Buscar

MODELO TCC DIREITO 2024 (1)

Prévia do material em texto

23
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
GRADUAÇÃO EM DIREITO
DIGITE AQUI O NOME DO AUTOR
DIGITE AQUI O TÍTULO DO TRABALHO: E O SUBTÍTULO (SE HOUVER)
RECIFE
2024
digite aqui o nome do autor
TÍTULO DO TRABALHO: E O SUBTÍTULO (SE HOUVER) – MANTENHA ESTE TÍTULO ALINHADO COM O DA CAPA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para conclusão do curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau. 
Orientador(a):
RECIFE
2024
FICHA CATALOGRÁFICA
(Feita pelo sistema do repositório – não deve retirar essa página na versão impressa, conta como uma página pré textual obrigatória na contagem final do documento)
CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
GRADUAÇÃO EM DIREITO
NOME COMPLETO DO/A ALUNO/A
TÍTULO DO TRABALHO: E O SUBTÍTULO (SE HOUVER) – MANTENHA ESTE TÍTULO ALINHADO COM O DA CAPA
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para conclusão do curso de Graduação em Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau.
Aprovada em: __/__/____.
 BANCA EXAMINADORA: 
________________________________________________
Prof ... (Orientador ou Orientadora)
________________________________________________
Prof ... (Examinador/a)
________________________________________________
Prof ... (Examinador/a)
DEDICATÓRIA
Exemplo:
Aos meus familiares.
A seção de Dedicatória é livre e opcional, geralmente utilizado para homenagear especialmente uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas [excluir texto marcado em verde].
AGRADECIMENTOS
Nesta seção, que também é opcional, faz-se os agradecimentos a todas as pessoas importantes para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico, de forma irrestrita. 
Também é cortéz agradecer às possíveis agências financiadoras, locais de estágio, Centros Jurídicos que possam ter dado suporte para o desenvolvimento acadêmico/profissional, bolsas obtidas durante o período do curso.
Exemplo:
Agradeço ao Professor Fulano pelo aprendizado, pela dedicação nos trabalhos, pela visão em inovação científica e pelas valorosas oportunidades no meio acadêmico-científico.
A minha família: João, meu filho e Maria, minha esposa, que tenho para sempre como razão.
Aos amigos: Carolina, Isabel, Abraão, pela fiel amizade, conversas, estudos, cafés e companheirismo em todos os momentos.
Aos professores que durante a graduação foram determinantes para meu crescimento: Prof Bestrano, Profa Ffulana e Prof sicrano.
Aos professores que compõe a banca examinadora: Profª Beltrana e Profª Fulana.
Ao responsável pela empresa tal e tal, na pessoa do Juíz Dr. Mario Silva, pela oportunidade, confiança e orientação durante o estágio.
A Programa de Iniciação Científica da UNINASSAU pela bolsa de pesquisa. 
EPÍGRAFE
Exemplo:
[...] É na soma do seu olhar
Que eu vou me conhecer inteiro
Se nasci pra enfrentar o mar
Ou faroleiro [...]
Chico Buarque de Hollanda, in Almanaque, 1981
A epígrafe é também um elemento opcional, que faz citação direta a um trecho de livro, ou frase de seu agrado. Deve ser corretamente referenciado. 
[excluir texto marcado em verde].
RESUMO
É um elemento textual obrigatório que deve apresentar uma problematização, objetivos, a metodologia, os resultados alcançados e as principais considerações finais. A ABNT 6028 regulamenta as diretrizes. Geralmente são apresentados num único parágrafo, com uma sequência de frases curtas e concisas. Utilize o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Utilize no mínimo 150 e no máximo 500 palavras no resumo. Abaixo do resumo deverão constar as palavras-chave. Evite o uso de símbolos, contrações e ou até mesmo jargões que não sejam de uso corrente, apenas as utilize se for estritamente necessário, dando em sequência seu significado.
Palavras-chave: trabalho científico; monografia; pesquisa; metodologia; ciência. 
Todos os termos devem ser escritos com iniciais em letras minúsculas. As exceções para essa regra são somente os substantivos próprios (nomes de lugares, pessoas…) ou nomes científicos. Elas devem ser separadas por pontos e vírgula (;) e finalizados por um ponto final (.).
ABSTRACT
It is a mandatory textual element that should present a problematization, objectives, methodology and the results achieved. ABNT 6028 regulates the guidelines. They are usually presented in a single paragraph, with a sequence of short and concise sentences. Use the verb in the active voice and in the third person singular. At most, use 500 words in the abstract. Below the summary should be the keywords. Avoid the use of symbols, contractions and even jargon that are not commonly used, only use them if strictly necessary, giving their meaning in sequence.
