Buscar

Trabalho Brilho e Estética - Planejamento Estratégico

Prévia do material em texto

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
	
JÉSSICA VITÓRIA, EMILY FERREIRA, FERNANDA LARISSA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO NA EMPRESA BRILHO E ESTÉTICA LOCALIZADA NO MUNÍCIPIO DE ITABUNA - BA
ITABUNA
2022
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UM ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO NA EMPRESA BRILHO E ESTÉTICA LOCALIZADA NO MUNÍCIPIO DE ITABUNA - BA
ITABUNA
2022
Sumário
Introdução	4
Importância/Relevância do Trabalho	5
Referencial Teórico	5
Estudo de Caso	7
Diagnóstico Estratégico	8
Metodologia	22
Considerações Finais	22
Referências	23
1 INTRODUÇÃO
São muitos os desafios no mercado atual. Por este motivo, um empreendimento antes de ser iniciado, requer um planejamento minucioso. Não se pode abrir um novo negócio tendo como suporte o achismo ou suposições. Este trabalho irá mostrar a importância de um plano de negócio e suas fases, para a verificação da viabilidade do empreendimento. Por meio de estudo de mercado será possível conhecer a demanda atual deste segmento e sua provável ascensão. Para que isso aconteça procura-se trabalhar os itens mais importantes para que se possa avaliar todas as variáveis administrativas, ameaças, oportunidades, aspectos legais, políticos, econômicos, demográficos e culturais sobre nossos prováveis clientes, concorrentes e fornecedores, escolher as estratégias de marketing, fazer um plano financeiro prevendo os custos do investimento e indicadores de resultados, com a finalidade de saber se é viável a implantação do centro de estética.
APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA: Como o planejamento estratégico pode contribuir com o início da empresa Brilho e Estética e torná-la consolidada?
OBJETIVO GERAL 
Elaborar o Planejamento Estratégico para a empresa Brilho e Estética de forma que ela seja uma empresa sustentável e bem-sucedida no mercado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Caracterizar a organização especificando seu negócio e as variáveis tecnológicas e físicas presentes para ela se desenvolver de uma maneira natural;
 • Realizar um diagnóstico da empresa Brilho e Estética, levantando possíveis aspectos pertinentes referentes a sua gestão, estrutura, e cultura organizacional; 
• Analisar os ambientes interno e externo, identificando os pontos fortes e fracos da Clínica de forma a traçar um plano para seu início; 
• Escolher as melhores estratégias para determinar o rumo da empresa ao ser lançada no mercado; 
• Fazer relatórios mensais sobre o desempenho da Clínica.
IMPORTÂNCIA/RELEVÂNCIAS DO TRABALHO
Este trabalho é essencial para traçar um norte sobre qual caminho seguir na criação da empresa, onde ela seja única e totalmente diferenciada das concorrentes. A principal ideia é que essa empresa se torne a melhor da região de tal forma que seja desenvolvida na área e a torne um lugar satisfatório para os clientes.
Nesse sentido, para que uma empresa tenha sucesso é relevante que ela utilize as estratégias corretas, para que com elas o negócio se torne rentável e se desempenhe bem. Porque não adianta uma empresa existir e não utilizar um bom planejamento ou até não utilizar a Matriz Swot que é primordial para fazer uma análise de como anda a organização.
Portanto, sob o ponto de vista acadêmico, é imprescindível que os colaboradores contribuam de forma recíproca para o início da empresa. Pois, dessa forma, a empresa terá um referencial que a levará a ser um ponto importante e que respeita, acolhe e agrada aos seus clientes. Ainda nesta perspectiva, o trabalho foi desenvolvido em consonância com os enfoques de Michael Porter que dizem que a estratégia de foco (ou enfoque, como na tradução oficial) significa enfocar em um determinado grupo de clientes, um segmento de produtos, ou um mercado geográfico. Assim como na diferenciação, o foco assume várias formas. A estratégia de foco visa atender muito bem ao mercado determinado.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Porter (1989) A estratégia competitiva é a busca de uma posição competidora favorável em uma indústria, o campo fundamental onde ocorre a concorrência. As estratégias competitivas são elementos criados para se tornar diferenciado no mercado atuante. O método utilizado por Porter permite uma análise do comportamento estratégico do comércio proporcionando um maior conhecimento para alcançar os objetivos específicos, e aumentando a sua vantagem competitiva.
Mintzberg (2000) diz que existem muitas áreas do conhecimento que, de alguma maneira, ajudam a entender o tema estratégias. Ou seja, estratégia é um padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma empresa com coerência.
