Buscar

Massagens energeticas e relaxantes 88 (1)

Prévia do material em texto

Cassia de Paula Ferreira dos Santos, RA: 2163151; Daniela de Almeida Miguel, RA: 2482471; Isabely Ayanne Sabino da Silva, RA: 3941765; Josiane Correia dos Santos, RA: 5805300; Jussara Cardoso Machado, RA: 3967223; Leticia Gomes de Jesus, RA: 3928393; Maria do Carmo dos Santos, RA: 3967194; Mariane Cunha de Oliveira, RA: 2665651; Sandra Regina Passos de Oliveira, RA: 3655780; Sheyla Barbosa Cavalcante Leite, RA: 2645585; William Moraes Fernandes, RA: 5935401
MASSAGENS ENERGÉTICAS E RELAXANTES
Trabalho apresentado para a disciplina de Práticas Integrativas e Complementares, sob a orientação da Prof. Dra. Maria Carla Vieira Pinho. 
São Paulo
Maio, 2023
MASSAGENS ENERGÉTICAS E RELAXANTES
1. Descrição da técnica
Desde os tempos mais antigos a massagem é utilizada pelos seres humanos na busca pelo bem-estar físico daqueles que a utilizam, através do auxílio no controle das dores corporais. Na antiguidade, era utilizada para prevenir infecções pelas civilizações egípcias, hindus, gregas, romanas, chinesas e japonesas. Das diversas técnicas existentes, que atuam de diferentes formas para proporcionar os benefícios desejados, muitas são usadas ainda hoje e outras evoluíram para atender às necessidades da vida moderna e de melhoria da qualidade de vida das pessoas (Andrade et al., 2020).
A origem da palavra “massagem” vem do grego masso e significa “amassar”. Hipócrates (480 77 a.C.), utilizou o termo anatripsis, que quer dizer “friccionar pressionando o tecido”, e este foi traduzido, logo depois, para a palavra latina frictio, que representa "fricção" ou "esfregação" (Andrade et al., 2020; Sousa et al., 2020).
Na classificação de terapias complementares proposta pelo National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM), a massagem pertence à subcategoria das terapias mente-corpo (Kurebayashi et al., 2016). As massagens podem ser subdivididas em diversos tipos, como a desportiva, utilizada por fisioterapeutas com a finalidade de recuperação de lesões musculares; a relaxante, que promove o relaxamento físico e mental dos pacientes, visando o alívio do estresse provocado pelo dia a dia; a estética, que busca dar alívio para as dores e expressões faciais, ajudando, inclusive, no rejuvenescimento, sendo utilizada também para o tratamento da celulite, das estrias e da gordura localizada, à medida em que auxilia no combate à retenção de líquidos; a terapêutica, usada para proporcionar alívio das dores musculares e ligamentos, além de auxiliar a cura de certas doenças; dentre outras (Andrade et al., 2020) 
Em geral, os terapeutas realizam movimentos de deslizamento, pressão, percussão e fricção aplicados a musculatura superficial e outros tecidos moles do corpo (Bertoja, V. G., Tokars, E., 2017). A massagem clássica é realizada através de movimentos rápidos, repetitivos constantes sobre os tecidos, de oscilação para trás e para frente dos quadris, joelhos e tornozelos. Esta movimentação oscilatória também usa o peso do corpo para regular a quantidade de pressão efetuada. As técnicas de massagem são: deslizamento ou effleurage, que pode ser profundo ou superficial, massagem de drenagem linfática, procedimento de compressão, fricção, percussão, vibração e agitação, e trabalho corporal (Sousa et al., 2020). 
Vale ressaltar que as massagens energéticas e relaxantes devem ser trabalhadas em conjunto com a medicina tradicional, para que possamos proporcionar melhores resultados nos tratamentos dos pacientes. 
Tipos de massagem energéticas e relaxante: 
- Anmá: técnica de amassamento (realização de três movimentos circulares durante a pressão) e pressão (compressão do ponto por aproximadamente um segundo) sobre as costas, pescoço, passando pela região torácica, lombar, glúteo e coxas até os pés, com duração de cerca de 20 minutos, utilizando-se especialmente as linhas do meridiano da bexiga e intestino delgado (Kurebayashi et al., 2016).