Keywords: scientific work; monography; research. methodology; science.
LISTA DE TABELAS
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE ABREVIATURAS
COLOCAR CADA LISTA EM UMA PÁGINA SEPARADA (SE HOUVER), COM O TÍTULO CENTRALIZADO E EM NEGRITO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	12
2. NOME DO CAPÍTULO 1	14
2.1. Formatação do trabalho	15
2.2. Subseção nível 2	17
2.3. Subseção nível 2	17
2.3.1Subseção nível 3	18
2.3.2. Subseção nível 3	18
3. NOME DO CAPÍTULO 2	19
4. NOME DO CAPÍTULO 3	20
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS	21
REFERÊNCIAS	22
APÊNDICES	23
ANEXOS	24
1. INTRODUÇÃO
Não se deve começar um texto com citação direta. Deve introduzir/contextualizar o conteúdo proposto.
Deve conter na introdução: Tema da pesquisa; problematização/contextualização do problema de pesquisa; hipótese (quando couber); objetivo geral; objetivos específicos; justificativa e relevância do tema a ser abordado, método e técnicas metodológicas, estrutura do TCC em capítulos e uma breve explicação do conteúdo que será encontrado na sessão. 
No trabalho é necessário que sejam apresentados os temas, delimitalação, justificativa, problema de pesquisa e procedimentos. Porém, a organização dos tópicos fica a critério do estudante e orientador, se serão divididos em diferentes sessões ou abordados numa única sessão de introdução.
Este documento está formatado com os padrões descritos pela ABNT para referências e tabulações.
Foram utilizadas as ferramentas do pacote do Microsoft Office para geração de Sumário, Lista de Figuras e Lista de Tabelas automáticas.
	Lembrando que no TCC não serão julgados sua métrica ou estilo de escrever. Mas serão verificados:
· Linguagem deve ser clareza, objetiva e precisa;
· Concisão e coerência;
· Fidelidade às fontes citadas; 
· Nível de correlação entre as teorias jurídicas e o problema de pesquisa para teste das hipóteses.
Uma boa introdução deverá apresentar o texto ao leitor. É como um mapa do tesouro no qual o autor dá pistas sobre o que vem a seguir, o que podemos esperar do texto e um pouco do processo teórico metodológico realizado para obtê-lo. 
A introdução deve ser escrita em texto corrrido, sem a inserção de tópicos e subtópicos. O primeiro parágrafo da introdução deverá conter o tema do tcc, onde o autor explicará de forma suscinta o que o tema significa. É importante delimitar bem o tema e introduzir a problemática que será ivestigada. Amarre bem sua delimitação, não deixe pontas soltas. Uma introdução muito abrangente fará com que a banca tenha muito motivos para questioná-lo caso no decorrer do seu trabalho você não cumpra tudo que se propôs durante a introdução. Por este motivo o conselho é fazer um rascunho da sua introdução, mas apenas finalizá-la quando terminar todo o conteúdo do trabalho. 
No terceiro parágrafo apresente suas justificativas, durante o pré projeto você as escreveu. Apresente a relevância do seu projeto para a ciência e para a sociedade. Aproveite que está com seu pré projeto de pesquisa em mãos e escreva seus objetivos gerais e específicos em sua introdução. Lembrando que é um texto dissertativo e você deverá apresentar esses objetivos com um fio condutor retórico. Nada de pontuações em tópicos.
No parágrafo seguinte falesobre suas metodologias de pequisa.
Após a explanação, de maneira lacônica, apresente o que será encontrado em cada tópico do trabalho de conclusão de curso. 
É importante deixar claro que seu TCC é um trabalho que será feito empoucos meses. Evite a prolixidade! Uma boa introdução de TCC não deverá exceder as 3 páginas. Entretanto, se houver uma consonância com seu orientador, é permitido ultrapassar este limite desde que a introdução se alinhe ao restante do texto.
Outro ponto relevante é que cada início de capítulo deverá iniciar numa nova página. Subtópicos podem iniciar na mesma página.
2. NOME DO CAPÍTULO 1
Se o autor e orientador acharem necessário, recomenda-se a inserção de uma sessão e fundamentação teórica, que fornecerá ao leitor uma breve concepção sobre do que o trabalho trata. Nesta sessão faz-se um apanhado breve, porém informativo de todas os conhecimentos ou específicidades que serão abordadas.
Exemplo:
A desapropriação é forma originária de aquisição da propriedade uma vez que a transferência da propriedade ao poder Público, mediante sua vontade e efetuado o pagamento do preço do bem, não o vinculará em nada ao anterior proprietário.