Já segundo Oliveira (2003), define estratégia como “... um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente, de maneira diferenciada, os desafios e objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente”.
Por sua vez, Porter (2004) conceitua estratégia como a definição do lugar de destino e a escolha dos caminhos básicos para se chegar até lá. É optar pela área de negócio na qual se vai trabalhar; é definir se a ênfase estará na produção ou nos serviços, no custo ou na diferenciação. Dessa forma, a estratégia deve contemplar a empresa e o seu mercado alvo. Em outras palavras, o estabelecimento da estratégia conduziria a 4 empresa na busca por uma posição competitiva no mercado que represente uma situação favorável perante seus concorrentes.
Outra abordagem é de Maximiano (2004, p. 131), que diz: “[...] Planejamento é o processo de tomar decisões sobre o futuro. As decisões que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento.”
Segundo Kotler (1992, p. 63), pode-se afirmar que: “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. O planejamento estratégico surgiu no início da década de 70.
Entretanto, para Chiavenato (2004), o planejamento se constitui na primeira função do processo administrativo, permitindo o estabelecimento dos objetivos organizacionais em função dos recursos necessários para atingi-los de maneira eficaz.
Uma abordagem diferente de Almeida (2001 apud ALBUQUERQUE, 2004), afirma que planejamento estratégico pode ser definido como técnica administrativa que visa ordenar as ideias das pessoas, mostrando o caminho que a organização deve seguir, assim como as ações, para que, sem desperdícios de recursos, seja encaminhada na direção esperada. O planejamento estratégico, portanto, permite à organização desenvolver sua estratégia, visualizando o futuro, com a melhor alocação dos recursos para alcançar os resultados esperados.
Fischmann e Almeida (1991) mencionam o planejamento estratégico como uma técnica administrativa que permite ao gestor perceber as oportunidades e ameaças dos pontos fortes e fracos da organização, para o cumprimento de sua missão, determinando a intenção que a organização deverá seguir, no sentido de aproveitar as oportunidades e minimizar os riscos. Desta maneira, planejamento estratégico pode ser considerado como o estabelecimento de recursos previamente estimados, no sentido de alcançar os objetivos da organização num ambiente altamente competitivo.
Conforme Ansoff e MacDonnell (1993, p. 295), o planejamento estratégico “[...] é um processo de múltiplas faces, complexo e demorado [...]” Para os autores, a implantação do planejamento estratégico não implicaria em compensações em relação à energia exigida da organização.
Em outra conceituação, Drucker (1975) define planejamento estratégico como um processo contínuo de tomadas de decisões organizacionais, no momento presente, de forma a se ter, da melhor maneira, o conhecimento do futuro, bem como o empenho, no sentido de se cumprir tais decisões.
Por fim, segundo Porter (apud CARVALHO; LAURINDO 2003, p. 70): Há dois tipos básicos de vantagem competitiva; liderança em custo ou diferenciação. Paralelamente, deve-se definiro escopo de atuação estratégica, podendo-se ter como alvo um mercado mais amplo, com vários segmentos industriais, ou mais restritos, atuando em segmentos específicos.
3 ESTUDO DE CASO
3. 1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA:
LOGOMARCA: 
NOME DA EMPRESA: Brilho e Estética
NOME DOS SÓCIOS: Jéssica Vitória, Emily Ferreira e Fernanda Larissa
RAMO DE ATIVIDADE: Beleza
TEMPO DE ATUAÇÃO: Ainda não iniciamos a empresa
ENDEREÇO: Ainda não definido
CONTATOS: (73) 99165-7280 // (73) 99155-5485 // (73) 98894-4226
PROJETO DE ABERTURA OU EXPANÇÃO? Abertura
APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS: Design de sobrancelhas, depilação, aplicação de ácido hialurônico dentre outros.
PÚBLICO-ALVO: Pessoas que queiram enaltecer sua beleza.
DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO: Fazer com que nossos clientes se sintam com a autoestima elevada.
MISSÃO: A brilho é estética tem como missão “Oferecer aos clientes um serviço de beleza e estética de qualidade, buscando a satisfação e a elevações da sua autoestima por meio de uma gestão moderna e atenta as novidades do mercado da estética.”
VISÃO: Em 5 anos pretendemos ser referência como a clínica de estética do estado da Bahia, buscando crescer através de filiais em cidades distintas, respeito, qualidade e compromisso. Temos como carro chefe tratamento com ácido hialurônico.
