Buscar

Teatro Radiofônico e Podcast

Prévia do material em texto

Do teatro radiofônico ao podcast
1ª SÉRIE
Aula 14 – 3º Bimestre
Arte 
Etapa Ensino Médio
Conteúdo
Objetivos
Teatro radiofônico;
Podcast.
Compreender como as linguagens artísticas estão presentes na contemporaneidade por meio das diversas produções midiáticas.
(EM13LGG105) Analisar e experimentar diversos processos de remidiação de produções multissemióticas, multimídia e transmídia, desenvolvendo diferentes modos de participação e intervenção social.
Você acompanha algum podcast? Qual? Sobre o que trata?
Você já ouviu falar em teatro radiofônico? Se não, como você imagina que é ou era isso? 
1 minuto
Técnica LEMOV:
Puxe mais
Para começar
Gravação de um rádio teatro nos Países Baixos (1949).
É uma peça dramática que se transmite pelo rádio, sem composições visuais. O teatro radiofônico é produzido por meio de diálogos, músicas e sonoplastia para auxiliar o ouvinte a imaginar a história. O drama de rádio alcançou ampla popularidade na década de 1920.
Teatro radiofônico
15 minutos
Foco no conteúdo
O podcast é uma forma de transmissão de arquivos no qual, pessoas disponibilizam desde músicas a notícias. Essas notícias permeiam por diversos assuntos, de futebol, casos policiais, entretenimento, entre outros.
Podcast
Foco no conteúdo
Em alguns casos, tanto o teatro radiofônico quanto o podcast apresentam características do teatro em sua construção. 
Ambos precisam de um roteiro com situação inicial, conflito, clímax e desfecho para a história a que se destina.
Para isso, são necessários alguns elementos, como veremos a seguir.
Foco no conteúdo
Elementos da linguagem teatral
Enredo: essa palavra tem origem em “rede”, ou seja, uma trama, histórias entrelaçadas que culminam em um clímax e seu desfecho. Dentro do texto teatral, são necessárias rubricas, que indicam sentimentos, posição de cena, entre outros, que facilitem a interpretação do texto e encenação do ator/atriz.
Espaço: local onde acontece a história.
Foco no conteúdo
Personagens: protagonistas, secundários, figurantes ou, ainda, pessoas, animais ou objetos; é por meio deles que a história se desenvolve. Sua atuação pode ser um monólogo ou parcerias com outros personagens.
Diálogo: conversa entre os personagens, ou seja, a fala em que há a interação entre dois ou mais indivíduos.
Foco no conteúdo
1. (Enem 2016) Lições de motim
DONA COTINHA — É claro! Só gosta de solidão quem nasceu pra ser solitário. Só o solitário gosta de solidão. Quem vive só e não gosta da solidão não é um solitário, é só um desacompanhado. (A reflexão escorrega lá profundo da alma.) Solidão é vocação, besta de quem pensa que é sina. Por isso, tem de ser valorizada. E não é qualquer um que pode ser solitário, não. Ah, mas não é mesmo! É preciso ter competência pra isso. (De súbito, pedagógica, volta-se para o homem.) É como poesia, sabe, moço? Tem de ser recitada em voz alta, que é pra gente sentir o gosto. (FAZ UMA PAUSA.) Você gosta de poesia? (O HOMEM TORNA A SE DEBATER. A VELHA INTERROMPE O DISCURSO E VOLTA A LHE DAR AS COSTAS, COMO SEMPRE, IMPASSÍVEL. O HOMEM, MAIS UMA VEZ, CANSADO, DESISTE.)
5 minutos
Na prática
Questão Enem: https://www.projetoagathaedu.com.br/questoes-enem/artes/teatro.php 
Bem, como eu ia dizendo, pra viver bem com a solidão temos de ser proprietários dela e não inquilinos, me entende? Quem é inquilino da solidão não passa de um abandonado. É isso aí. 
(ZORZETFI, H. Lições de motim. Goiânia: Kelps. 10)
Nesse trecho, o que caracteriza Lições de motim como texto teatral?
O tom melancólico presente na cena.
As perguntas retóricas da personagem.
A interferência do narrador no desfecho da cena.
O uso de rubricas para construir a ação dramática.
As analogias sobre a solidão feitas pela personagem.
5 minutos
Na prática
Questão Enem: https://www.projetoagathaedu.com.br/questoes-enem/artes/teatro.php 
Resposta: D
