Buscar

Farmacotécnica I

Prévia do material em texto

1
O estabelecimento deve ter um manual de Boas Práticas de Manipulação (BPM), que é um documento que a farmácia deve elaborar contendo informações de como a empresa cumprirá as Boas Práticas de Manipulação. Considerando os aspectos que fazem parte das BPM, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uso de EPIs: jaleco, luvas, touca e máscara.
(    ) Não é permitido o uso de maquiagem, bijuterias ou joias nas áreas de pesagem e de manipulação de fórmulas.
(    ) Não é permitido comer ou beber nas áreas de pesagem e de manipulação de fórmulas.
(    ) Deve-se fazer a higiene adequada das mãos e a colocação de EPI antes de adentrar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - F - V - F.
C
V - V - V - V.
D
F - F - V - F.
2
[Laboratório Virtual – prática • SOLUÇÃO ORAL DE PARACETAMOL] As formas farmacêuticas líquidas como suspensões e soluções são comumente manipuladas em farmácias magistrais. Na prática da unidade 1, você manipulou virtualmente uma solução de paracetamol.
Sobre essa prática, assinale a alternativa CORRETA:
A
Na prática foi desenvolvida uma solução que não precisa de aquecimento.
B
Nenhum dos pós precisou passar pela trituração no gral.
C
A água utilizada era do tipo estéril.
D
O metabissulfito e a sacarina são considerados excipientes.
3
[Laboratório Virtual – prática • SOLUÇÃO ORAL DE PARACETAMOL] A solução de paracetamol pode ser requerida à farmácia pois esta forma farmacêutica é mais facilmente administrada para pacientes com dificuldade de deglutição. Você realizou a prática desta manipulação.
Com base nessa prática, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os insumos foram pesados em papel manteiga para facilitar o escoamento dos pós e evitar contaminações cruzadas.
B
O corante e a essência foram adicionados em primeiro lugar na formulação.
C
Os insumos foram transferidos para o cálice para então completar o volume de 120 mL.
D
A temperatura da solução deve ser de 100 °C para garantir a sua homogeneização.
4
As operações farmacêuticas gerais se aplicam na elaboração de quaisquer formas farmacêuticas, compreendendo a pesagem e a medida de volumes. A pesagem é um procedimento realizado com o auxílio de uma balança analítica, sendo comumente usada para insumos sólidos e semissólidos, mas poderá ser usada para formas líquidas em algumas situações. 
Sobre o uso desse equipamento, assinale a alternativa CORRETA:
A
As balanças analíticas devem ter uma calibração uma vez ao ano ou conforme o seu uso para verificar se é capaz de pesar de forma precisa os pesos padrões.
B
As balanças analíticas devem estar localizadas em locais de baixa circulação de pessoas e também devem estar situadas próximo ao ar-condicionado.
C
As balanças analíticas devem ser mantidas com suas portas de vidro fechadas, pois essas portas protegem contra a inalação do analista e contaminação do ambiente do laboratório.
D
As balanças analíticas apresentam capacidades e sensibilidades iguais, desse modo, qualquer balança adquirida poderá ser utilizada pela farmácia ou laboratório farmacêutico.
5
As prescrições de várias vitaminas costumam vir na forma de UI (Unidades Internacionais), mas para podermos preparar produtos contendo essas vitaminas precisamos converter as unidades internacionais em gramas, para que possamos pesar em balança a quantidade necessária para atender à prescrição. Observe a prescrição a seguir:
	Item
	Matéria-prima
	Concentração
	1
	Vitamina A
	10.000 UI
	2
	Vitamina C
	45 UI
	3
	Creme base: 
	q.s.p. 50 g
Considere:
20.000 UI de vitamina A = 1 g
1.000 UI de vitamina C = 1 g
Após realizar os cálculos necessários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para atender a essa prescrição, é necessário 0,5 g de vitamina A + 0,045 g de vitamina C +  49,45 g de creme base.
(    ) Para atender a essa prescrição, é necessário 10 g de vitamina A + 0,450 g de vitamina C +  39,55 g de creme base.
(    ) Para atender a essa prescrição, é necessário 5 g de vitamina A + 45 mg de vitamina C +  44,95 g de creme base.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F.
B
F - V - F.
C
F - F - V.
D
V - F - F.
6