VALORES: Compromisso, ética, trabalho humanizado, confiança, excelência e dedicação.
3.2 DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO 
ANÁLISE SWOT
Análise Externa
CENÁRIO POLÍTICO GERAL: 
Pesquisas indicam que o interesse por procedimentos estéticos variados aumentou, e muito, no último ano. Um dos gatilhos para esse aumento pode ter sido a pandemia.
 Durante a quarentena, as pessoas ficaram muito vulneráveis, em vários sentidos, e, talvez, o cuidado com a aparência tenha trazido um alento para a alma durante um período tão sombrio. De fato, hoje encontramos um cenário muito favorável para o setor de estética, pois as pessoas estão em busca de bem-estar físico e emocional. 
O autocuidado se transformou em uma ferramenta poderosíssima de alívio de tensão, principalmente diante de todo o cenário pandêmico. Por isso, muitas pessoas passaram a ligar o momento de cuidado com um período de leveza e distração, para lidar com o turbilhão de acontecimentos durante o auge da pandemia.
Além disso, na primeira flexibilização das normas de isolamento, muitas pessoas foram em busca das clínicas de estética para realizar uma série de procedimentos. Isso é dado como uma tendência mundial, ou seja, o setor tende a crescer, e muito, nos próximos anos, com o aumento da procura por procedimentos e por causa da reavaliação de necessidades que todos fizeram durante o isolamento.
 Dessa forma, o setor de estética, de forma geral, sofrerá uma grande ascensão nos próximos anos, com demandas cada vez maiores. As pessoas estarão mais dispostas a gastar com produtos de autocuidado e procedimentos que melhoram a aparência, tudo isso visando a um bem-estar mais prolongado em seu dia a dia. Nesse momento, por exemplo, a estética sofreu um crescimento de 122% e movimenta US$1,5 trilhão.
CENÁRIO TECNOLÓGICO: 
Segundo dados de um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgado nesta segunda-feira (14), em dois anos de operação, o Pix se tornou a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros no período.
O levantamento, feito com base nos números do Banco Central (BC), mostraram que no primeiro mês de funcionamento completo, em novembro de 2020, o Pix ultrapassou as transações feitas com Documento de Crédito (DOC), e em janeiro de 2021, superou as transações com Transferência Eletrônica Disponível (TED).
Em março de 2021, superou o número de transações feitas com boletos, e em maio ultrapassou a soma de valores movimentados por todas as formas de pagamento citadas.
Em janeiro deste ano, o Pix ultrapassou as operações feitas por meio de cartões de débito, e em fevereiro, ultrapassou as transações feitas por cartões de crédito, se concretizando com o meio de pagamento mais utilizado no Brasil.
Isaac Sidney, presidente da Febraban, explica que a aceitação do público e a comodidade do novo meio de pagamento ajudaram no sucesso dele, com um aumento de 94% no seu uso em um período de 12 meses.
“As transações feitas com o Pix continuam em ascensão, revelando a grande aceitação popular do novo meio de pagamento, que trouxe conveniência e facilidades para os clientes em suas transações financeiras do cotidiano”, explicou.
CENÁRIO CULTURAL:
Durante muito tempo, temas como beleza e corpo e estética foram considerados menores no campo das ciências sociais brasileiras, e mesmo tendo sido mencionados e discutidos por autores fora do Brasil já no início do século XX, estes demoraram a surgir em nosso país.
Ao final do século XX e começo do século XXI no Brasil, houve um aumento exponencial na quantidade de trabalhos científicos e demonstrações culturais da singularidade do corpo, da construção da beleza e estética na nossa cultura deixando um pouco de lado o padrão do homem e mulher trazidos da Europa e criando assim o padrão de beleza nacional masculino e feminino exaltados nas artes e cultura nacional.
Vivemos hoje em um contexto no qual o meio sociocultural veicula ou produz notícias, representações e expectativas nos indivíduos com propagandas, modelos, informações e publicações em redes sociais difundindo um padrão comercial nacional de beleza que acaba por gerar uma pressão social de adequação ao padrão.
A imagem corporal é a maneira pela qual o corpo se apresenta para si próprio. A indústria cultural, pelos meios de comunicação e redes sociais, encarregam-se de criar desejos e reforçar a imagem padronizando corpos, que por vezes acabam a levar as pessoas a buscarem alternativas para a modificação corporal.
