Buscar

PROVA ENG DE SEGURANÇA

Prévia do material em texto

PROVA DE ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO
1 – Quais são as formas que o perigo pode ser identificado no Ambiente de trabalho?
R: áreas de local de trabalho muito quentes, frias, empoeiradas, sujas, ruidosas e escuras, com presença de gases, vapores, fumos, etc. Postos de trabalhos inadequados ergonomicamente.
2 – O que é CAT?
R: CAT é o Comunicado de Acidente de Trabalho, a CAT nada mais é que um preenchimento de um formulário, devendo ser feito pela empresa, médico do trabalho ou o próprio funcionário, para que o acidente seja legalmente reconhecido pelo INSS, permitindo desse modo que o trabalhador receba os benefícios previstos por lei gerados pelo acidente. 
3 – Sobre as normas regulamentadoras é incorreto afirmar:
36 NR
4 – Associe os itens corretamente quanto aos Riscos Ambientais e assinale a alternativa que indique a sequência correta:
1. Riscos Físicos
2. Riscos Químicos
3. Riscos Biológicos
( 2 ) São representados por fatores ou agentes químicos no qual são identificados pelo grande número de substâncias que podem contaminar o ambiente de trabalho e provocar danos à integridade física e mental dos trabalhadores.
( 1 ) São representados pelos seguintes agentes: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como o infra-som e o ultra-som.
( 3 ) São capazes de provocar danos a saúde humana, como infecções, efeitos tóxicos, efeitos alergênicos, doenças autoimunes e a formação de neoplasias e malformações.
( 2 ) São representados pelos seguintes agentes: substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela naturea da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
5 – Imagine a seguinte situação “Supondo que há um incêndio na empresa, vamos supor duas alternativas: primeiro, os funcionários tentam controlar o incêndio com mangueira comum e sem proteção, a segunda opção são os bombeiros que vão controlar, com sinistro de combate a incêndio utilizando equipamentos apropriados e Equipamentos de proteção adequados. Dessa situação (e dessas duas alternativas) podemos concluir, exceto:
C) Na primeira alternativa, os trabalhadores estão expostos a um baixo risco de se queimarem e apresentarem problemas respiratórios em comparação a segunda alternativa.
6 – São considerados riscos ambientais, exceto:
A) QUEDA
7 – As Normas Regulamentadoras são elaboradas:
E) Por uma comissão tri-partite de trabalhadores, empregadores e governo.
8 – Quais das alternativas abaixo não é um agente de risco:
D) Serviços de Saúde
9 – Em relação aos membros da CIPA é correto afirmar que:
C) É composta por representantes do empregador e dos empregados e tem função de auxiliar o SESMT.
10 – Em relação as consequências dos acidentes de trabalho, assinale a alternativa correta:
B) Entre todas as partes afetadas pelos acidentes de trabalho, os acidentados (indivíduos) são os que possuem maiores consequências.
PROVA 2
11 – O que é mapa de risco?
É uma representação gráfica dos pontos de riscos encontrados nos locais de trabalho, capazes de causar prejuízo à saúde dos trabalhadores, sendo um mapa de rápido e simples de visualizar os riscos de acidentes de trabalho. Para elaborar o mapa de riscos, são atribuídas cores para cada tipo de risco e representar por meio de círculos de acordo com sua intensidade. O tamanho irá representar o grau dos riscos e as cores o tipo.
12 – Explique a ferramenta RULA (Rapid Upper Limb Assessment) empregada para promover o dimensionamento do posto de trabalho.
O método RULA (Rapid Upper-limb assessment) é um instrumento ágil e rápido que permite obter uma avaliação da sobrecarga biomecânica dos membros superiores e do pescoço em uma tarefa ocupacional, nesse sentido avalia postura. A avaliação neste método é feita a partir de uma observação sistemática dos ciclos de trabalho, pontuando as posturas, frequência e força dentro de uma escala que varia de 1 (um), correspondente ao intervalo de movimento ou postura de trabalho, em que o fator de risco correlato é mínimo até ao valor 9 (nove), no qual o fator de risco correlato é máximo. Essa pontuação é fundamentada na literatura especializada em biomecânica ocupacional.
13 – Após a categorização dos riscos no processo de gerenciamento de riscos, deve-se decidir pelo tratamento e recursos a alocar, ou como pode-se dizer é o momento de tomar decisões sobre como controlar os riscos. Podemos citar como forma de controlar o risco (após a categorização dos riscos) a ação de:
A) Substituição de insumos 
14 – Podemos considerar como fatores ergonômicos, exceto:
B) Ferramentas defeituosas
15 – A Ergonomia estuda:
C) Adaptação do trabalho ao homem
16 – A prevenção de incêndios é obtida pela aplicação de um conjunto de medidas que evitem a ocorrência de fogo. Estes são os métodos indicados para eliminação das condições propícias de incêndios, EXCETO:
D) Atuação sobre o armazenamento 
17 – Os equipamentos mais utilizados para combater os incêndios são:
E) Extintores, hidrantes e chuveiros automáticos.
18 – Em relação ao manuseio do extintor, assinale a alternativa que mostre a ordem a se seguir em casos de ser preciso manuseá-lo:
C) Selecionar o extintor correto; levar o equipamento até o principio de incêndio; retirar o pino de trava da válvula; acionar a válvula; direcionar o jato de agente extintor para a base do fogo; utilizar o extintor sempre na vertical.
19 – Em conformidade ao estudados durante a disciplina, em relação ao gerenciamento dos riscos ambientais, analise as afirmações:
Está correto (VERIFICAR)
B) Somente os itens I e II
20 – “Resultado de uma reação química chamada combustão, esta tem como consequência a liberação só de calor ou calor e luz”. Este é o conceito de:
E) FOGO

Continue navegando