Buscar

Transtornos Mentais na Adolescência

Prévia do material em texto

AULA 2 – TRANSTORNOS MENTAIS RECORRENTES NA ADOLESCÊNCIA 
· A criação dos vínculos afetivos é onde o barco começa 
TRANSTORNO DE HUMOR
· Transtorno bipolar: Psiquiatra crônica que vai da variação de humor, onde o nosso adolescente vai ser MUITO FELIZ ou MUITO TRISTE, assim sendo, os adolescentes tem mudanças de humores extremas, onde tudo gira em torno do humor. Agora vamos categorizar, existe o Transtorno Bipolar Tipo I e o Transtorno Bipolar Tipo II, Transtorno Bipolar Cíclicos, ou seja, enquanto o tempo vai passando isso pode afetar o humor da pessoa, porém, aqui não é aquela ansiedade básica de todos, mas sim muito pior, é um ciclo que pode sim deixar o adolescente vicioso em datas, ou seja, quando chega no dia de prova por exemplo, a pessoa surta e bate no coleguinha da sala (usarei isso nas provas deste ano). Maníaca é a fase em que o adolescente tem o humor lá em cima, ou seja, fica “muito feliz”, nos estágios depressivos, os adolescentes estão “muito tristes”. Temos por fim, o Transtorno Bipolar Induzido por substância/medicamento.
Vamos lá, me respondem, vocês fazem parte dos 4% da população brasileira que tem o Transtorno Bipolar?
Vou ajudar a descobrir isso:
a. Causas: lembrando que a predisposição genética, os conflitos familiares ou com amigos e o principal, as agressões sofridas na infância. Vocês conseguem entender que sim, o TB pode ser passado de mãe para feto, lembrar que anteriormente temos que o ABUSO DE DROGAS NA GRAVIDEZ pode acarretar (acarreta povo) ao aparecimento de Transtorno Bipolar.
b. Diagnóstico: Em pleno século XXI, não temos um EXAME LABORATORIAIS ou EXAME DE IMAGEM que diagnostica o TB, por isso, ainda precisaremos de um plano de estudo sobre a base histórica clínica do paciente e seu histórico família (lembra que PODE ser GENÉTICO).
c. Tratamento: Vamos aos famosos medicamentos psiquiátricos e puxar a sardinha para nós né?! A psicoterapia vai ter um papel importante para se eliminar os sintomas AGUDOS da doença e ainda ajudar a EVITAR novas crises.
FATORES DE RISCO E PROGNÓSTICO
· Ambientais: Vocês acreditam que quem mais tem chances de ter TB são os ricos? Acho que a favela venceu não é mesmo? Vamos explicar o motivo disso, as pessoas que mais têm dinheiro maior será a preocupação com o que deve fazer na sociedade e assim a pressão de seus sentimentos aumentam quanto a mudança entre o que é bom e o que se deve fazer, essa gangorra de alto e baixos poderá levar os ricos a terem a ideia de nunca será “o suficiente o que eu tenho”. Calma, vamos facilitar ainda mais, pensa no exemplo de um adolescente que ganhou um Iphone 11, três anos depois saiu o Iphone 15 e ele quer porque quer trocar, os pais não vão ceder a chantagem e não vão trocar o celular e por isso, o adolescente vai passar por esse sobe e desce no modo de criar um ciclo de alta e baixa na sua vida.
Devemos lembrar que não é só o NÃO que pode causar um transtorno, nós também podemos ter esses picos através da felicidade, calma, não sou contra ser feliz só estou falando que o adolescente que também é muito feliz pode sim gerar um Transtorno Mental (Vou deixar um vídeo/meme citado pelo Tadeu na aula:
· Genético: Aqui dizemos que NÃO depende do gênero, MAAAAAS, é mais comum nas mulheres (vocês são tudo louco).
