Buscar

Dentre os diversos conteúdos da cultura corporal que estão presentes na Educação Física temos as lutas. Apesar de muitas vezes serem negligenciadas no ambiente escolar por serem consideradas violentas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MAPA - BEDU - LUTAS - 51/2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
Dentre os diversos conteúdos da cultura corporal que estão presentes na Educação Física temos as lutas. Apesar de muitas vezes serem negligenciadas no ambiente escolar por serem consideradas violentas ou por falta de conhecimento dos professores, as lutas são componentes curriculares da Educação Física e devem ser transmitidas aos alunos. Dentre os diversos benefícios que elas proporcionam temos a promoção de valores como: respeito, autocontrole, autonomia, disciplina, entre outros. Sabemos que na iniciação dessa modalidade, principalmente em realidade escolar, os jogos são os meios pedagógicos mais indicados. Por meio deles é possível adequar a qualquer realidade, idade, nível de habilidades, entre outros. Durante a disciplina de Lutas, evidenciamos que o ensino de táticas e técnicas das lutas podem ocorrer por meio de jogos e oferecem suporte para o desenvolvimento de habilidades e competências para as modalidades de combate.
 
ANDREATO, L. V.; COSWIG, V. S. Lutas. Maringá. UniCesumar, 2020.
 
Entendendo que o conteúdo referentes a lutas não deve ser negligenciado no espaço escolar, bem como o professor deve traçar estratégias para otimizar e proporcionar esse conteúdo aos alunos, responda as questões abaixo:
 
Questão 01 - O ensino das lutas no ambiente escolar, vai muito além da repetição de movimentos técnicas, ou cópia de exercícios dos professores por meio de comando. Métodos como esses não favorecem um desenvolvimento autônomo da criança/adolescente para a prática de lutas. Durante a disciplina aprendemos que existem algumas metodologias que priorizam o ensino da tática, como o Teaching Games for Understanding (Ensino de Jogos por Meio da Compreensão). Entendendo a importância de metodologias que privilegiem o ensino da tática, descreva as principais características do Teaching Games for Understanding e cite um exemplo prática dessa metodologia.
Questão 02 - Entre os jogos que podem ser realizados no ensino das modalidades de combate, temos os jogos de oposição. Segundo Callois (2001) os jogos possuem diferentes características e podem ser agrupados em 4 grupos: Alea, Ilynx, Agon e Mimicry. Nesse sentido, descreva as características dessas quatro classificações e apresente como cada uma delas se relaciona com as modalidades de combate.
Questão 3 – Elabore 2 atividades que proporcione o ensino das lutas por meio dos jogos. Cada atividade deve responder aos seguintes itens: 
Nome do Jogo: (descreva um nome para o jogo)
Idade dos Participantes: (Colocar a faixa etária para qual a atividade foi planejada)    
Tema: (Lutas e elementos táticos; Lutas e temas transversais (citar o tema); Lutas e elementos técnicos; entre outros.)    
Conteúdos: (Explicitar quais os conteúdos que serão trabalhados na atividade)
Estrutura e materiais: (Listar todos os materiais que serão utilizados nas atividades e a estrutura (espaço físico onde a atividade irá ocorrer)) 
Objetivo: (O que os alunos deverão ser capazes de fazer ao final da intervenção?)
Descrição do jogo: (Descrever passo a passo como a atividade será ministrada.)
Importância do jogo: (Responder teoricamente qual a importância da sua atividade, a qual metodologia ela está associada e qual a classificação do jogo/atividade proposto de forma objetiva e clara.)
REFERÊNCIAS
Insira aqui todas as referências utilizadas para responder este MAPA, conforme as normas da ABNT.
ORIENTAÇÕES GERAIS
-O aluno deverá, obrigatoriamente, utilizar o MODELO MAPA para realizar a atividade.
-Esta é uma atividade INDIVIDUAL, em caso de plágio será zerada.
-Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
-Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT.
-Não esqueça de finalizar a atividade após anexar na barra da atividade.
-Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.
-Após anexar o trabalho no ambiente certifique-se de que se trata do arquivo correto, pois após "Finalizar o Questionário", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
​
Boa atividade!!05
image0.wmf
image1.wmf

Continue navegando