Buscar

CONTEXTO DIGITAL GRUPO 08

Prévia do material em texto

CONTEXTO DIGITAL
Grupo 08:
Integrantes:
- Leticia Simas Araujo
- Lorena Ferreira de Souza
- Luana Késsia Soares dos Santos
- Lucas Gonçalves da Silva Costa
- Lúcio Gabriel Dantas Meirelles
Turma: MTBI 37ª
Data: 23/11/2021
Como se comportar em uma entrevista de emprego online?
Em um contexto de pandemia, diversas atividades tiveram que ser readaptadas para respeitar o isolamento social. Entre elas, os processos seletivos. Nesse cenário, a entrevista de emprego online se mostrou uma excelente saída para as empresas.
Na verdade, a modalidade já era tendência antes mesmo da Covid-19, mas foi intensificada a partir dela. Na prática, a entrevista online funciona do mesmo modo que a presencial, podendo ser ao vivo ou por meio de vídeos gravados.
O candidato responderá algumas questões levantadas pelo recrutador. E será selecionado aquele que mais atender às expectativas do cargo e for capaz de construir oportunidades de crescimento na empresa em questão.
Mesmo passando por experiências positivas e negativas durante as entrevistas presenciais, o comportamento e preparação para a entrevista online é diferente da entrevista presencial. Muitas vezes, por estar em um ambiente diferenciado, a distância causa efeitos psicológicos que acabam influenciando no comportamento do candidato.
A seguir vamos apresentar algumas dicas que podem te ajudar nas entrevistas online:
1. Atente à postura
Saiba que é importante prestar atenção à sua postura durante a entrevista online. Isso porque, apesar de não ser presencial, o recrutador fará sua análise comportamental e corporal a todo tempo.
2. Escolha um local apropriado
Outra atenção importante é em relação à escolha de um local apropriado. Assim, recomendamos que reserve com antecedência um ambiente tranquilo, que não seja passagem de outras pessoas da casa e que tenha poucos ruídos. Pode ser o seu quarto, um escritório ou a sala, caso tenha a possibilidade de ficar só durante a entrevista de emprego online.
3. Garanta uma boa conexão
É certo que, no caso de entrevistas de emprego online, você também dependerá de uma boa conexão com a internet para que tudo saia como planejado. Portanto, certifique-se de que o local escolhido na casa tem um bom sinal e cheque com antecedência o aparelho que será conectado.
4. Escolha uma roupa adequada
Apesar de a entrevista online ser mais informal e mostrar pouco da aparência física do candidato, é importante ter em vista que o visual normalmente é um ponto de atenção do recrutador e pode ser determinante para você conseguir conquistar ou trocar de emprego.
5. Evite qualquer distração
É importante desligar qualquer aparelho que possa distrair você, mesmo que a entrevista seja apenas por ligação ou vídeo gravado. Celulares, computadores e outros dispositivos devem ficar longe da sua vista. Inclusive no aparelho utilizado, vale a pena fechar abas ou outros aplicativos que possam enviar notificações durante a avaliação.
6. Prepare-se com antecedência
Assim, comece pensando nas experiências que considera relevantes para a sua carreira. Pense nas informações que podem ser essenciais para ajudar você a conseguir a vaga que deseja.
7. Fique atento ao delay e espere antes de responder
As entrevistas por vídeo acabam sofrendo com o delay. Não é sempre, mas isso geralmente acontece na maioria das vezes. Por isso, é importante fazer uma pausa para não atropelar as respostas do candidato. Além disso, falar pausadamente e saber o momento certo de falar também é importantíssimo.
8. Olhe diretamente para a câmera
Para a entrevista online, é importante enquadrar-se corretamente na câmera. Por isso, testar o equipamento anteriormente é importante. No momento da entrevista, evite ficar com o olhar perdido e distraído e olhe diretamente para a câmera, mostrando confiança para o recrutador.
9. Teste os equipamentos antes da entrevista online
Além de realizar testes com a internet, é fundamental verificar todos os equipamentos com antecedência para ter certeza de que a entrevista online ocorrerá tranquilamente. Então, confira o microfone, a câmera e até o enquadramento. A iluminação do local não pode ser deixada de lado.
10. Pesquise sobre a empresa
Fazer uma pesquisa sobre a empresa é essencial na entrevista online, assim como na presencial. Isso ajudará você a conhecer melhor a cultura organizacional, bem como as particularidades do segmento em que ela está e outros detalhes importantes.

Continue navegando