A importância dada à imagem, aparência, corpo, beleza e estética é notória atualmente, onde o culto ao corpo e ao belo é predominante e o não reconhecimento nestes padrões pode acarretarem distúrbios psicossomáticos como depressão, distúrbio bulímico e anorexia, onde além de um problema psicológico os pacientes passam a sofrer de transtornos fisiológicos que prejudicam todos os sistemas corporais.
A sociedade contemporânea assiste deslumbrada à passagem dos corpos perfeitos, que invadem progressivamente todos os espaços da vida moderna, e para que se alcance o reconhecimento corporal se faz necessário um cuidado multiprofissional qualificado que engloba todos os ramos da saúde estética.
CENÁRIO DEMOGRÁFICO: 
Segundo dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, 2013, a proporção de crianças de 5 a 6 anos na escola era de 86,65%, as de 11 a 13 anos completando o ensino fundamental era de 84,01%, os jovens de 15 a 17 anos com ensino fundamental completo era de 47,3%, e a proporção de jovens com 18 a 20 anos com ensino médio completo era de 33,93%, em 2010. Além disso a proporção de jovens entre 18 e 24 anos cursando o ensino superior era de 14,39%. Houve um crescimento considerável na proporção de crianças e jovens na escola ou com ciclos completos, entre os anos de 1991 e 2010, para todas as faixas etárias.” (nesp.unb,2016). Dessa forma, a alta taxa de escolaridade traz a vantagem de que as pessoas da cidade estão aptas para o mercado de trabalho, pois além do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Nível Superior, são muito importantes os cursos técnicos, principalmente no setor de costura, que necessita de pessoas com a qualificação na mão-de-obra para executar as atividades da forma que são exigidas. Ou seja: saber fazer a bainha de uma calça, pregar botões, manusear as máquinas.
CENÁRIO ECONÔMICO: 
“O então Ministro da Economia Paulo Guedes, afirma que o país criou 17 milhões de empregos desde o que chamou de “fundo do poço”, o momento mais rígido da pandemia da COVID-19.” (CNN, 2022). De acordo com essa informação, a pandemia foi um dos marcos mais críticos referentes a desocupação no país. Isso se deve ao fato de a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde criar medidas sanitárias rígidas, nas quais tinham o objetivo de reduzir a proliferaçãodo vírus. O comércio brasileiro das diversas uniões federativas foi fechado e isso resultou na crise econômica. No entanto, em meados de julho de 2020, houve a reabertura gradual e devido a isso foram surgindo ocupações formais e informais, para reduzir a crise econômica e problemas financeiros das famílias de classe média baixa.
CENÁRIO POLÍTICO-LEGAL: 
Agora é lei: o empreendedor tem mais autonomia para gerir sua empresa de maneira competitiva e desburocratizada. A Lei nº 13.874/2019, chamada Lei da Liberdade Econômica, é uma conquista de todo dono de negócio.
Com ela, foram estabelecidas normas claras na redução da burocracia para pessoas jurídicas, visando garantir o livre exercício da atividade econômica e o fomento da economia brasileira.
Agora, quem produz pode dedicar sua energia ao que interessa: gerar emprego e renda, além de impulsionar o desenvolvimento do seu negócio e do Brasil. 
CONCORRENTES:
O Brasil é um dos países em que as pessoas mais se preocupam com a estética no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. De acordo como Euromonitor – empresa de inteligência de negócios, análise de mercado e insights do consumidor – o faturamento do setor no Brasil atingiu quase 30 bilhões de dólares em 2018, enquanto os EUA foi de 89,5 bilhões de dólares, mostrando que o mercado brasileiro é grande, mas ainda tem muito a crescer.
Segundo o Banco do Nordeste, R$ 360 milhões foram contratados por empreendedores do ramo da beleza em 2021. A cifra é maior que a soma de todos os empréstimos realizados nos dois anos anteriores – R$ 182 milhões em 2020 e R$ 169 milhões em 2019, mostrando o enorme potencial do setor na região.
O mercado da estética no país se manteve forte mesmo em períodos de crise, situação refletida por dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abhipec), o setor registrou crescimento anual de 8,2% na última década, movimentando cerca de R$ 100 bilhões por ano. 
Com grande potencial de clientela, lucratividade e baixo custo de investimento inicial, o ambiente para novos empreendimentos é altamente fértil. Dados do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas, coletados pelo Sebrae, mostram crescimento no número de microempreendedores individuais (MEI) no segmento de estética e beleza, com o primeiro semestre deste ano superando em 8% o mesmo período de 2021, no maior patamar em três anos.