Desapropriação é instituto de direito público, que se consubstancia em procedimento pelo qual o Poder Público (União, Estados-membros, Territórios, Distrito Federal e Municípios), [...] as autarquias ou as entidades delegadas autorizadas por lei ou contrato, ocorrendo caso de necessidade ou de utilidade pública, ou ainda, de interesse social, retiram determinado bem de pessoa física ou jurídica, mediante justa indenização, que, em regra, será prévia e em dinheiro (Salles, 2006, p. 88).
É portanto, causa autônoma, bastante, por si mesma, para gerar, por força própria o título constitutivo da propriedade. Ou seja, procedimento administrativo pelo qual o Poder Público, utilidade pública ou interesse social, impõe ao proprietário a perda de um bem.
Na constituição Federal de 1988, em seu Art. 5º, XXIV: A lei estabelecerá o procedimento para a desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro, ressalvada os casos previstos nesta constituição.
Além disso, para que o texto seja o mais nítido e lógico possível, devem ser evitadas: palavras de duplo sentido; aspas, exceto se citação curta de até três linhas; palavra de outro idioma ou referência irônica; escrever entre parênteses números citados (exceto data ou número de lei); no caso de sigla, colocar na primeira referência o nome completo e, nas demais, apenas a sigla; e promover as discriminações e enumerações por meio dos incisos, alíneas e itens, o que em muito facilita a compressão.
Nas citações diretas longas, isto é com mais de três linhas como feitas anteriomente, deve recuar o texto na régua até 4 cm e diminuir a fonte para 10. Além de utilizar o espaçamento simples
2.1. Formatação do trabalho
A formatação do corpo da monografia deverá obedecer:
1) Página A4;
2) Fonte: no corpo do texto – Arial, tamanho: 12, citações diretas com mais de três linhas e notas de rodapé (se houver): tamanho 10;
3) Margens: superior e ESQUERDA com 3 cm e direita e INFERIOR com 2 cm;
4) Parágrafo: alinhamento justificado e entrelinha igual a 1,5 cm
Figura 1: Como formatar parágrafo
Fonte: O Autor, ano.
Conforme a Figura 01, em cima da régua tem a opção de formatação de parágrafos. Vá até formatação especial, selecione a opção primeira linha e deixe o recuo configurado em 1.25 cm. 
A organização do desenvolvimento do trabalho é uma escolha do autor e juntamente com seu orientador, os dois decidem como irão, sistematicamente debater e construir suas hipóteses sobre o problema de pesquisa.
Se necessário serão precisos aplicar subseções, seguindo, por exemplo, a seguinte ordem:
Cada nível terá uma formatação única:
Níveis principais, marcados apenas por um número ordinário e texto em CAIXA ALTA E NEGRITO.
1 TÓPICO PRINCIPALNíveis secundários, marcados pelo número ordinário anterior mais o da nova sessão (p.e. 1.1 ) e texto normal.
	1.1 Subseção nível 2
		1.1.1 Subseção nível três
Níveis terciários, marcados pelos dois números ordinários anteriores mais o da nova sessão (p.e. 1.1.1 ) e texto em itálico.
Para referências no texto podesse utilizar dois modelos diferentes que são aceitos pela ABNT: 
AUTOR-DATA 
(Sobrenome, Data, p. XX)
e/ou
Sobrenome (Data, p. XX)
A medida que a referência aparece no texto você deve referenciar conforme ABNT NBR 10520, além de insere na lista de referências. 
Na lista de referências, você deverá ordenar por ordem alfabética conforme ABNT NBR 6023. As formas de fazer as citações serão apresentadas na sessão de Referências.
Sempre que abrir um tópico é importante dissertar abaixo do título. Não abra um tópico dentro do outro sem fazer alguma ponderação sobre o tópico principal.
2.2. Subseção nível 2
Gráfico 01. Evolução da população mundial e estimativas 1750-2050
Fonte: Ojima, 2011. 
Logo abaixo da figura deve ter a Fonte da imagem, escrita em tamanho 10 e centralizada.
Seguindo as normativas da ABNT, as legendas de Figuras, Gráficos, Tabelas e Quadros ficam acima das mesmas e abaixo faz-se menção ao autor. Quando for uma imagem totalmente construída pelo próprio autor faz-se a referência: “Fonte: Autor, ano.”, porém, se for de outro trabalho, faz-se a citação como apresentado no exemplo: “Fonte: Ojima, 2011.”. 
2.3. Subseção nível 2
Lembre de dissertar!