- Shiatsu: técnica que equilibra mente e corpo, por meio da fricção com a ponta dos dedos ou a planta das mãos, em determinada região do corpo, promovendo a estimulação do sistema nervoso e liberação de endorfinas, proporcionando bem-estar e relaxamento, devido à redução das ondas cerebrais. Além disso, atua na melhoria na circulação sanguínea e linfática, melhorando o metabolismo, aliviando tensões e proporcionando bem-estar físico e mental (Andrade et al., 2020).
- Tui-Ná: técnica caracterizada por movimentos médios a vigorosos, aplicados por dedos, mãos, punhos, antebraço e joelhos, com o objetivo de estimular o equilíbrio do fluxo de energia do organismo, sendo eficaz no tratamento da dor (Andrade et al., 2020).
- Ban-Fá: técnica chinesa que manipula a coluna vertebral, músculos e
articulações para promover um efeito regulador do organismo e, assim, proporcionar
o alívio de dores e melhoria das funções motoras, melhorando a qualidade do
funcionamento corporal e a qualidade de vida (Andrade et al., 2020). 
- An-Mo: técnica chinesa que considera os meridianos e pontos de acupuntura do corpo (parte da Medicina Tradicional Chinesa), aplicada diretamente em áreas reflexas, para tonificar e estimular o corpo e a mente, cujo objetivo é circular e reequilibrar as energias (Andrade et al., 2020).
- Ayurvédica: técnica muito utilizada por médicos e terapeutas, conhecida como a mais antiga técnica de massagem natural, tendo sido criada há mais de cinco mil anos. É amplamente utilizada na Índia, sendo aplicada a pacientes de todas as idades, inclusive bebês (Andrade et al., 2020).
- Shantala: técnica também indicada para massagem infantil em bebês a partir da terceira semana após o nascimento, e que tem por função aliviar as cólicas e aumentar o vínculo com os pais. Ajuda o neonato a se adaptar e superar as dificuldades pós-natais (Andrade et al., 2020).
- Do-In: técnica também pertencente à Medicina Tradicional Chinesa, que atua por meio de estímulos à circulação da energia vital, sendo capaz de amenizar dores e proporcionar o bem-estar, utilizando a pressão dos dedos das mãos, em pontos específicos do corpo humano, com objetivo de trazer alívio, prevenir, identificar e tratar enfermidades dolorosas, de diversas origens físicas e problemas psicológicos relacionados ao estresse. É própria para a autoaplicação, mas pode também ser aplicada por outra pessoa (Andrade et al., 2020).
- Thai Massage: terapia curativa Tailandesa cujo objetivo é reestabelecer o equilíbrio corporal e é realizada com os pés, joelhos, polegares, palmas e cotovelos. Utiliza manobras corporais que envolvem torções, compressões e alongamentos profundos, no intuito de liberar pontos da energia vital e que estejam com o trânsito bloqueado, e promover o aumento da flexibilidade dos músculos e articulações (Andrade et al., 2020).
- Lomi Lomi: técnica massoterápica relaxante, de origem havaiana, que trabalha o corpo do paciente sem usar os dedos, utilizando pontos de pressão. É também denominada circulatória, uma vez que tem por função mover os fluidos corporais, a fim de deixar a energia circular e aliviar a tensão, trabalhando o alongamento e as extremidades articulares (Andrade et al., 2020).
- Massagem sueca: considerada a base para as demais técnicas de massagens ocidentais, consiste na utilização de movimentos suaves e deslizantes, promovendo alongamento e auxiliando na redução do estresse e da ansiedade no paciente (Andrade et al., 2020).
- Drenagem linfática: técnica de pressão suave a moderada com as mãos, para melhorar a atividade e as funções do sistema linfático e venoso do organismo humano, cujos movimentos se fundamentam suaves, em direção centrífuga e moderados, em direção centrípeta (Andrade et al., 2020).
- Quiropraxia (tratamento com as mãos): desenvolvida pela manipulação das vértebras, para alívio das dores na coluna, redução das enxaquecas e dores de cabeça, através da aplicação de movimentos precisos e específicos na região da dor, chamados de ajustes quiropráticos, que levam ao equilíbrio do sistema neuro-músculo-esquelético. Técnica reconhecida pela Organização Mundialde Saúde (OMS) e aplicada por profissional capacitado em quiropraxia, que utiliza as mãos para diagnosticar, tratar e prevenir problemas no sistema neuro-músculo-esquelético (Andrade et al., 2020).
