Buscar

Avaliação Discussiva

Prévia do material em texto

1- O ácido desoxirribonucleico - DNA, é formado por milhares de nucleotídeos e o ácido ribonucleico - RNA possui uma estrutura primária similar ao DNA, pois também é uma macromolécula constituída por nucleotídeos que se unem por ligações fosfodiéster. Disserte sobre as diferenças entre as moléculas de DNA e RNA.
O DNA e o RNA são dois tipos de ácidos nucleicos, ligados por fosfodiésterres, encontrados nos seres vivos, ou seja, são polímeros que tem como função armazenar, transportar e utilizar as informações genéticas, porém existem algumas diferenças entre os dois: enquanto o DNA apresenta uma desoxirribose como açúcar o RNA é uma ribose; no DNA tem como aminoácidos a citosina, guanina, adenina e a timina, já o RNA são encontrados os aminoácidos citosina, guanina, adenina e a uracila, outra diferença é que o DNA apresenta duas fitas e o RNA possui só uma, assim o DNA armazena o material genético e o RNA executa a síntese de proteína, em fim o DNA tem como síntese se autorreplicar e o RNA de se transcrever. 
.  DNA e RNA são polímeros cujas funções são armazenar, transportar e utilizar as informações genéticas. Veja a seguir as principais diferenças entre eles.
	Diferenças
	DNA
	RNA
	Tipo de açúcar
	Desoxirribose (C5H10O4)
	Ribose (C5H10O5)
	Bases nitrogenadas
	Adenina, guanina, citosina e timina
	Adenina, guanina, citosina e uracila
	Função
	Armazenamento de material genético
	Síntese de proteínas
	Estrutura
	Dois filamentos de nucleotídeos em espiral
	Um filamento de nucleotídeo
	Síntese
	Autorreplicação
	Transcrição
	Enzima sintética
	DNA-polimerase
	RNA-polimerase
	Localização
	Núcleo celular
	Núcleo celular 
2- A Nutrição contemporânea está centrada em pesquisas visando à promoção da saúde e à prevenção de doenças. A nutrigenômica e a nutrigenética tornam possível o estudo das interações entre dieta, nutrientes e genes. Disserte sobre o objetivo da nutrigenômica. FONTE: VALENTE et al. Nutrigenômica/nutrigenética na elucidação das doenças crônicas. HU Revista, Juiz de Fora, v. 40, n. 3 e 4, p. 239-248, jul./dez. 2014.
Os estudos sobre a nutrigenômica estão mais focalizados nos efeitos dos nutrientes no genoma, proteoma e metaboloma do indivíduo, e tem como objetivo entender como os componentes de uma dieta específica podem afetar os genes de uma pessoa, verificando se ocorre um aumento ou diminuição de seu potencial no organismo, dessa forma essa ciência pode ser capaz, de estabelecer através de estudos uma promoção da saúde e a redução do risco de doenças crônicas, como o câncer.

Continue navegando