2.3.1Subseção nível 3
Tabela 01. Projeção do aquecimento médio global da superfície e da elevação do nível do mar no final do século XXI, segundo cenários
Fonte: Ojima, 2011.
As tabelas devem ter o título acima e abaixo a fonte. Só é considerado, graficamente uma tabela, o esquema tal como o apresentado, tendo apenas as bordas inferiores e superiores. Se estiverem todas as bordas na imagem, classificasse como Quadro.
2.3.2. Subseção nível 3
O uso de diferentes níveis se faz necessário quando você faz um esquema de discussão do tipo ampulheta, começando de um tema geral e direcionando para um mais específico.
Geralmente o TCC é aberto com o capítulo de introdução,seguido por três capítulos teóricos e encerrado na conclusão/ considerações finais. OS elementos pós textuais : apêndices e anexos são colocados após as referências. 
3. NOME DO CAPÍTULO 2
Nesta fase você deve apresentar na prática como se aplica o que foi debatido no referencial teórico e como foi explicado na metodologia o que você está realizando no estudo de caso. 
Um debate sobre o seu objeto de pesquisa empírico.
Também haverá necessidade de tópicos do capítulo para explicar as fases.
4. NOME DO CAPÍTULO 3
Nesta fase você deve apresentar os resultados obtidos após sua análise prática realizada no estudo de caso. 
Um debate sobre o que a literatura explica e o confronto com o que encontrou de respostas na pesquisa empírica.
Também haverá necessidade de tópicos do capítulo para explicar as fases.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nas considerações finais, recomenda-se uma reflexão sobre o objetivo do trabalho, em verdade, se foi atingido ou não, e para além disso como foram alcançados estes resultados. 
Prefira o termo considerações finais em vez de conclusão. 
A pesquisa científica está sempre se renovando é muito difícil concluir uma pesquisa pura em 6 meses ou 1 ano. 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição Federal do Brasil. Brasília, 1988. 
BRASIL. Código Civil Brasileiro. Brasília, 2002. 
BRASIL. Código Penal Brasileiro. Rio de Janeiro, 1940.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 357, DE 17 DE MARÇO DE 2005. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e da outras providências. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 17 mar. 2005. Seção 1, p. 58-63.
BITA, C.E.; GERATS, T. Plant toleranceto high temperature in a changing environment: scientific fundamentals and production of heat stress-tolerant crops. In: Front Plant Sci.. n. 31, v. 4, article 273, 2013.
DIAS, Maria Berenice. Manual de Direito de Família. Ed. 5, (versão on-line). São Paulo, 2016.
G1. Portal de Notícias (online). Desemprego aumenta na cidede de Campina Grande-PB. 2020. Disponível em: http//:desemprego.aumento.campina-grande.123347921_globo.cidades. Acessado em: 17/11/2020.
NOVO, Benigno Núñez. Como escrever um artigo jurídico e publicá-lo. 2018. disponível online: https://jus.com.br/artigos/67867/como-escrever-um-artigo-juridico-e-publica-lo. data de acesso: 23/08/2019.
OJIMA, R. As dimensões demográficas das mudanças climáticas: Cenários de mudança do clima e as tendências do crescimento populacional. In: Revista Brasileira de Estudos de População, 28 (2), 2011, 389–403. https://doi.org/10.1590/S0102-30982011000200009
STF. Supremo Tribunal Federal. Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão – ADO 26. NÚMERO ÚNICO: 9996923-64.2013.1.00.0000 – Rel. Min. Celso de Melo. Brasília, DF, 2013. Disponível em: http://...... Acessado em: 18/11/2020. 
TJSC. Tribunal de Justiça de Santa Catarina. RECURSO ORDINÁRIO EM HABEAS CORPUS 163.334 SANTA CATARINA. Rel. Min.Roberto Barroso. Santa Catarina, SC, 2018. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/bibliotecaConsultaProdutoBibliotecaPastaFachin/anexo/RHC163334.pdf Acessado em: 18/11/2020. 
YOUTUBE. (Portal de Internet). Título da aula/palestra. ANO. Disponível em: http://............. Acessado em: 17/11/2020. 
APÊNDICES
Nos apêndices você poderá apresentar dados adicionais como tabelas, questionários, e todo tipo de material utilizado para o desenvolvimento do trabalho que SÃO DE SUA AUTORIA.
ANEXOS
Nos anexos você poderá apresentar dados adicionais como tabelas, questionários, e todo tipo de material utilizado para o desenvolvimento do trabalho que NÃO SÃO DE SUA AUTORIA.
image3.png
image4.jpeg
image5.png
image1.jpeg
image2.png

Continue navegando