Buscar

Conceito de Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

0. Conceito de Contabilidade
“A Contabilidade é uma metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja pessoa física, entidade de finalidade não lucrativa, empresa, ou mesmo, pessoa jurídica de Direito Público” (Sérgio de Iudícibus).
A Contabilidade é uma ciência que possibilita o controle permanente do Patrimônio das Empresas.” ( Osni Ribeiro)
1.2 Objeto da Contabilidade e sua Finalidade
A finalidade da contabilidade é gerar informações que possibilitem o controle e o planejamento e permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade.
As informações de natureza econômica compreendem os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade. As informações de natureza financeira abrangem os fluxos de caixa e do capital de giro.
1.3. Campo de aplicação e Usuários da Contabilidade
Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela sua situação da empresa e buscam na Contabilidade as suas respostas.
A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.
-Pessoa Física é a pessoa natural, é todo ser humano, é todo indivíduo 
-Pessoa Jurídica é a união de indivíduos que através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos ou não.
O campo de aplicação da Contabilidade abrangem todas as entidades econômico- administrativas, até mesmo as pessoas de direito público, como a União, os Estados, os Municípios, Autarquias, etc. Quanto ao fim a que se destinam, as entidades econômico-administrativas, podem ser classificadas: Instituições e Empresa
a) Entidades com fins econômicos – chamadas empresas, visam ao lucro para preservar e/ou aumentar o patrimônio líquido. Exemplo: empresas comerciais, industriais agrícolas etc.
b) Entidades com fim socioeconômico – intituladas instituições, visam superávit que reverterá em benefício de seus integrantes. Exemplo: associações de classe, clubes sociais etc. 
c) Entidades com fins sociais – também chamadas instituições, tem por obrigação atender às necessidades da coletividade a que pertencem. Exemplo: a União, os Estados e os Municípios.
1.4 Ponto de Partida – Técnicas Contábeis
Chamamos de “TÉCNICAS CONTÁBEIS” os métodos utilizados para o registro dos fatos administrativos, as quais envolvem quatro etapas, ordenadas na seguinte seqüência:
. Escrituração – registro, em livros próprios (Diário, Razão, Caixa e Contas Correntes), de todos os Fatos Administrativos que ocorrem no dia-a-dia das empresas.
. Demonstrações Financeiras – quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa. As demonstrações financeiras mais conhecidas são o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício.
. Auditoria - verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações financeiras, através do exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles. 
. Análise de Balanços – exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações financeiras, com o fim de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da Contabilidade.
Quando se compra a prazo adquire-se uma obrigação de pagar
Quando de vende a prazo adquire-se um direito de receber
Os acontecimentos que interferem no patrimônio, aumentando-o ou diminuindo-o, eles se classificam como Fatos administrativos= compras, vendas, pagamentos e recebimentos.
Aqueles acontecimentos que não interferem no patrimônio recebem o nome de Atos administrativos= demissões e admissões de empregados, atendimentos de telefonemas, recebimento e encaminhamento de correspondência, assinaturas de contratos de locação.
O capital inicial de uma empresa pode ser formado por outros elementos como casa, carro, móveis, equipamentos etc. Dessa forma pode ser constituído somente por dinheiro ou por dinheiro e outros bens conjuntamente. Quanto a natureza do capital com que são constituídas, as empresas podem ser públicas, privadas ou mistas. São públicas= aquelas constituídas com capital do governo. Privadas= aquelas constituídas com capital de particulares. Mistas= aquelas constituídas com capital do governo e de particulares
Empresa= unidade de produção, resultante da combinação dos três fatores da produção (natureza, trabalho e capital) e constituída para o desenvolvimento de uma atividade econômica.
Instituição=entidades econômico-administrativas com finalidades sociais e socioeconômicas. As com objetivos sociais= aquelas cuja administração tem por objetivo o bem estra social da coletividade, como associações recreativas e esportivas, os hospitais beneficentes, asilos. As com finalidades socioeconômicas= aquelas cuja administração tem interesse no aspecto econômico da entidade, porem este reverte em beneficio da coletividade a que pertencem, como institutos de aposentadoria, pensões, previdências.
PATRIMONIO
O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações avaliado em moeda e pertencente a uma pessoa ( FISICA OU JURIDICA)
Bens= coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. Podem ser materiais ou imateriais
Bens materiais- corpóreos ou tangíveis, são os objetos que a empresa tem para uso( armários, prateleiras, computadores, automóveis) troca( dinheiro, mercadoria) ou consumo( material de limpeza, de expediente, de embalagem) Dividem-se em:
Bens móveis- os que podem ser removidos do seu lugar. Veículos, mesas, dinheiro, mercadoria.
Bens imóveis -os que não podem ser deslocados. Terenos, edifícios.
Bens imateriais- incorpóreos ou intangíveis, não possuem corpo. Mais comuns:
Fundo de comércio- compra-se uma empresa, que já tenha clientes, compra-se um ponto
Marcas e patentes
Direitos= todos os valores que a empresa tem para receber de terceiros, como duplicatas, promissórias, alugueis a receber.
Obrigações= valores que a empresa tem de pagar a terceiros, 
 2.2 Aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio
Qualitativos- consiste em especificar, segundo a natureza de cada um, os bens direitos e as obrigações 
Qualitativos- esse aspecto consiste me dar a esses bens, direito e obrigações, seus respectivos valores, levando-nos a conhecer o valor do patrimônio da minha empresa..
2.3 REPRESENTAÇÃO GRAFICA DO PATRIMONIO 
O lado esquerdo do gráfico é chamado lado positivo, pois os bens e os direitos representam a parte positiva do patrimônio da empresa. O lado direito é o lado negativo, pois as obrigações representam a parte negativa do patrimônio da empresa.
Os elementos + são componentes ativos, seu conjunto forma o ativo. Os elementos negativos são componentes passivos, seu conjunto forma o passivo.
2.4 Situação Liquida patrimonial
BENS+ DIREITOS – OBRIGAÇOES= SITUAÇÃO LIQUIDA PATRIMONIAL
Os elementos patrimoniais poderão apresentar 3 situações liquidas patrimoniais diferentes.
2.4.1 Situação Liquida Positiva ( ativo maior que o passivo)
Maneiras de se referir a essa S.L: Situação liquida positiva; S.L ativa, S.L superavitária.
2.4.2 S.L Negativa ( Ativo menor que o passivo)
Maneiras de se referir a essa S.L.: S.L. negativa, passiva, deficitária; passivo a descoberto.
2.4.3 S.L Nula ( ativo igual ao passivo)
2.4.4 Ativo igual a S.L
Comum, quando a empresa esta se constituindo.
2.4.5 S.L igual ao passivo
Comum quando a empresa esta em fase de liquidação.
2.5 Equação básica do patrimônio 
BENS+ DIREITOS – OBRIGAÇOES= SITUAÇÃO LIQUIDA PATRIMONIAL ou Patrimônio liquido
2.6 Patrimônio Líquido= Situação Líquida
Patrimônio Líquido é o quarto grupo de elementos patrimonial que completará a demonstração contábil denominada Balanço Patrimonial.
BALANÇO PATRIMONIAL
 ATIVO PASSIVO
 BENS OBRIGAÇÕES 
 DIREITOSPATRIMÔNIO LÍQUIDO 
Os sócios, apesar de serem os donos da empresa, tem “direitos” (que para a empresa são obrigações), em função do dinheiro que investiram e também, dos lucros gerados. Esta obrigação para com os sócios denominamos de Capital Próprio.
O Patrimônio Líquido é composto:
1. Capital;
1. Reservas; e 
1. Prejuízos Acumulados.
 Conceitos
O Capital é o aporte de recursos que os sócios colocam a disposição da empresa. O capital social poderá ser formado com contribuições em dinheiro ou em qualquer espécie de bens susceptíveis de avaliação em dinheiro.
As Reservas são parcelas dos lucros apurados pelas empresas que ficam retidas(retiradas, reservadas) para determinados fins, como é o caso da Reserva para Investimentos, que normalmente é utilizada para ampliação das instalações da empresa, abertura de filiais etc.
 
