Buscar

Avaliação Final - Objetiva

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Individual (Cod.:744861)
Peso da Avaliação 3,00 
Prova 51219242 
Qtd. de Questões 11 
Acertos/Erros 10/1 
Nota 10,00 
1 A obrigatoriedade do cumprimento da norma jurídica é entendida com sua característica geral. Ainda como materialização do direito objetivo, as normas jurídicas terão que ser obrigatoriamente respeitadas, sob pena de o agente ficar sujeito à sanção prevista na lei. No que se refere às características da norma jurídica, podemos afirmar que as normas jurídicas tem algumas características.
A respeito de quais são essas características, assinale a alternativa CORRETA:
A Unilaterais, concretas, liberais e facultativas.
B Unilaterais, abstratas, liberais e coercitivas.
C Bilaterais, abstratas, imperativas e coercitivas.
D Bilaterais, concretas, imperativas e facultativas.
2 O direito é real quando a pessoa o exerce sobre alguma coisa. Aquele em que o bem fica vinculado ao cumprimento de uma obrigação tem uma denominação específica. 
Assinale a alternativa CORRETA que indica como ele se chama:
A Direito real de garantia.
B Direito real de gozo.
C Direito real de fruição.
D Direito real de aquisição.
3 Direito é um conjunto de regras que disciplina diversas dimensões de nossas vidas e traz o conjunto de normas aplicáveis às relações sociais. Uma das principais classificações do Direito é a que o divide em direito objetivo e subjetivo. De acordo com os conceitos de direito objetivo e direito subjetivo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  ) O direito objetivo pode ser conceituado como o complexo de normas jurídicas que regem o comportamento humano, de modo obrigatório, prescrevendo uma sanção no caso de sua violação.
(  ) O direito objetivo pode ser entendido como a norma propriamente dita.
(  ) O direito subjetivo é a possibilidade que a norma dá de um indivíduo exercer determinado conduta descrita na lei.
(  ) Não existe correlação entre o direito objetivo e o direito subjetivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – F – V – V.
B V – V – V – F.
C F – V – V – F.
D V – F – F – V.
4 O direito administrativo que traz as regras que disciplinam a atividade da administração pública, ao estudar o conceito do ramo do direito, ajuda para compreender os atos administrativos, e com isto conhecer os princípios e características dos contratos administrativos. Ao estabelecer os princípios constitucionais que protegem as características fundamentais da ordem jurídica estabelecendo a base de toda a nossa legislação, o Brasil promulgou a Constituição Federal de 1988, sendo esta, a lei fundamental e suprema do Brasil. 
Com relação a alguns desses princípios, assinale a alternativa INCORRETA:
A Ao prever o tratamento igualitário a todos os indivíduos, pelo princípio da moralidade, proibindo o nepotismo. 
B Determinar que todos são iguais perante a lei, pois a princípio da Igualdade visa à obtenção da igualdade de oportunidades como concretização do ideal de justiça social.  
C No âmbito do direito material ou administrativo, garante que o direito ao contraditório e à ampla defesa, pois o princípio do devido processo é a base legal para aplicação de todos os demais princípios, independente do ramo do direito processual.
D O estado, através dos representantes do povo, cria as leis, mas a ela, também, fica vinculado, pois o princípio da legalidade, embora não exista hierarquia entre os princípios constitucionais, é considerado um dos mais importantes instrumentos de proteção individual e coletiva no estado democrático de direito.  
5 A ação culposa ocorre em três tipos de conduta: negligência, imprudência e imperícia. 
Assinale a alternativa CORRETA que define o conceito de negligência:
A Conduta precipitada ou afoita, a criação desnecessária de um perigo, como dirigir veículo em excesso de velocidade.
B É a falta de habilidade técnica para certas habilidades, como não saber manobrar direito um veículo.
C Na negligência há a intenção que está relacionada ao dolo, diferente da imprudência e imperícia.
D Displicência, relaxamento, falta de atenção devida, como não observar a rua ao dirigir.
6 Mercado dos Açoures Ltda. sofreu demanda onde restou condenado. Na mesma demanda, a parte contrária requereu a desconsideração da personalidade jurídica, embasando sua tese no fato do sócio-gerente ter utilizado a pessoa jurídica, a fim de cometer fraudes. Sobre a temática, analise as afirmativas a seguir: I- Via de regra, a pessoa jurídica e o sócio administrador pessoalmente respondem pelos atos da empresa. II- Via de regra, somente a pessoa jurídica responde por seus atos. III- Na desconsideração da pessoa jurídica, os bens particulares dos sócios podem responder por dívidas da empresa. IV- Somente o sócio responde pela empresa, sem comprometer o patrimônio da pessoa jurídica, mesmo sendo solvente. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa IV está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.
7 O casamento, através do regime de bens escolhido, trará as normas que vigorarão no que diz respeito à comunicabilidade ou não dos bens em caso de separação ou morte. 
Relacionado a este contexto, assinale a alternativa CORRETA que trata do regime de participação final nos aquestos:
A Todos os bens atuais e futuros de ambos os cônjuges permanecerão sempre de propriedade individual de cada um.
B Trata-se de um regime misto de separação de bens, durante o casamento, e de comunhão parcial ao dissolver-se a sociedade conjugal.
C Todos os bens adquiridos após a data do casamento serão comuns ao casal.
D Todos os bens atuais e futuros de ambos os cônjuges serão comuns ao casal.
8 Determinadas ações se constituem atos do Poder Executivo revelando a dupla finalidade: de um lado, como atos de governo ou a execução das funções e da administração e, assim, sobre a destinação de verbas autorizadas, a nomeação de ministros, a intervenção federal, a celebração de tratados.
Assinale a alternativa CORRETA que indica a respeito do que está se tratando:
A Decreto regulamentar.
B Lei complementar.
C Decreto legislativo.
D Resoluções.
9 Juca estava passando por uma fase difícil em sua vida. Não conseguia mais quitar os débitos junto aos credores e seu nome encontrava-se negativado. Receoso de perder seus bens para os credores, achou por bem vendê-los. Os valores arrecadados foram depositados na conta poupança de sua genitora. Diante da narrativa, qual(is) situação(ões) poderá(ão) ensejar na anulação do negócio jurídico realizado? Classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Estado de perigo. ( ) Dolo. ( ) Erro. ( ) Fraude a credores. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - F.
B F - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - F - V.
10 O direito processual é o ramo do direito público que regulamenta a forma que as ações judiciais se desenvolverão no judiciário. Traz as regras que chamamos de “direito formal”, enquanto direito civil. Ele se divide em três grandes ramos. Sobre os ramos do direito processual, assinale a alternativa INCORRETA:
A Direito Processual Civil.
B Direito Processual do Trabalho.
C Direito Processual Penal.
D Direito Processual Familiar.
11 (ENADE, 2004) A administração pública pratica suas ações através de atos administrativos, que podem ser unilaterais ou bilaterais, através do poder discricionário e vinculado. Contudo, para cuidar da coisa pública, conta com braços importantes para cumprir aquilo que lhe foi determinado na Constituição Federal vigente, permitindo às Autarquias e Entidades Estatais prestar serviços públicos. Essa inovação visa a:
A Transferir para a Entidade Estatal responsabilidades definidas pela esfera federal.
B Desconcentrar o poder decisório da União para as Autarquias.
C Descentralizar o poder historicamente concentrado na esfera federal.
D Fortalecer o poder do governo central.

Continue navegando