Buscar

Controle de Fundações

Prévia do material em texto

Quanto à sequência executiva e ao controle do processo executivo, qual alternativa NÃO representa uma recomendação da ABNT NBR 6122:2019 – Projeto e execução de fundações?  
Alternativas
a)A integridade dos tubulões a céu aberto deve ser verificada em, no mínimo, um tubulão por obra, por meio da escavação de um trecho de seu fuste. 
b)Em estacas metálicas ou pré-moldadas de concreto, a nega e o repique devem ser medidos em pelo menos 1% das estacas, e no mínimo uma estaca por obra. O diagrama de cravação deve ser elaborado em 10% das estacas, escolhidas entre as mais próximas aos furos de sondagem. 
c)Em estacas Strauss, Franki e Hélice Contínua Monitorada, pelo menos 1% das estacas e no mínimo uma por obra deve ser exposta abaixo da cota de arrasamento e, se possível, até o nível d’água, para verificação da sua integridade e qualidade do fuste. Na execução das estacas, é necessário que todas as demais estacas situadas a uma distância igual ou inferior a 5 vezes o diâmetro da estaca estejam concretadas há pelo menos 12 horas. 
d)Em estacas escavadas com trado mecânico, sem fluído estabilizante, pelo menos 1% das estacas e, no mínimo, uma por obra deve ser exposto abaixo da cota de arrasamento, para verificação da sua integridade e qualidade do fuste. Não se devem executar estacas com espaçamento inferior a 3 diâmetros em intervalo inferior a 12 horas. 
e)Em tubulões a ar comprimido, não pode ser feito trabalho simultâneo em bases alargadas cuja distância, de centro a centro, seja inferior a 2,5 vezes o diâmetro da maior base.

Continue navegando