Buscar

Final Final- Perguntas Disparadoras - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR S8

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR
PERGUNTAS DISPARADORAS S8 2023.1 – NP1
· Saúde Coletiva V 
1. Como o Dr. Carlos calculou seus honorários? Discuta na resposta a questão dos custos fixos e variáveis gerados na Consulta de Joãozinho. 
O cálculo dos honorários pode ser feito considerando diversos fatores, tais como: Condição sócio-econômica do paciente e da comunidade; O conceito do profissional; O costume do lugar; A complexidade do caso; O tempo utilizado no atendimento; O caráter de permanência, temporariedade ou eventualidade do trabalho; Circunstância em que tenha sido prestado o tratamento; A cooperação do paciente durante o tratamento; O custo operacional; e, A liberdade para arbitrar seus honorários, sendo vedado o aviltamento profissional. 
Deve dividir o número de todas as despesas fixas pelo número de horas úteis de trabalho no mês e saber o pró-labore que será usado para calcular o valor da hora de trabalho do cirurgião-dentista. Além disso, deve ser levado em consideração tudo o que foi dito no paragrafo anterior que também influenciam no valor dos honorários.
2. 2. Qual seria a conduta apropriada tendo em vista a gestão do consultório para a cobrança do tratamento do Joãozinho (primeira consulta, limpeza e flúor)? 
O cirurgião-dentista pode cobrar os honorários da forma que achar melhor, considerando todos os aspectos apresentados na questão anterior. Para a gestão do consultório, não deveriam ser oferecidas consultas grátis como o Dr. Carlos fez, visto que existem diversos custos, fixos e variáveis, que envolvem a gestão de um consultório odontológico. 
· Atenção ao Paciente com Necessidades Especiais e Geriátrico 
1. Qual a provável classificação da diabetes apresentada por Joãozinho? Discuta a diferença entre este tipo e as demais. 
Provavelmente trata-se de um diabetes do tipo I, por ele fazer uso de insulina NPH de ação lenta. Nesse tipo de diabetes o corpo não consegue produzir o hormônio e assim a insulina precisa ser aplicada no corpo artificialmente. Já no diabetes tipo II, o tratamento pode ser feito com antidiabéticos orais ou insulina. Em alguns casos, dependendo dos níveis de açúcar no sangue, apenas alterações no estilo de vida é capaz de controlar a glicose.
Além dessas duas, existe a diabetes gestacional e o pré-diabetes. A primeira trata-se de uma diabetes que acontece apenas durante a gestação e está relacionado com o bloqueio da ação da insulina por alguns hormônios produzidos pela placenta. Já a segunda ocorre quando o nível de açúcar no sangue está elevado, porém em um nível que ainda não é o suficiente para fechar o diagnóstico de diabetes.
2. Quais são as características clínicas odontológicas apresentadas por pacientes portadores de diabete melitus? 
As alterações bucais apresentadas por pacientes com diabetes melitus são resultados da descompensação da doença. Assim, o paciente com o controle inadequado do quadro glicêmico pode apresentar doença periodontal extensa, múltiplos abscessos, infecções persistentes, candidíase, xerostomia, dificuldades de cicatrização além de hálito cetônico.
3. Quais são os principais exames hematológicos solicitados para pacientes com diabetes melitus? Quais suas interpretações e implicações frente ao atendimento odontológico? 
Deve ser solicitado hemograma completo e glicemia em jejum. Caso a glicemia dê abaixo de 70 ou acima de 200 os procedimentos eletivos devem ser suspensos e o paciente deve ser encaminhado para o médico para avaliar ajuste de dose. Se esse índice estiver apenas descompensado, deve ser avaliado o uso de cobertura antibiótica para aqueles procedimentos cruentos, além de terapias adjuvantes como o uso de laser de baixa potência para auxiliar na cicatrização da ferida cirúrgica, como por exemplo após a extração de um elemento dentário.
· Cirurgia Avançada e Implantodontia 
1. Qual o conceito e etiologia de dentes incluso? 
Dentes inclusos são entendidos como um dente que não teve a capacidade de irromper na cavidade bucal até atingir sua posição normal na arcada dentária, dentro do período esperado. Uma das suas principais causas é a falta de espaço na arcada, além de resistência da fibromucosa e sua densidade que o recobre, permanência por longo tempo dos dentes decíduos (de leite) na arcada e perda prematura dos dentes decíduos alterando a posição dos permanentes.
2. Quais as modalidades terapêuticas para os dentes inclusos?
Existem algumas possibilidades de tratamento para os dentes inclusos, tais como: Remoção do dente; Tracionamento ortodôntico; Redirecionamento da erupção; Transplante.
· Clinica Infantil II 
1. Em que fase da dentição se encontra a criança? 
Fase de dentição mista.
2. Sua radiografia panorâmica apresentou alguma característica de anormalidade?
Apresentou os dentes caninos 13 e 23 inclusos, onde o 23 está em uma posição bem desfavorável para a erupção fisiológica.
3. Que tipo de análise é possível ser feita a partir dos modelos ortodônticos?
Pode ser realizada análise da discrepância de modelo para relacionar os dados do espaço presente com o espaço requerido do paciente.
4. Que tipos de alterações ortodônticas podem ser diagnosticadas clinicamente no paciente? 
Apresenta overjet acentuado e overbite em cerca de 50%. Na classificação de Angle, aparenta possuir classe II. Clinicamente pode-se entender que o paciente não possui um espaço presente adequado, apresentando inclusões dentárias dos caninos permanentes.
· Odontologia Legal 
1. Analisando o dia em que o paciente Joãozinho foi atendido pelo Dr. Carlos, houve alguma infração ética? Justifique. 
Sim. O Cirurgião-Dentista cometeu infração ética pois exibiu o paciente em um meio de comunicação sem a sua permissão ou dos responsáveis em caso de paciente menor de idade.
2. A veiculação de imagens em redes sociais é um excelente mecanismo de marketing nos dias de hoje. Qual o amparo normativo autoriza o Dr. Carlos a publicar as imagens de Joãozinho na rede social? 
Resolução CFO-196/2019
3. Houve exercício ilícito da ASB no atendimento a Joaozinho? Justifique.
Sim, pois é vedado ao ASB prestar assistência direta ao paciente e realizar limpezas, colar bráquetes, aplicar flúor, entre outros.

Continue navegando