A medida de volume é usada para insumos líquidos e é realizada através de vidrarias, como cálice, proveta e pipetas. Na farmácia, existem várias vidrarias disponíveis para a determinação do volume. 
Assim, quando há a necessidade de que o volume a ser medido seja exato, qual vidraria devemos escolher?
A
Proveta.
B
Pipeta volumétrica.
C
Becker.
D
Pipeta graduada.
7
O farmacêutico é o responsável técnico pelas farmácias. Quando adquirimos um produto manipulado, encontramos no rótulo do produto o nome do farmacêutico e o seu número de registro no Conselho Regional de Farmácia do estado onde a farmácia está localizada. Compete ao farmacêutico avaliar as prescrições recebidas, verificando se há algum equívoco ou alguma discrepância. Sobre os itens obrigatórios em uma prescrição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A receita deve conter obrigatoriamente a data de emissão e não apresentar rasuras.
(    ) A receita deve conter dados de identificação do paciente (nome e endereço), bem como os dados do prescritor (nome, assinatura, endereço e número de registro no conselho da classe).
(    ) A prescrição deve conter o nome da substância na DCB (Denominação Comum Brasileira), forma farmacêutica e posologia (modo de uso e duração do tratamento).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
F - F - F.
C
V - V - V.
D
F - V - V.
8
As operações farmacêuticas físicas são aquelas em que há a modificação do estado físico do fármaco, podendo essa alteração ocorrer de forma permanente ou temporária, sendo aplicadas a materiais sólidos ou líquidos. Sobre essas operações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Destilação.
II- Dissolução.
III- Maceração.
(    ) Técnica empregada para obtenção de soluções extrativas utilizado um solvente adequado para que ocorra a extração em temperatura ambiente.
(    ) Técnica que consiste em misturar dois componentes de modo que se forme uma solução, sendo dependente da solubilidade do fármaco no veículo.
(    ) Técnica farmacêutica empregada para o processo de extração de componentes voláteis de um líquido.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II.
B
III - II - I.
C
II - I - III.
D
I - II - III.
9
Todo farmacêutico magistral necessita conhecer e ter habilidades na realização de cálculos farmacêuticos. Para elaborar um determinado produto, a partir das informações obtidas da fórmula prescrita ao paciente, deve-se fazer cálculos da quantidade de fármaco e de excipiente necessários, uma vez que o prescritor não coloca o excipiente a ser empregado na formulação, sendo essa uma responsabilidade do farmacêutico. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para o preparo de uma formulação de uma solução iodopovidona a 2,5%, devemos solubilizar 2,5 g em 100 mL.
II- Para o preparo de uma formulação de uma solução iodopovidona a 5%, devemos solubilizar 0,5 g em 100 mL.
III- Para o preparo de uma formulação de uma solução iodopovidona a 1%, devemos solubilizar 100 mg em 10 mL.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
10
Uma etapa primordial para assegurar a qualidade de produtos manipulados é através de análises de qualidade das matérias-primas (MP) e das preparações através da qualificação do fornecedor. A qualificação do fornecedor é realizada através do atendimento do fornecedor a um conjunto de quesitos definidos pela Resolução de Boas Práticas de Manipulação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que o fornecedor possa ser qualificado, ele deve ter regularidade sanitária.
(    ) A análise do histórico de fornecimentos deve conter vários itens, como contato com o fornecedor, preço, prazode entrega, dentre outros.
(    ) A análise do laudo, ou certificado de análise do fornecedor, é utilizada para garantir a conformidade com as especificações farmacopeicas, comparando os resultados de análises realizadas pela farmácia.
(    ) Não é necessária a existência de um procedimento operacional padrão (POP) para qualificar fornecedores, uma vez que a farmácia pode estabelecer pontuações de 1 a 10 para qualificação do fornecedor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - V.
B
F - F - V - V.
C
V - V - V - F.
D
F - V - F - F.

Continue navegando

Outros materiais