Buscar

Psicologia do Id

Prévia do material em texto

A psicologia do id é uma abordagem que se concentra na análise do "id", um dos componentes da personalidade, conforme proposto por Sigmund Freud, o pai da psicanálise.
O id é a parte mais primitiva e instintiva da mente, onde estão localizados os desejos e impulsos básicos, como fome, sede, agressão e desejo sexual. Ele opera no nível inconsciente e busca gratificação imediata de seus impulsos, sem levar em consideração as normas sociais ou as consequências.
Os psicólogos do id investigam como essa parte da mente pode influenciar o comportamento e como pode entrar em conflito com outras partes da personalidade, como o "superego" (consciência moral internalizada) e o "ego" (parte consciente que medeia entre o id e a realidade externa).
Essa abordagem também analisa como o id pode estar presente em sonhos, fantasias e comportamentos impulsivos, e como pode ser canalizado e regulado para um comportamento mais adequado pela ação do ego e superego.
Em resumo, a psicologia do id estuda o papel dessa parte instintiva e impulsiva da mente humana, examinando como ela influencia o comportamento e pode entrar em conflito com outras partes da personalidade, e como o ego e o superego trabalham para regular esses impulsos em busca de uma maior harmonia e adaptação à realidade.

Continue navegando