Buscar

Teorias humanistas

Prévia do material em texto

As teorias humanistas são perspectivas na psicologia que enfatizam a importância da experiência humana subjetiva, o crescimento pessoal, a auto realização e o potencial individual. Elas se concentram no estudo do ser humano como um todo, na particularidade, complexidade e singularidade de cada indivíduo, considerando aspectos como livre arbítrio, autoconhecimento e a busca por significado na vida. Em suma, as teorias humanistas valorizam a capacidade das pessoas de buscar significado e propósito em suas vidas, enquanto destacam a importância do livre-arbítrio e da responsabilidade pessoal.
O humanista Carl Rogers propõe essa nova teoria humanista, em que coloca o indivíduo em desenvolvimento natural e entende esse indivíduo como um ser capaz, que vem repleto de habilidades de conhecimentos com o qual irá desenvolver este indivíduo. Basicamente, ele relaciona e crítica às relações culturais. 
Carl Rogers diz que: “…o único homem educado é o homem que aprendeu a aprender; o homem que aprendeu a adaptar-se e mudou, que percebe que nenhum conhecimento é seguro e que só o processo de buscar conhecimento dá alguma base para segurança. “ 
Por outro lado, George Kelly, também humanista, diz que os processos de uma pessoa são psicologicamente canalizados pelas maneiras nas quais ela antecipa eventos. Trazendo para esse pensamento de Kelly, para o nosso tema da cannabis, temos que estar preparados para as pessoas, principalmente, idosos e pessoas muito religiosas, que já vivem com preconceito com o cannabis. Tendo em vista, que a maconha é mal vista pela sociedade brasileira, sendo assim poderá ocorrer bastante rejeição ao tratamento à base de cannabis.

Continue navegando