearenses.edu.br/biblioteca/TCC/CCO/O%20eSOCIAL%20AS%20MUDANCAS%20NAS%20RELACOES%20TRABALHISTAS%20NO%20BRASIL.pdf. Acesso em: 13 out. 2023;
FURTADO, M. Você sabe o que é eSocial? Saiba tudo nesse guia completo! São Paulo, 2022. Disponível em: https://blog.convenia.com.br/esocial/. Acesso em: 13 out. 2023;
LERIJA, A. C. Os impactos da implantação do eSocial nos escritórios de contabilidade de Guarapari – ES. Guarapari, 2018. Disponível em: https://dspace.doctum.edu.br/bitstream/123456789/2772/1/TCC%20-%20ANDR%C3%89IA%20DA%20CRUZ%20FREIRE%20LERIJA.pdf. Acesso em: 13 out.2023;
OLIVAN, F. eSocial 2023: versão antiga só será válida até março. Brasília, 2023. Disponível em: https://fenacon.org.br/noticias/esocial-2023-versao-antiga-so-sera-valida-ate-marco/. Acesso em: 14 out. 2023;
PERINI, M; VERONA, M. P. eSocial: manual mpara o RH. Pelotas, 2023. Disponível em: https://www.metadados.com.br/blog/esocial. Acesso em: 14 out. 2023;
	
REZENDE, C. Novo eSocial simplificado: saiba tudo sobre as mudanças. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://www.groupsoftware.com.br/blog/esocial-simplificado/#:~:text=Portanto%2C%20as%20principais%20mudan%C3%A7as%20em,dados%20(ex.%3A%20FAP)%3B. Acesso em: 14 out. 2023;
SEBRAE. Sua empresa já está preparada para o envio dos eventos de saúde e segurança do trabalho (SST) ao eSocial? Brasil, 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/es/conteudo_uf/esocial,89e8604d0872f710VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 13 out. 2023;
TEODORO. Quais são os benefícios do eSocial na empresa? Maringá, 2022. Disponível em: https://onsafety.com.br/conheca-os-beneficios-do-esocial-na-empresa/. Acesso em: 13 out. 2023;
TOKAMLA, M. Primeira fase da implementação do eSocial para empresa começa hoje. Brasília, 2018. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2018-01/primeira-fase-de-implantacao-do-esocial-comeca-hoje. Acesso em: 13 out. 2023;
TORRES, V. eSocial:o que é, vantagens, quando usar e outras informações. Curitiba, 2022. Disponível em: https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/esocial-o-que-e-quando-usar-vantagens-e-informacoes/. Acesso em: 13 out. 2023.

Continue navegando