- Massagem desportiva: técnica utilizada por atletas, amadores ou profissionais, para manutenção e reabilitação dos tecidos moles do corpo humano, como por exemplo músculos, ligamentos e tendões (Andrade et al., 2020).
- Quick Massage: massagem rápida, que alia técnicas de duas massagens orientais, o Shiatsu e o An-Mo, podendo ser realizada no trabalho, com o paciente sentado, tendo como função promover o relaxamento, além de diminuir condições de dor de ordem musculoesquelética (Andrade et al., 2020).
- Massagem miofascial: massagem caracterizado pelo toque terapêutico sobre músculos e nervos que auxilia na diminuição das dores corporais. É aplicada sobre o músculo tensionado, sendo realizada em tecidos moles, não em nervos e ossos (Andrade et al., 2020).
2. Indicação para uso da técnica
Este artigo ressalta a importância de uma avaliação médica antes de optar pela massagem como tratamento. Contudo, em geral, pode ser um coadjuvante em diversas patologias, incluindo dores musculares, espasmos, luxações, entre outras. Além disso, pode ajudar em casos de fadiga, obesidade, reumatismo e até mesmo em processos pré e pós-cirúrgicos estéticos. 
CPT. Massoterapia: Indicações e Contraindicações. Disponível em: https://www.cpt.com.br/artigos/massoterapia-indicacoes-e-contraindicacoes. Acesso em: 28 set. 2021.
Segundo a apostila de curso de massagem relaxante do Portal Idea (2015), a massagem relaxante é recomendada para aliviar tensões, dores musculares e promover o relaxamento físico e mental em pessoas que sofrem com estresse, ansiedade, insônia e tensão. Além disso, essa técnica pode auxiliar na melhora da qualidade do sono e da saúde emocional (p. 6).
PORTAL IDEA. Curso básico para massagem relaxante: apostila 02. 2015. Disponível em: <https://portalidea.com.br/cursos/bsico-para-massagem-relaxante-apostila02.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2021.
3. Benefícios da técnica
4. Contraindicações da técnica
Referências Bibliográficas
Kurebayashi LFS, Turrini RNT, Souza TPB, Takiguchi RS, Kuba G, Nagumo MT. Massagem e Reiki para redução de estresse e ansiedade: Ensaio Clínico Randomizado. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2016;24:e2834. Acesso em 24/04/2023; Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/77VF53WysdCSsPmDXpSmzdb/? format=pdf&lang=pt. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.1614.2834.
Seubert, Fabiano; Veronese; Liane. A massagem terapêutica auxiliando na prevenção e tratamento das doenças físicas e psicológicas. In: Encontro paranaense, congresso brasileiro, convenção brasil/latino-américa, XIII, VIII, II, 2008. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2008. CD-ROM. [ISBN – 978-85-87691-13-2]. Disponível em: www.centroreichiano.com.br. Acesso em: 24/04/2023.
Sousa, A. P. O., Oliveira, S. N., Faria, W. J. J. Massagem relaxante: os benefícios para o estresse. Repositório AEE EDU. 2020; Acesso em: 23/04/2023; Disponível em: http://repositorio.aee.edu.br/bitstream/aee/9537/1/MASSAGEM%20RELAXANTE%20OS%20BENEF%C3%8DCIOS%20PARA%20O%20ESTRESSE.pdf. 
Bertoja, Vanessa Gomes; Tokars, Eunice. Os benefícios da massagem relaxante. LibraryBus.com. 2017; Disponível em: https://www.librarybus.com/view? t=os+benef%C3%ADcios+da+massagem+relaxante+-+TCC+On-line+ +Tuiuti&u=http%3A%2F%2Ftcconline.utp.br%2Fmedia%2Ftcc%2F2017%2F05%2FOS-BENEFICIOS-DA-MASSAGEM-RELAXANTE.pdf. Acesso em: 22/04/2023.
Andrade, Maria Darc Gonçalves; Pereira, Maria Marcilene Vieira de Jesus; Silva, Patrícia Pegoraro Merêncio; Pereira, Renata Junqueira. Benefícios físicos e mentais da massagem terapêutica. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer. 2020; - Goiânia, v.17 n.32; p. 134. Acesso em: 22/04/2023. Disponível em: http://www.conhecer.org.br/enciclop/2020B/ beneficios.pdf. DOI: 10.18677/EnciBio_2020B11

Continue navegando