CLIENTES:
De volta às clínicas. Empresários do setor saúde estética sentem a retomada da economia com aumento na procura por tratamentos e anúncio de abertura de novas unidades
A economia brasileira deve apresentar boa recuperação no segundo semestre, dizem os especialistas que estimam um crescimento de 5,30% do PIB (Produto Interno Bruto) este ano e 2,05% para 2022.
Um alívio frente ao ano passado, quando a economia despencou em todos os setores. Crise gerada especialmente pela pandemia e que atingiu parte dos empresários e empreendedores também do setor de estética.
Paulo Morais, fundador e CEO da Espaçolaser explica que, historicamente, o setor de estética é o último a perceber os efeitos de uma crise e o primeiro a retomar as atividades em momento de reaquecimento. “Em momentos como esse, as pessoas deixam de fazer muitas coisas – viagens, roupas, carros – e passam a pensar em se cuidar mais, ou seja, passam a cuidar muito da autoestima”, explica Paulo Morais.
“Após a reabertura das lojas, sentimos uma forte retomada das atividades com clientes voltando às nossas unidades para realização dos tratamentos, além dos novos clientes. Estamos em um momento de crescimento”, conclui Paulo Morais.
DISTRIBUIDORES: 
A distribuidora Estética Bio, chegou em 2022 com uma novidade que promete revolucionar o mercado da Estética: uma toxina botulínica importada, que promove resultados mais rápidos e duradouros. 
De acordo com a diretora comercial da Estética Bio, KirlliamTomazelli, a toxina botulínica será novidade no Brasil, mas já é muito utilizada no exterior. 
“Optamos por trazer essa toxina botulínica agora em 2022, em parceria com o laboratório, que é uma grande indústria nacional, para entregar o que tem de mais novo no mercado estético. Ela já é muito utilizada no exterior, então sabemos dos resultados e da qualidade desse produto”, disse Tomazelli. 
Segundo os diretores da Estética Bio, o principal vantagem dessa toxina botulínica é a sua tecnologia inovadora, que traz resultados mais rápidos: o tempo de paralização é de três dias. 
Além de ter uma ação mais rápida que as toxinas botulínicas já utilizadas no mercado, que em média levam de sete a dez dias para paralisarem o músculo e trazerem resultados, esse novo produto promete resultados mais duradouros. 
“Quando decidimos fazer essa parceria com o laboratório, eles nos apresentaram os resultados e vimos que realmente, era um produto que valia a pena trazer para o Brasil e ser o distribuidor oficial no país. Os resultados são excelentes, porque quando aplicamos toxina botulínica, não vemos a paralisação na hora, leva uma semana. Com esse produto, não”, disse a diretora.
FORNECEDORES:
Para as clínicas de estéticas que desejam alcançar um bom desempenho e manter a satisfação dos seus clientes, é imprescindível a realização de uma boa gestão de fornecedores.
Um controle ruim do fornecimento pode gerar impactos negativos nos custos, nos prazos de entrega e no andamento do trabalho da clínica como um todo. Por isso, saber otimizar a gestão garante bons resultados à empresa e reduz os gastos com fornecedores.
Em primeiro plano, os fornecedores são os grandes responsáveis por garantir produtos e serviços de qualidade necessários para a realização das tarefas diárias do seu negócio.
Reconhecer a importância desses parceiros e realizar uma boa gestão do processo de fornecimento possibilitam o sucesso das empresas no mercado. Por isso, é fundamental manter uma relação clara, de parceria e confiança entre as partes.
Seus fornecedores podem tornar-se excelentes aliados no processo de gestão. Afinal, um bom gerenciamento deve envolver todas as partes para garantir vantagem competitiva no mercado e se destacar entre os concorrentes.
Análise Interna:
Marketing:
1. (S) –  Planejamento estratégico feito de forma clara e minuciosa.
1. (W) – Participação de mercado.
1. (O) – Eficácia da inovação e comunicação sobre as novidades e qualidades da empresa.
1. (T) – Concorrente com mais tempo de empresa e confiança dos clientes.
Financeiro
1. (S) –. Organização financeira
1. (W) – Responsável apenas com conhecimento teórico.
1. (O) – Domínio sobre o balanço patrimonial devido a organização financeira.
1. (T) – Falta de clientela pondo em risco a saúde financeira da empresa.
Produção
1. (S) – Produtos modernos; bom relacionamento entre a equipe; treinamento na área de produção; abertura para estágios na empresa.
