Buscar

Advento

Prévia do material em texto

Jesus – O amor de Deus em ação
Lucas 1.26-38
O amor de Deus por nós é tremendo! No evangelho de João diz que “o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai” – Jo 1.14. O amor de Deus se fez carne. Entramos no primeiro domingo do advento. Advento significa “chegada” e para nós cristãos é o primeiro tempo do ano litúrgico onde nos preparamos para a chegada de Cristo. Hoje, para nós, se tornou o momento que nos preparamos para celebrar a chegada do Messias. Nos tempos de Maria também houve uma preparação para a chegada do Senhor Jesus. Antes de Maria receber a visita do anjo a sua parenta Isabel já tinha recebido a promessa de ter um filho e colocaria o seu nome de João. Deus estava preparando o ambiente para que o ministério de Jesus. O ambiente do amor estava sendo preparado, o caminho do amor de Deus estava sendo construído. Esse momento nos ensina que foi traçado por Deus um caminho de amor através do nascimento de Jesus. A preparação para o nascimento de Jesus nos ensina que Deus vai em todos os lugares, não há limites onde Deus não possa agir. Deus visita Zacarias, um sacerdote, no santuário provando que Ele está presente no sagrado, Ele está presente aqui para anunciar seus propósitos, mas também está em nosso lar, no lugar de intimidade. Ele visita Maria num dos locais mais pobres de Israel. Lucas cita Nazaré, uma cidade sem importância para alguns, mas se tornou o centro do agir e do propósito principal de Deus. O advento nos prova a importância de Deus em nós, pois antes não tínhamos valor, mas agora fomos comprados por um alto preço através do Sangue de Jesus! Isso nos ensina que o propósito de Deus não está ligada a status, mas em coração. Deus escolhe uma menina virgem, pobre e noiva. Maria correria riscos para a vinda do Messias. Muitas vezes queremos a promessa, mas não queremos assumir os riscos da promessa. Pela lei Maria poderia ser morta por apedrejamento. Pela tradição Maria ficou noiva aproximadamente com 12 anos e aproximadamente com 13 anos teve Jesus. O que levaria uma adolescente a aceitar uma missão tão desafiadora: levar o Salvador do mundo em seu ventre. Deus tem promessas a cumprir mesmo na adolescência. Juvenil Deus tem projetos para a sua vida ainda na adolescência. Não há limites de status, classe social e idade para Deus se revelar na sua vida! Deus mexe com duas gerações distintas: a geração de Zacarias e Isabel, idosos, justos e irrepreensíveis no mandamento do Senhor. E a geração de Maria, jovem, prudente e compromissada. 
1 – O Senhor é contigo!
A saudação do anjo perturbou Maria, a deixou confusa, pois ela não esperava nada de extraordinário. Talvez você não espere nada de extraordinário em sua vida, mas Deus tem um projeto pra você e pode começar hoje! Deus está presente e Ele é contigo! Essa palavra do anjo Gabriel aponta para nós que o Senhor não está apenas no projeto, mas que Ele caminha conosco no processo do projeto. Ele garante todos os estágios do propósito!
2 – Achaste graça diante de Deus
Deus achou motivos na vida de Maria para favorecê-la. Assim como Maria Deus quer achar em nós motivos para nos favorecer. Ele não quer encontrar em nós só disposição, mas quer encontrar prudência, pureza e compromisso. A expressão do amor de Deus precisava ser gerada numa vida compromissada! Será que temos motivos para receber o favor de Deus hoje. Deus achou alguém que pensava diferente, pensava fora da forma de sue mundo. Muitas vezes queremos mudanças, mas não queremos mudar. Nós fazemos parte de mudança! Toda mudança que Deus faz começa em nós primeiro! Num mundo onde prevalece a desgraça, Deus encontra graça em Maria. Precisamos ser a prova da graça de Deus!
3 – Que se cumpra em mim conforme a tua palavra
Está sempre disponível para que a Palavra se cumpra é se lançar totalmente aos propósitos de Deus! Maria estava disposta a trilhar esse caminho de amor. Você está disposto a mergulhar nesse amor e a trilhar esse caminho. Maria dá uma resposta a esse amor. Ela está disposta a viver o que Deus tem para sua vida, mesmo que isso poderia levar a sua juventude, seu relacionamento e até a sua vida. A gravidez muda a forma de uma mulher. Muda os seus hábitos. O amor e a graça de Deus mudam nosso interior. A graça muda nossos hábitos, nossa forma de ser e também nossa forma de viver.
Concluindo
Quando estamos dispostos a viver esse amor ativo de Deus e nos alinhamos aos seus propósitos, os céus se alinham a terra para que tudo se torne possível. “Não haverá impossíveis em todas as suas promessas!” (v.37).

Continue navegando