Resolução: Nesse trecho, o que caracteriza “Lições de motim” como texto teatral é o uso de rubricas para construir a ação dramática. As rubricas são elementos que indicam ações, cenas, personagens e outras informações que ajudam a orientar a leitura e a interpretação da peça. Elas podem incluir nomes de personagens, locais, objetos e outros elementos que ajudam a estabelecer o contexto e a dinâmica da ação. Além disso, as rubricas podem indicar o início e o fim de cada cena, bem como as falas e os diálogos dos personagens. Portanto, a opção correta é “O uso de rubricas para construir a ação dramática” (D).
Correção
Na prática
Questão Enem: https://www.projetoagathaedu.com.br/questoes-enem/artes/teatro.php 
Em duplas ou trios, vocês vão escrever um roteiro para teatro radiofônico.
Para isso, sigam as sugestões de roteiro oferecidas.
Após a escrita, compartilhem suas produções e conversem sobre essa vivência.
Roteiro para escrita:
Busque como inspiração uma experiência pessoal, a vida cotidiana, uma imagem, uma música conhecida, uma história, um conto, um romance, uma manchete de jornal etc.; 
15 minutos
Técnica LEMOV:
Capriche nos detalhes
Aplicando
Ao escrever e produzir textos teatrais ou textos dramáticos, pense que eles precisam ser divididos de maneira linear em:
Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema;
Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral;
Clímax: momento de maior tensão do drama;
Desfecho: desenlace da ação dramática;
Aplicando
Assim que tiver a ideia central da história – o conflito das vidas dos personagens e como ele se desenlaça –, faça um resumo incluindo os pontos principais do enredo, identificando os temas-chave que serão abordados;
Faça uma lista com todas as cenas e, depois, comece a desenhar uma por uma. Tente captar todos os elementos visuais essenciais de cada cena utilizando um storyboard para visualizar melhor a peça;
Escreva os textos, as falas dos personagens e as cenas pensando que é preciso ajustar harmoniosamente as transições de diálogo de cena para cena;
Aplicando
Junte músicas e sonoplastia ao roteiro e organize tudo no mesmo documento: cenas, músicas e letras. O objetivo é seguir uma ordem que torne o roteiro coeso e bem ritmado; 
Acrescente notas de direção e não escreva nada que fique muito longo ou complicado, por exemplo, para dizer o ponto em que determinada música entra durante uma cena, escreva no roteiro: “Música (número da música) começa a tocar”; 
Use as rubricas (didascálias) para especificar reações emocionais. Por exemplo: “Ana (apaixonada) – Como você foi capaz de ir embora?” e “Paulo (chorando) – Eu não posso mais cantar”.
Aplicando
Compreendemos as características do teatro radiofônico e do podcast;
Observamos a linguagem teatral aplicada em um teatro radiofônico.
2 minutos
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 98333
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
17
LEMOV, D. Aula nota 10 2.0: 62 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2018.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Currículo em Ação – Linguagens e suas tecnologias – 1ª série de Ensino Médio – Caderno do Professor – Parte 2. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, 2023. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/01/1s%C3%A9rie-Professor-LGG-1sem-parte2.pdf. Acesso em: 24 maio 2023. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Ícones e figurinhas – https://www.flaticon.com/br/ 
Slide 4 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Drama_radiof%C3%B4nico#/media/Ficheiro:Opname_van_een_hoorspel_Recording_a_radio_play.jpg 
Slide 5 – https://pixabay.com/vectors/podcast-popular-shows-announcement-2665179/ 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 6 – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lope_de_Vega_(1638)_El_saber_por_no_saber,_y_vida_de_S._Juli%C3%A1n_de_Alcal%C3%A1_de_Henares,_portada.pngSlide 9 – Fonte questão ENEM: https://www.projetoagathaedu.com.br/questoes-enem/resolucao-artes/teatro.php 
Referências
Material 
Digital

Continue navegando