Buscar

Ginástica Geral - Aula 12

Prévia do material em texto

Componente - Educação Física
	3° bimestre
	Unidade Temática - Ginástica / Objeto do Conhecimento – Ginástica Geral
	
	Título da Aula 
	Aula 12 – Vamos avançar na ginástica?
	Ano
	2° ano
	Objetivos de aprendizagem
	Experimentar e fruir movimentos de posição invertida; identificar, experimentar e fruir o movimento denominado estrela, adotando procedimentos de segurança e os movimentos técnicos ensinados; identificar e experimentar diferentes tipos de saltos, rolamentos e movimentos em equilíbrio; planejar e utilizar estratégias para a execução de saltos, movimentos de equilíbrio e rolamentos, de forma individual.
	Conteúdo
	Roda/Estrela.
	Material necessário:
	· Espaço livre com linhas demarcadas;
· Colchonetes.
Retomando
Professor, na aula anterior, os estudantes aumentaram seu repertório de movimentos explorando atividades de rolamento. Nesta aula, os estudantes irão aumentar seu repertório de movimentação em solo.
Atividade 1 – Hora de Rolar
Professor, inicie a aula com um aquecimento e alongamento. Explore com estudantes diferentes saltos, movimentos em equilíbrio, rolamentos (em ambos os eixos) etc., que foram realizados nas aulas anteriores pela turma.
Atividade 2 – Roda/Estrela
Roda/Estrela. Professor, a “Roda/Estrela”: é a chamada estrela. 
O estudante passa, lateralmente, em apoio invertido (de ponta cabeça) e retoma de pé. Pode ser realizada, primeiramente, com apoio de cabeça e joelhos dobrados lateralmente, depois, com as pernas semiflexionadas lateralmente, utilizando apoio e, logo, sem apoio. Após, pernas semiflexionadas acima do corpo, seguindo até que os estudantes consigam manter as pernas esticadas somente com apoio das mãos. 
(OBS.) Professor, é importante trazer um caráter lúdico ao exercício de roda estrela, por meio da música, e/ou classificar cada etapa do exercício com uma figura comum no imaginário infantil, como animais e/ou personagens.
Nessa etapa, iremos retomar alguns procedimentos educativos com os quais os estudantes tiveram contato no “1º Ano”. Distribua o grupo na quadra ou espaço pré-determinado mantendo uma distância segura entre um estudante e outro (se possível, utilize colchonetes individuais). Solicite aos estudantes: 
• No primeiro momento, para apoiarem as duas mãos e tirarem os dois pés do chão, jogando o quadril e os joelhos para cima, flexionados. 
• Em seguida, os estudantes, com as duas mãos apoiadas no chão, deverão tirar os dois pés do chão, e ficar com as pernas afastadas. 
• Os estudantes que já conseguem poderão realizar o movimento e demonstrar para os outros como se faz. Não precisa ser o movimento padrão a ser atingido (joelhos estendidos, alinhados verticalmente com o corpo etc.).
• Agora, os estudantes irão repetir a primeira atividade: colocar as duas mãos no chão, tirar os dois pés do chão flexionando os joelhos, mas tentando estender as pernas para cima. 
• Risque uma linha no chão, propondo aos estudantes que troquem de lado com o apoio das mãos. Os estudantes irão apoiar as duas mãos no chão, lançando as pernas para o ar e trocando de lado. 
• Nesse momento, peça aos estudantes para apoiarem as mãos na linha para virar.
Essa atividade pode ser realizada por meio de um circuito com estações, explorando, além dos rolamentos, outros elementos da ginástica, como execução de saltos e movimentos de equilíbrio.
Garanta que todos os estudantes consigam ter essa experiência, lembre-se da importância de respeitar a limitação de cada um, alguns estudantes se sentirão inseguros para realizar tais movimentos e precisarão do seu apoio para vencer os desafios.

Continue navegando