Buscar

37

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As interpretações dos alunos acerca das relações interpessoais, sociais, econômicas, políticas e culturais, presentes no mundo de hoje e em realidades históricas distintas devem ser cada vez mais críticas e estarem cada vez mais permeadas pela compreensão da diversidade, das convivências, das contradições, das mudanças, das permanências, das continuidades e das descontinuidades históricas no tempo. 
(Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais: História 1998, p. 65.) 
Visando a uma aprendizagem que se adeque a esses e outros critérios dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sobre o ensino de história, o professor deve, na medida do possível,
A 
manter, nessa nossa sociedade democrática, o direito de uma segunda opinião, desde que a partir de uma comprovação acadêmica.
B 
não se restringir à transmissão de saberes puros e simples, mas apresentar-se como agente atuante na produção do saber junto ao aluno.
C 
permitir constantes releituras da história, lembrando sempre que o papel do educador é, acima de tudo, evitar efervescências e ideias divergentes.
D 
criar uma relação dialógica com o contexto das histórias a serem trabalhadas, desde que mantenha a estrutura linear que embasa a ciência histórica.

Continue navegando