Buscar

Administração e Planejamento

Prévia do material em texto

5
VANDERSON FERREIRA PACHECO
Climatologia e MeteorologiaClimatologia e MeteorologiaFUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E CONTEXTO ORGANIZACIONAL
São Luís
2024
Introdução
A administração, em seu conceito básico, é a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas que serão alcançadas com o direcionamento dos colaboradores, a fim de que se obtenham resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes, assim como às suas próprias (CHIAVENATO, 2007). Na administração, também podemos observar a base de processos, que tem como finalidade a garantia da eficácia, eficiência e efetividade de um sistema produtivo, independentemente de sua natureza econômica. Mas, o que isto significa? Uma boa resposta para isto é o entendimento que a administração é uma área de estudo ampla, mas que fornecerá subsídios para que você possa estabelecer as suas ações diante do problema de atraso da empresa, que não poderá se repetir na nova obra.
Diante de tantas áreas que fazem parte da administração de uma empresa, como um engenheiro vai conseguir dominá-las para ajudar na gestão de projetos de uma empresa? Simples: um engenheiro poderá ser de grande relevância na constituição das ações futuras de uma empresa, no que diz respeito à administração e busca de resultados. O mercado de trabalho espera que qualquer profissional consiga: fixar objetivos (planejar); analisar (conhecer os problemas); solucionar problemas; organizar e alocar recursos (recursos financeiros, tecnológicos e humanos); comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar); tomar as decisões (rápidas e precisas); mensurar e avaliar os processos e os resultados (controlar). Muito interessante, não acha? O mais bacana de toda essa história, e o que comprova a grande importância do nosso estudo, é a capacidade prática de utilizar conceitos da administração na resolução de nossos problemas organizacionais relacionados à engenharia.
Processo administrativo
O primeiro passo é o planejamento. Nesta fase, deveremos fazer uma imersão na definição dos objetivos da empresa, traçar as suas metas de maneira a alcançar os planos constituídos, e fazer a divisão e a programação das atividades (o engenheiro possui vantagem neste momento, por sua grande capacidade de sistematização). Para facilitar o processo de planejamento, podemos dividi-lo em: estratégico, tático e operacional.
Planejamento estratégico
As empresas estudam as ações que serão aplicadas em longo prazo, o que faz com que toda a companhia seja envolvida. Durante o planejamento estratégico, é importante que a empresa faça uma análise do que acontece nos ambientes externos (oportunidades e ameaças vindas de: concorrentes, fornecedores, situação econômica, situação política, situação legal, etc.) e internos (avaliação dos pontos fortes e fracos da sua organização com relação aos concorrentes), para que ela entenda em que ambiente está inserida e onde poderá chegar. Essa avaliação é norteada após a elaboração da missão, da visão, dos objetivos, das metas, e dos valores da empresa. Mas como podemos saber mais sobre esse “norte”? Definindo e exemplificando cada um dos termos. Missão é a condição, razão, motivo pelo qual a empresa existe. E, com o estabelecimento da sua razão de ser, a empresa já consegue ter uma visão de onde ela pode e quer chegar no futuro. Podemos associar, então, que se criamos planos em longo prazo, a visão se completa.
Para finalizar, o último pilar do processo administrativo é a linha de controle. Essa função administrativa tem alta sinergia (proximidade) com o planejamento, e nela conseguimos avaliar se as ações que vêm sendo tomadas na empresa estão atingindo os resultados previstos. Caso os resultados esperados não estejam sendo alcançados, serão pedidas ações de correção de rumo, a fim de que os objetivos e metas da organização possam ser alcançados de forma precisa.
image1.png

Continue navegando

Outros materiais