Buscar

27

Prévia do material em texto

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) encontram-se as normativas para o ensino e a aprendizagem da Geografia como componente curricular na Educação Básica no Brasil. Sobre as normativas da BNCC para ensino e aprendizagem da Geografia na Educação Básica no território brasileiro, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A BNCC aponta que a grande contribuição da Geografia aos alunos da Educação Básica é estimular a representação do espaço através do uso da cartografia desvinculado dos princípios do raciocínio geográfico. 
II. A BNCC aponta que o processo de aprendizagem da Geografia na Educação Básica deve estar baseado na descrição densa de informações e fatos do cotidiano, pois através dessa técnica os professores conseguem compreender o contexto imediato da vida dos alunos. 
III. Na BNCC, o componente curricular Geografia foi dividido em cinco unidades temáticas, entre elas, “mundo do trabalho”. Nessa unidade temática, entre os temas trabalhados pelos professores em sala de aula, estão: Revolução Industrial, revolução técnico-científico-informacional e urbanização, que devem ser associados às alterações no mundo do trabalho.
IV. Na BNCC, na unidade temática “Formas de representação e pensamento espacial”, ao ser trabalhada no decorrer do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos tenham domínio da leitura e da elaboração de mapas e gráficos, iniciando-se na alfabetização cartográfica.
A 
Todas as assertivas estão corretas.
B 
Todas as assertivas estão incorretas.
C 
Apenas a assertiva I está correta.
D 
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
E 
Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

Continue navegando