Buscar

socialismo-140812211012-phpapp01

Prévia do material em texto

Socialismo
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica, advogando a administração, e a propriedade publica ou coletiva dos meios de produção, e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos, com um método igualitário de compensação
Tipos de Socialismo
Socialismo Utópico
Suas ideias foram desenvolvidas na primeira metade do século XIX, tinham como proposta mudanças sociais já muito desejadas na época, para construir uma sociedade justa e igualitária. Porém, ao mesmo tempo em que expressava os seus sonhos, não descrevia quais ferramentas seriam usadas para chegar aos seus objetivos.
Projeto irrealizável.
Socialismo Científico
O socialismo científico ou marxista é contra as ideias utópicas, Karl Marx e Friedrich Engels escreveram a teoria socialista, primeiro estudaram o capitalismo em suas origens, e seu acúmulo de capital e produção sob suas contradições, pois para eles o socialismo seria uma etapa entra o capitalismo e o comunismo.
Karl Marx 
 1818 - 1883
Friedrich Engels
 1820 - 1895
Anarquia
Anarquia foi mais uma corrente socialista, surgida no século XIX. Pregava a eliminação de toda e qualquer forma de governo, defendendo a liberdade de forma geral, ou seja, o povo era quem governava.
O anarquismo, também chamado de comunismo libertário, e o socialismo científico de Marx tinham em comum o objetivo de chegar ao comunismo, onde não exista divisão de classes.
Socialismo Cristão
Durante a revolução industrial, quando aumentou o nível de exploração humana,  uma série de teóricos cristãos lançaram apelos às classes dominantes para que aliviassem o sofrimento das classes trabalhadoras. Nasceu assim o socialismo cristão, em uma tentativa de aplicar ensinamentos de amor e respeito ao próximo.
Socialismo Real
O socialismo real é aquele posto em prática, segundo historiadores se trata de um “socialismo autoritário”, devido ao terror político implementado pelos diversos regimes que já existiam no mundo. O socialismo real é tido como ditadura. 
O primeiro país socialista foi a Rússia, que após a vitória dos bolcheviques na Revolução Russa virou União Soviética. A partir de 1921 o partido comunista estabeleceu a ditadura no país. 
Vantagens do Socialismo
A economia está sob controle do governo pelo que não há altos e baixos. Sua constante e sustentável e mais justiça e ética podem ser postas em prática. O emprego é maior. Às vezes é mais fácil para o Estado de controlar as coisas.
Desvantagens do Socialismo
 A possibilidade de negócios é muito mais pobre que nos reduz a trabalhar com empresas internacionais no mercado mundial. Não há concorrência e menos diversidade. Negócios domésticos não têm a motivação para progredir. Por vezes é difícil para o governo controlar tudo.
Pontos positivos: igualdade - hipotética - entre trabalhadores. Situação econômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social.
Pensamentos de Karl Marx
Segundo Karl, o Capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana
Ele defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais. 
image1.jpg
image2.JPG
image3.jpeg
image4.jpg
image5.jpg
image6.png
image7.png
audio1.wav
image8.jpeg
image9.JPG
image10.png
image11.jpeg
image12.jpg

Continue navegando