1. (W) – Falta de padronização no processo produtivo.
1. (O) – Lançamento dos serviços com base num bom planejamento.
1. (T) – Aumento de taxas dos fornecedores.
Gestão
1. (S) - Um atendimento acolhedor e eficaz de toda a equipe; um ambiente interno bem decorado.
1. (W) – Inexperiência prática .
1. (O) – Vontade de crescer e utilizar todo conhecimento teórico.
1. (T) – Dificuldades iniciais perante o mercado de trabalho (Falta de Autoconfiança)
Gestão de Pessoas
1. (S) – Conhecimento teórico do mercado; reuniões constantes com os colaboradores a fim de obter melhorias.
1. (W) – Equipe nova no mercado apenas com conhecimento teórico .
1. (O) – Vontade de aprender e crescer no mercado.
1. (T) – Falta de confiança dos colaboradores tendo em vista a inexperiência prática da gestão.
	FORÇAS
	FRAQUEZAS
	 AMBIENTE INTERNO
	· Diversidade de serviços;
· Equipamentos de ponta; 
· Corpo técnico;
· Colaboradores qualificados.
	· Empreendimento novo; 
· Sem reconhecimento no mercado; 
· Administrador sem experiência na área de estética;
· Pouco recurso financeiro.
	 AMBIENTE EXTERNO
	· Culto a beleza;
· Inovações de tratamentos estéticos;
· Novos estilosveiculados na mídia;
· Variedades trazidas por fornecedores.
	· Produtos substitutos e competidores;
· Falta de recursos financeiros dos clientes;
· Aumento do custo dos produtos utilizados nos serviços;
· Produtos e equipamentos importados.
	OPORTUNIDADES
	AMEAÇAS
Definição das Estratégias 
O centro de estética entrara no mercado visando atuar com grande sucesso. E que com muito empenho, pretende enfrentar a concorrência e manter uma posição de destaque. Terá como estratégia no sentindo de fazer uma empresa de grande participação no mercado de estética: 
a) Captar novos clientes para este ramo, que não fazem nenhum tipo de 
tratamento estético; 
b) Oferecer serviços de alta qualidade aos clientes; 
c) Buscar um preço ideal a ser cobrado pelos serviços; 
d) Investir cerca de 5% do faturamento em propaganda no sentido de consolidar 
a marca do centro de estética no mercado; 
e) Manter todos os funcionários treinados e capacitados; 
f) Conquistar os clientes dos concorrentes; 
g) Ter uma boa pós-venda.
FORMULAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS
Com base nos autores (Porter, MIntizberg, Ansof) qual a base estratégica norteadora do seu trabalho.
Após analisar os autores da área de estratégias competitivas organizacionais, especialmente Porter e Mintzberg e Ansoff optou-se por seguir a proposta de Michael Porter com suas estratégias genéricas. Esta opção justifica-se pelo fato de que A vantagem competitiva de uma organização só poderá ser alcançada quando ela possua pontos fortes que a possibilite encontrar uma posição na qual possa se defender das forças competitivas existentes no mercado ou influenciá-las ao seu favor, sustentando a sua estratégia.
​Para que as estratégias competitivas adequadas possam ser desenvolvidas, é importante que se proceda a análise estrutural das cinco forças competitivas presentes no ambiente organizacional.
​Apesar de desenvolvida originalmente para aplicação em segmentos industriais, esta ferramenta também pode ser utilizada em outros tipos de organização, como de serviços ou do setor público.
​A ferramenta básica para análise estrutural da indústria é a análise das Cinco Forças de Porter. Estas forças são as características estruturais básicas das indústrias que determinam a sua rentabilidade. A organização deve buscar encontrar uma posição em que possa se defender contra essas forças competitivas ou influenciá-las a seu favor, sustentando a estratégia.
​Devem-se considerar também, nesta análise, os pontos fortes e fracos da organização frente às oportunidades e ameaças presentes no ambiente. Apenas uma observação antes de seguirmos em frente: para evitar repetições desnecessárias, quando falar em produto, podem entender produto ou serviço, quando falar em uma indústria, podem entender como um setor, seja da área industrial ou de prestação de serviços.
3.3 CRIAR NO MÍNIMO CINCO OBJETIVOS ESTRATÉGICOS- Definição dos objetivos estratégicos
OBJETIVO1- Criação de um novo Website;
OBJETIVO 2- Capacitação da equipe de Atendimento;
OBJETIVO 3- Implementação de um sistema de Gestão Orçamentaria;
OBJETIVO 4- Ampliar a rentabilidade;
OBJETIVO 5- Implementar a responsabilidade ambiental.