· Agora algo importante para discutimos: O risco de SUICÍDIO ao longo de uma pessoa com Transtorno Bipolar é estimado em pelo menos 15 VEZES o da população em geral, isso representa cerca de um quarto de todos os suicídios. Pessoal, vamos destacar aqui, que a pessoa sem TB já passa por momentos de mudanças emocionais, ou seja, se estamos bravos com o trabalho, o animo para vir na faculdade vai lá para o pé, agora, imaginem aqueles que tem um Transtorno de Humor que afeta justamente esta nossa alta e baixa emocional, o controle da pessoa com TB é menor significativamente que o da pessoa sem TB, por isso, em uma das variações elas podem sim acabar com sua vida de uma hora para outra (vou dar um exemplo aqui, espero que não soe mal para vocês, mas, quantas vezes vimos uma pessoa na rua que aparenta estar bem, feliz, e no dia seguinte aparece sua cara no site da funerária? Pessoal, infelizmente, todos nós estamos propensos ao suicídio, mas a pessoa com Transtorno Bipolar será mais de 10 vezes pior que antes.
TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR (TAB) EM ADOLESCENTES – SINAIS
Agora vamos dividir os sinais em dois blocos, o primeiro vamos falar sobre os sinais que aparecem na fase maníaca ou eufórica e as que aparecem na fase depressiva (viu como é importante saber que ser MUITO FELIZ ou MUITO TRISTE pode sim causar o TB?):
a. Sinais na Fase Maníaca ou Eufórica – nessa fase, é a hora 	que tudo está bem, tudo está feliz, uhuuuul Nova Iguaçu, eu sou feliz e não canso de falar – SQN):
· Agitação, irritação ou euforia – podem estar feliz, podem estar em completo êxtase de alegria, e podem simplesmente entrar atirando em uma festa e assassinar todos ali presentes.
· Agressividade e hostilidade 
· Pensamento, fala e movimentação acelerada 
· Impulsividade e redução na capacidade de planejamento e avaliação de risco – Afeta o pensar pois o humor vai alterar a percepção das pessoas mexendo com isso na interpretação de si mesmo ou do mundo.
· Sensação de grandiosidade e autoestima elevada – Aqui vocês podem pensar que o adolescente com TAB se acha o tal, mas aí vê que não pode tudo ai deprime e surta e matar todos.
· Sensação de muita energia e pouca necessidade de dormir – Na adolescência, a irritabilidade pode ser maior que a euforia.
b. Sinais na Fase Depressiva:
· Tristeza profunda e desesperança 
· Cansaço 
· Perda de interesse e de prazer 
· Perda de motivação 
· Ideias sobre morte e suicídio 
TRANSTORNO DO DISRUPTIVO 
· Esse transtorno é bem presente na vida do adolescente, e nada mais é que a falta de controle de alguns sobre suas vontades, ou seja, acabam sendo bem mais impulsivos que o normal (pessoas sem transtorno rouba beijo da colega) e pessoa com TD (SIGLA USADA APENAS POR PREGUIÇA DE ESCREVER), rouba o beijo e não deixa a menina sair por nada nesse mundo.
TRANSTORNOS ALIMENTARES 
· Esses transtornos foram vistos semestre passado, vocês não lembram? Podem procurar na Apostila Psicopatologia I, vai encontrar a Bulimia e Anorexia por exemplo.
TRANSTORNOS RELACIONADOS AO USO DE SUBSTÂNCIA 
· Bom, esse dispensa apresentações nos dias de hoje, mas vamos lá, vocês já viram casos de adolescentes que vão nas festinhas proibidas e acabam arrumando briga com a mãe do dono da boate de 95 anos? Então, a pessoa com TRS (SIGLA USADA APENAS POR PREGUIÇA DE ESCREVER) é um pouco pior, pois, além dele brigar com a senhora, ele também poderá AGREDIR a filha, marido de 85 anos da senhora e o segurança que tentar apartar.
TRANSTORNOS DEPRESSIVOS 
· Esse foi mais atual, nós estudamos e demonstramos HOJE mesmo sobre esses transtornos, e eles, como o próprio nome fala são aqueles que gerará crises de tristezas nos seus acometidos.

Continue navegando