Os Prejuízos Acumulados correspondem ao resultado negativo apurado pela empresa na movimentação do patrimônio.
Equação fundamental do Patrimônio é:
ATIVO = PASSIVO Ou
BENS E DIREITOS = OBRIGAÇÕES COM TERCEIROS + SITUAÇÃO LIQUIDA OU
PATRIMÔNIO LÍQUIDO ou
BENS E DIREITOS – OBRIGAÇÕES = SITUAÇÃO LÍQUIDA OU PATRIMÔNIO LÍQUIDO
2.8 Origens e aplicações de recursos 
Ao observar um Balanço Patrimonial, você pode visualizar o total de recursos que a empresa obteve e que estão à sua disposição. O lado do Passivo mostra onde a em- presa conseguiu esses recursos; o lado do Ativo, onde ela aplicou os referidos recursos. Veja melhor: 
2.8.1 Passivo — origem dos recursos Os recursos totais que estão à disposição da empresa podem originar-se de duas fontes: 
1. Recursos de terceiros —obrigações, isto é, são recursos de terceiros que a empresa utiliza no seu giro normal. Esses recursos, por sua vez, provêm de duas fontes: (Ficam nas obrigações)
 Débitos de funcionamento (débito no sentido de dívida) — obrigações que surgem em decorrência da gestão normal da empresa, como as obrigações a fornecedores, fiscais, trabalhistas e outras; 
Débitos de financiamento — recursos obtidos pela empresa junto a terceiros em forma de empréstimos. 
1. Recursos próprios — também podem provir de duas fontes: ( Ficam no P.L.)
Proprietários ou sócios — parcela do capital que foi investida na empresa pelo titular ou pelos sócios;
Giro normal — acréscimos ocorridos no Patrimônio Líquido em decorrência da gestão normal da empresa. Esses acréscimos são obtidos pelos lucros, que poderão estar representados em contas de Lucros Acumulados ou de Reservas. 
2.8.2 Ativo — aplicação dos recursos ( Fica no ativo, em bens ou direitos)
O lado do ativo mostra onde a empresa aplicou os recursos que tem à sua disposição, cujas origens estão evidenciadas no lado do Passivo. 
A empresa aplica seus recursos em Bens (de uso, de troca ou de consumo) e em di- reitos (Duplicatas a Receber, Promissórias a Receber etc.).

Continue navegando