Buscar

549370

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
A bocha paralímpica
7º ANO
Aula 14 – 3º bimestre
Educação Física 
Esportes;
Esportes paralímpicos;
Bocha paralímpica. 
Analisar a disponibilidade de espaços na comunidade para a prática de esportes paralímpicos e propor alternativas para sua prática.
Conteúdo
Objetivo
(EF07EF23*) Analisar a disponibilidade de espaços na comunidade para a prática de Esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua prática.
Você conhece alguma modalidade paralímpica? Qual(is)?
Sabia da existência da bocha paralímpica? O que sabe a respeito?
Em sua opinião, qual a importância do esporte paralímpico?
Quais as alternativas para a prática?
Levante a mão quem quiser responder!
Para começar
6 minutos
Professor, deixe que os estudantes compartilhem seus conhecimentos prévios, instigue-os a falar. 
Caso não saibam nada a respeito, dialogue com eles sobre essa falta de conhecimento sobre o assunto, abordando a falta de divulgação e discussão de uma temática tão importante. 
Fale com eles sobre inclusão de pessoas com deficiência nos esportes e nas aulas de Educação Física escolar.
Entrem nessa temática tão importante com cuidado e muito respeito.
Existe outra modalidade de bocha além da que vocês vivenciaram: a bocha Paralímpica.
Ela é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas e só apareceu no Brasil na década de 1970. 
Sua competição tem como objetivo o lançamento das bolas coloridas o mais perto possível de uma bola branca, chamada de jack (ou bolim). 
Bocha paralímpica
Foco no conteúdo
2 minutos
Seus atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os lançamentos. 
É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio e contar com ajudantes (calheiros) no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros. As provas podem ser disputadas individualmente, em duplas ou por equipes femininas e masculinas.
Foco no conteúdo
2 minutos
Na classificação funcional, os atletas são divididos em quatro classes, de acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não.
BC1 – Opção de auxílio de ajudantes (podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido).
BC2 – Não podem receber assistência.
BC3 – Deficiências muito severas. Usam instrumento auxiliar, podendo ser ajudados por outra pessoa.
BC4 – Outras deficiências severas, mas que não recebem assistência.
Classes na bocha
Foco no conteúdo
2 minutos
Assistam ao vídeo do Comitê Paralímpico Brasileiro e aprendam um pouco mais sobre a bocha paralímpica, essa modalidade tão inclusiva e que nos ensina sobre superação e resiliência. Depois, converse com seus colegas e professores sobre o que acabaram de assistir.
https://www.youtube.com/watch?v=Y_p2dwUjwiM
Virem e conversem
Foco no conteúdo
10 minutos
O vídeo tem duração de 4 min e 18 seg. Assistam a ele e conversem sobre o que assistiram.
Acham que seria possível adaptar a bocha já praticada, a fim de experimentar como seria a bocha paralímpica? Como poderíamos fazer isso?
E se praticarmos a bocha sentados, simulando a cadeira de rodas utilizada na modalidade paralímpica?
Haveria maior dificuldade? Por quê?
Que tal experimentar realizar alguns lançamentos sentados só para conseguir responder a essas perguntas com mais propriedade?
Experimentem, depois compartilhem como foi a experiência.
Virem e conversem
Na prática
15 minutos 
Professor, tendo em vista que os estudantes já vivenciaram a bocha em outra aula, a sugestão agora é que eles vivenciem lançar as bolas sentados e percebam as dificuldades encontradas, compartilhando com os colegas o que puderam sentir em relação a poder lançar a bola em pé, se perceberam mais dificuldade em dosar força, direção, precisão, etc. 
Devido ao pouco tempo, a ideia é só uma demonstração mesmo, um lançamento experimental, para que consigam conversar sobre as perguntas propostas com mais propriedade e melhor compreensão. 
Caso haja tempo e oportunidade, em outro momento, vivencie com eles um jogo de bocha paralímpica pensando nas adaptações que eles mesmos pensarem e propuserem.
Você conhece, em sua comunidade, espaços para a prática de esportes paralímpicos? Quais?
Após a aula de hoje é possível pensar em alternativas e propô-
-las para a prática de esportes paralímpicos? Quais?
Qual a importância de se disponibilizarem espaços e alternativas para a prática de esportes paralímpicos?
Levante a mão quem quiser responder!
Aplicando
 7 minutos
Aprendemos sobre a bocha paralímpica;
Pensamos na disponibilidade de espaços na comunidade para a prática de esportes paralímpicos, assim como em alternativas para sua prática.
O que aprendemos hoje?
1 minuto
Tarefa SP
Localizador: 98896
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
11
Comitê Paralímpico Brasileiro. Bocha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y_p2dwUjwiM. Acesso em: 3 jul. 2023.
Comitê Paralímpico Brasileiro. Bocha. Disponível em: https://www.cpb.org.br/modalidades/51/bocha. Acesso em: 3 jul. 2023.
Referências
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução de Leda Beck. Consultoria e revisão técnica de Guiomar Lamo de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Boa Prosa/Fundação Lemann, 2011.
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 63 técnicas para melhorar a gestão de sala de aula – 3.0. Tradução de Daniel Vieira e Sandra Maria Mallmann da Rosa. Revisão técnica de Fausto Camargo e Thuinie Daros. Porto Alegre: Penso, 2023.
Referências
SÃO PAULO (Estado). Currículo em Ação: Caderno do Professor. Educação Física – Anos Finais – 2º semestre. v. 2. - Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/10/EF_EDF_CP_6AO9_Completo_9P.pdf. Acesso em: 3 jul. 2023.
SÃO PAULO (Estado). Currículo em Ação: Caderno do Estudante. Linguagens e Inova – Anos Finais – 7º ano. 2º semestre. v. 2. - Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/10/EF_AF_CE_7A_LGG_INOVA_Completo.pdf. Acesso em: 3 jul. 2023.
Referências
SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista: Etapa Ensino Fundamental. Secretaria da Educação. São Paulo: SEDUC, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/07/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 3 jul. 2023.
Referências
Lista de imagens:
Slide 4 – https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/disabled-person-playing-boccia-imagem-royalty-free/1182094803?phrase=bocha+cadeirante&adppopup=true
Slide 5 – https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/disabled-person-playing-boccia-imagem-royalty-free/1335560622
Referências
Material 
Digital

Continue navegando