Buscar

DESCREVER OS EVENTOS VASCULARES

Prévia do material em texto

CDP 2 - INFLAMAÇÃO
1. COMPREENDER OS EVENTOS VASCULARES DA INFLAMAÇÃO:
- 1. Marginação: Durante as fases iniciais da resposta inflamatória, os leucócitos permanecem concentrados ao longo da parede do endotélio. O cross-talk entre os leucócitos do sangue e do endotélio vascular define um evento inflamatório definitivo e garante adesão segura e aprisionamento de leucócitos ao longo do endotélio. Como consequência, os leucócitos retardam sua migração, aderem firmemente ao endotélio e começam a se deslocar ao longo da periferia dos vasos sanguíneos. Processo de acumulação de leucócitos.
- 2. Rolamento: liberação subsequente de moléculas de comunicação celular chamadas citocinas faz as células endoteliais que revestem os vasos expressarem moléculas de adesão celular, como selectinas, que se ligam a resíduos de carboidratos localizados na superfície dos leucócitos. Essa interação retarda o fluxo e faz os leucócitos se deslocarem ao longo da superfície das células endoteliais em um movimento de rolamento, e, quando finalmente imobilizados, aderirem fortemente a moléculas de adesão intercelular fixando-se ao endotélio. 
- 3. Adesão: A adesão provoca a separação das células endoteliais, possibilitando que os leucócitos estendam pseudópodes, façam a transmigração através da parede vascular e, em seguida, pela influência de fatores quimiotáticos, migrem para os espaços teciduais.
- 4. Transmigração: Leucócito migra para os tecidos lesionados através do aumento da permeabilidade vascular e a ação da molécula junção (PECAM);
- 5. Quimiotaxia: Leucócitos vai para o local da lesão por citocinas.
- 6. Ativação e Fagocitose: Ao chegar no local, o leucócito é ativado e pode fagocitar; Durante a fase final da resposta celular, monócitos, neutrófilos e macrófagos dos tecidos são ativados para englobar e degradar as bactérias e os fragmentos celulares em um processo denominado fagocitose.

Continue navegando