Buscar

PTI Fundamentos de PJ

Prévia do material em texto

Centro Universitário SENAC
Ana Carolina Vieira Ramos
Direito do Consumidor
Aracaju
2022
 a) O Código de Defesa do Consumir (CDC) é um conjunto de normas que visam proteger os direitos do consumidor e disciplinar as relações entre o fornecedor e o consumidor final. De acordo com o CDC, consumidor é qualquer pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza serviço como destinatário final, ou seja, que não vise alcançar vantagens econômicas com aquele determinado bem. Sendo assim, a empresa Gama Telecomunicações, por ser uma pessoa jurídica, poderia perfeitamente estabelecer contrato de relação de consumo regido pelo CDC. Entretanto, ao adquirir os 100 metros de fio/cabos fica evidente que a intenção é utilizar o produto na prestação de serviços e manutenção de equipamentos para seus usuários. Dessa forma, nessa situação, ela não instituirá contrato como consumidora, visto que quem irá usufruir plenamente da mercadoria como consumidor final será o seu cliente.
 Já na compra de bebedouros, a empresa passará a estabelecer uma relação direta como consumidora, afinal ela não possui o objetivo de utilizá-lo como vantagem econômica, e sim para seu próprio consumo, auxiliando na sua atividade empresarial diária. Assim, neste caso, a empresa se tornará uma consumidora final.
 b) O CDC traz diversos direitos do consumidor como, por exemplo: a proteção da vida, saúde e segurança; a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva; a educação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços; a reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação etc. Em relação a este último, entende-se como defeituoso um produto que não apresente a segurança esperada pelo consumidor como, por exemplo, o airbag de um carro que não é acionado devidamente em uma colisão, gerando danos ao motorista. Assim, nota-se uma relação de responsabilidade do fornecedor, uma vez que ele deve garantir que o bem funcione adequadamente, sendo responsável por eventuais danos e acidentes decorrentes de seu defeito.
 A responsabilidade do fornecedor também está presente no direito à educação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços. Como exemplo, pode-se mencionar o uso de acetona. Imagine que uma pessoa não tenha conhecimento de que a acetona é um líquido inflamável. Se essa informação não for clara ao consumidor há o risco desse indivíduo causar um grave acidente, como um incêndio. Essa situação não iria ferir somente o direito à educação sobre o consumo, mas também da proteção da vida, saúde e segurança. Assim, a informação a respeito do manuseio correto é extremamente importante para garantir a utilização precisa e evitar eventuais incidentes.
Referências
BRASIL. Lei nº 8078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm. Acesso em 28 de fevereiro de 2022.

Continue navegando