3.3 ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS POR OBJETIVO
OBJETIVO1- Estratégia de manutenção: Se na estratégia de sobrevivência o objetivo era persistir no alcance de resultados mais positivos, na estratégia de manutenção a empresa já possui uma série de pontos fortes, os quais são maximizados para tentar manter a posição conquistada até o momento. 
OBJETIVO 2- Estratégia de crescimento: Nesta situação, o ambiente proporciona situações favoráveis que podem se tornar oportunidades de crescimento para a empresa quando aproveitadas efetivamente. Estratégias como inovação, internacionalização, joint venture e expansão são características dessa situação, além do aumento de volume das vendas. 
OBJETIVO 3- Estratégia de desenvolvimento: Nesse caso, há a predominância de pontos fortes, ambiente favorável e oportunidades.  A partir desses aspectos, o executivo procura desenvolver sua empresa. Esse desenvolvimento pode ocorrer em duas direções: a busca de novos mercados e novos clientes; e a busca por novas tecnologias. Esses dois fatores, quando unidos, permitem que a empresa amplie seus negócios e alcance novas perspectivas no mercado.
OBJETIVO 4- Formação de parcerias estratégicas: Visa agregar maior visibilidade à empresa, buscando aumento de capital, com o objetivo de evidenciar a clínica de estética. Também trazendo à tona esta ação: Investir em marketing para a divulgação da parceria. (fachada personalizada com a divulgação da marca de produto associada, apresentação em eventos, feiras profissionais).
OBJETIVO 5- Contratação de mais um profissional para auxiliar no atendimento: Tem como objetivo acelerar o tempo de atendimento e possibilitar que a proprietária possua horários para sua atualização profissional, bem como de possibilitar o atendimento de mais clientes e ampliar os serviços ofertados. Desencadeia as seguintes ações: pesquisar tendências que não estão sendo ofertadas, para introduzir um profissional na empresa que execute novas atividades; divulgar a vaga direcionada para o perfil desejado a realizar estas novas atividades; seleção e entrevista para escolha do profissional; contratação do novo colaborador; treinamento do novo funcionário.
OBJETIVO 1-
	 What?
	Why?
	Where?
	When?
	Who?
	How?
	How much?
	(O que?)
	(Por quê?)
	(Onde?)
	(Quando?)
	(Quem?)
	(Como?)
	(Quanto?)
	Criação de um novo Website 
	Aumentar a possibilidade de oportunidades comerciais
	Online
	Até 01/02/2023
	Emily
	Contratação de agência especializada 
	Até 
R$ 4.000
3.4 PLANO DE AÇÃO
OBJETIVO 2- 
	 What?
	Why?
	Where?
	When?
	Who?
	How?
	How much?
	(O que?)
	(Por quê?)
	(Onde?)
	(Quando?)
	(Quem?)
	(Como?)
	(Quanto?)
	Capacitação da equipe de atendimento.
	Reduzir o número de insatisfação dos clientes.
	Treinamento presencial.
	12/01/2023
	Equipe de Atendimento
	Treinamento com Gestora responsável.
	Tempo
OBJETIVO 3-
	 What?
	Why?
	Where?
	When?
	Who?
	How?
	How much?
	(O que?)
	(Por quê?)
	(Onde?)
	(Quando?)
	(Quem?)
	(Como?)
	(Quanto?)
	Implementação de um sistema de Gestão Orçamentária.
	Melhorar a previsibilidade de resultados e reduzir riscos Futuros
	Online
	De 01/01/2023 a 01/02/2023
	Jéssica
	Contratar empresa especializada .
	Por volta de 
R$ 2.500
OBJETIVO 4-
	 What?
	Why?
	Where?
	When?
	Who?
	How?
	How much?
	(O que?)
	(Por que?)
	(Onde?)
	(Quando?)
	(Quem?)
	(Como?)
	(Quanto?)
	Evidenciar a clinica
	Cria visibilidade e consolidar a empresa
	Redes sociais
Feira profissionais
	De 01/01/2023 a 01/02/2023
	Equipe de marketing
	Divulgaçao 
Planfetagem
	Por volta de 
R$ 2.500
OBJETIVO 5-
	 What?
	Why?
	Where?
	When?
	Who?
	How?
	How much?
	(O que?)
	(Por que?)
	(Onde?)
	(Quando?)
	(Quem?)
	(Como?)
