Buscar

projeto parte 2

Prévia do material em texto

“à manipulação livre de instrumentos de materiais é o primeiro passo da criança na familiarização com os recursos disponíveis para a sua expressão. contudo , devemos saber que ,mesmo na mais tenra idade, o fazer artístico não é apenas uma ação inicial .as crianças são capazes de mexer com substâncias experimentar instrumentos nas mais variadas superfícies ,lambuzando ,riscando ou imprimindo suas marcas .Com a orientação de um adulto a criança pode conduzir ação para um espaço mais apropriado como uma folha de papel .embora a ação das mãos ou dos dedos da criança ,como, por exemplo na comida derramada ao lado do prato na areia no pingo de água, assim como a impressão de um pedaço de fruta ou chocolate sobre uma superfície qualquer ,seja uma forma primitiva de a criança experimentar a arte , é necessário que os pais e professores a preparem para transformar a brincadeira em expressão.”
texto retirado do capítulo 10 de educação infantil para que te quero por Paola Basso Mena Barreto Gomes 
Texto encontrado no mesmo capítulo:
As massas e as substâncias
“A interação entre a Terra e água cria as misturas que as crianças mais gostam de manipular. mesmo que o professor não planeja nada a respeito, sempre aparecer um pote de água com outras substâncias dentro, os quais alguns alunos são capazes de ficar horas mexendo. Às vezes podem pensar que tudo é uma meleca e tem que a criança está só fazendo bagunça ou invés de trabalhar, mas tais misturas são experimentações importantes no seu desenvolvimento.”
Retirados do livro “estrutura e organização da escola de educação infantil”
“Q fazer artístico está relacionado a exploração, expressão é comunicação de produção de trabalhos, Experimentação de sempre ações que os materiais oferecem, as reações frente ação de quem o utiliza e os sentimentos individuais impressos na obra.”
“desenhos, pinturas com todas as suas técnicas e possibilidades de materiais deve estar à disposição das crianças. não há possibilidade de desenvolver um trabalho rico na área artística oferecendo apenas folhas de papel sulfite giz de cera. a criança precisa ter contato com vários tipos de suportes [...]”
Textos retirados do livro jogos de brinquedos na infância 
Segundo Oliveira (2002) Enquanto a criança brinca, o afeto, a motricidade a linguagem a representação a memória e outras funções cognitivas estão entrelaçados. o brincar cria condições de aprendizagem significativas, por exigir da criança formas mais complexas de se relacionar com o mundo e assim produzir cultura.
Para essa autora, os objetos manipulados pela criança na brincadeira são utilizados de forma simbólica, como substitutos de outros.

Continue navegando