	(Quanto?)
	Otimizar tempo de atendimento
	Proporciona satisfação do cliente e melhoria na logistica
	Na própria clinica
	De 01/04/2023 
	Administrador da empresa
	Contratar
auxiliar.
	Por volta de 
R$ 1.000,00 mensal
3.5 CONTROLE E AVALIAÇÃO
O papel desempenhado pela função de controle e avaliação no processo de planejamento estratégico é acompanhar o desempenho do sistema através de comparação entre as situações alcançadas e as previstas, principalmente quanto aos objetivos e desafios, e da avaliação das estratégias e políticas adotadas pela empresa.
O metodo de controle será o acompanhamento constante atravês de reuniões, relatorios periodicos e metas estipuladas.
A partir da avaliação de relatorios promover melhorias de estrategias para as dificuldades que forem encontradas.
4 METODOLOGIA
Pesquisa descritiva e bibliográfica.
ESTRATÉGIA: UMA REVISÃO TEÓRICA
https://contabilidadepapyrus.com.br/importancia-do-planejamento-estrategico/#:~:text=O%20autor%20Maximiano%20(2004%2C%20p,futuro%2C%20s%C3%A3o%20decis%C3%B5es%20de%20planejamento.https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/planejamento-estrategico#:~:text=Segundo%20Kotler%20(1992%2C%20p.,in%C3%ADcio%20da%20d%C3%A9cada%20de%2070.
O Planejamento estratégico como forma de otimizar o gerenciamento nas organizações
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Logo, devido às considerações dos autores, que dizem sobre o planejamento estratégico em sua totalidade, concluiu-se que a melhor maneira de planejar é começar a analisar o mercado interno e externo para determinar as variáveis.
Desse modo, se faz necessário conhecer o mercado de atuação e estudar todos os aspectos inerentes à empresa. 
Com isso, é possível observar que a empresa Brilho e Estética está se preparando para iniciar sua atuação na área desejada, com todas as expectativas de grande sucesso e, portanto, com uma excelente gestão terá êxito nesse feito.
REFERÊNCIAS
PORTER,M. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior, 19° ed., Rio de Janeiro: Editora Campos.1989.
MINTZBERG, H.; BRUCE, A; JOSEPH, L. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico, Porto Alegre: Bookman, 2000.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de, Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 19 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MAXIMIANO, Antonio César Amaru, Fundamentos de Administração, São Paulo: Atlas, 2004.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1992.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.610p
ALBUQUERQUE, A.F. Gestão estratégica das informações internas na pequena empresa: estudo comparativo de casos em empresas do setor de serviços (hoteleiro) da região de Brotas - SP, São Carlos, 2004. 209 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004.
FISCHERMANN, A. A.; ALMEIDA, M.I.R. Planejamento estratégico na prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.164p.
ANSOFF, H. I.; McDONNELL E.J. Implantando a administração estratégica administração estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1993.590p.
DRUCKER, P. F. Administração, tarefas, responsabilidades, práticas. São Paulo: Pioneira, 1975.
CARVALHO Mary; LAURINDO Fernando. Estratégia para competitividade. São Paulo: Futura, 2003.
Links dos cenários: 
https://universo.uniateneu.edu.br/2021/02/14/impacto-da-saude-estetica-na-sociedade-atual/
https://www.posuscs.com.br/cresce-interesse-por-estetica-e-setor-tera-ascensao-mundial/noticia/2367
https://www.nesp.unb.br/saudelgbt/images/arquivos/Perfil_JuazeirodoNorte.pdf
https://www.jd1noticias.com/economia/pix-se-tornou-a-forma-de-pagamento-mais-utilizada-no-brasil/111193/
https://www.sebrae.org.br/sites/PortalSebrae/artigos/lei-da-liberdade-economica-reduz-burocracia-empresarial,af5062e191add610VgnVCM1000004c00210aRCRD?origem=segmento&codSegmento=1
https://movimentoeconomico.com.br/geral/redacao/2022/11/13/negocios-no-setor-de-beleza-seguem-crescendo-no-nordeste/
https://esteticaemercado.com.br/2021/08/13/estetica-crescimento-do-setor-em-meio-a-pandemia/
https://www.gestaodeestetica.com/gestao-de-fornecedores-na-clinica-de-estetica/
https://biomedicinaestetica.com.br/toxina-botulinica-novidade-mercado-estetico/
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/655/1/Maicon%20Manoel%20Carvalho.pdf
image1.png
image2.png

Continue navegando