Buscar

Conforto Acústico em Escolas

Prévia do material em texto

DESAFIO PROFISSIONAL V
 TÓPICOS ESPECIAIS EM CONFORTO APLICADO A PROJETOS
PROEJTO
Prof. Vanessa Campana Vergani de Oliveira| UNICESUMAR| Arquitetura e Urbanismo|
vanessa.vergani@unicesumar.edu.br
1. Conforto Acústico:
Realização de medições acústicas em diferentes áreas da escola, incluindo salas de aula, corredores, biblioteca e áreas de recreação.
Análise dos resultados para identificar fontes de ruído, níveis de reverberação e potenciais problemas de intelligibility.
Proposição de medidas corretivas, como uso de materiais absorventes de som, instalação de painéis acústicos e ajustes no layout para redução de ruídos.
DECIBELÍMETRO?
O ruído sonoro ou barulho (termo popularmente conhecido), além de causar irritação está também associado ao estresse e afeta a saúde humana.
Níveis sonoros acima de 120 dB podem causar sérios problemas de saúde como surdez, arritmia cardíaca, ansiedade, depressão e outras doenças.
As maiores causas de reclamações ligadas a poluição sonora provêm de vizinhos barulhentos, obras, tráfico urbano e rodoviário, casas de show, bares, fogos de artifícios carros de som, condomínios, igrejas e vários outros motivos que podemos citar.
O que é Decibelímetro
O decibelímetro, ou sonômetro (na Europa) ou medidor de nível de pressão sonora, é um equipamento desenvolvido para fazer a medição do nível de pressão sonora em decibéis (dB), uma unidade logarítmica e aferir o quão intenso é um som.
Podemos encontrar um decibelímetro digital facilmente em lojas de instrumentos de medição, desde modelos simples que faz a medição do ruído sonoro na faixa de 30 dB a 130 dB, quanto equipamentos mais sofisticados que possuem funções data logger (armazena as medições), LEQ (ruído equivalente contínuo), SPL, banda de oitava e outros equipamentos importantes para perícia de ruídos.
 O nível de pressão sonora, medido em decibéis, é uma grandeza que representa a sensação da audibilidade de um som, quando devidamente corrigido com dados da curva audiométrica média da população. Esta correção recebe o nome de ponderação, e dá origem a unidades como o dBA, dBB, dBC, empregados conforme a aplicação e o contexto sonoro
Como usar um Decibelímetro
PASSO DE COMO USAR UM DECIBELÍMETRO:
Ligue o equipamento no botão principal;
Selecione a frequência. Nos decibelímetros digitais encontrará:
ponderação de frequência A (Ideal para medição de ruídos de baixa frequência, sons graves) 
ponderação de frequência C (Ideal para medição de ruídos de alta frequência, sons agudos);
Selecione o tempo de resposta. Nos equipamentos encontrará a opção de seleção entre modo Fast ou Slow (se o ruído for rápido, selecione “fast” , se o ruído for mais longo selecione “slow”;
Capte o som com o microfone; não se deve chegar próximo a fonte de som, mas deve-se medir no ponto em que o som está te incomodando;
Veja o resultado apresentado no mostrador do decibelímetro. Alguns modelos são providos da função datalogger, ou seja, este tipo de Decibelímetro permite registrar medições de ruídos e gerar uma tabela com todas as informações (data, hora, valor medido), gráfico do ruído em função do tempo, muito importantes para laudos técnicos.
O QUE É O LUXÍMETRO E COMO FUNCIONA?
O luxímetro é uma ferramenta criada com o objetivo de medir o nível da luminosidade de um ambiente interno. Além da sua funcionalidade, costuma ser muito prático porque, geralmente, é um aparelho portátil. É fundamental utilizá-lo para controlar a luminosidade. Assim, é possível proporcionar luz confortável para as vistas das pessoas.
Essa ferramenta funciona identificando o nível de iluminação por meio dos lumens que incidem em um metro quadrado. Lúmen é uma unidade de fluxo luminoso criado por uma candela, que é uma medida universal de intensidade luminosa. Assim, o luxímetro capta e mede a luminosidade do ambiente, seja em uma iluminação natural ou artificial.
O QUE É ILUMINÂNCIA
Iluminância segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), nada mais é do que “o limite da razão do fluxo luminoso recebido pela superfície em torno de um ponto considerado, para a área da superfície quando esta tende para zero”, trocando em miúdos, é simplesmente a quantidade de luz em um ambiente, e essa grandeza tem sua medida em Lux.
COMO FUNCIONA UM LUXÍMETRO?
O luxímetro é composto por um sensor que capta a luz incidente e converte essa luz em um sinal elétrico. Esse sinal é então amplificado e processado para que a intensidade da luz possa ser medida em lux.
Os luxímetros modernos geralmente possuem um display digital que mostra a intensidade da luz em tempo real. Alguns modelos também possuem recursos avançados, como a capacidade de medir a temperatura da cor da luz e a intensidade da luz em diferentes comprimentos de onda.
A unidade de lux é usada para medir a iluminância, que é a quantidade de luz que atinge uma superfície. Quanto maior a iluminância, maior a quantidade de luz presente em um ambiente.
Como medir a intensidade da luz com um luxímetro?
Para fazer a medição do ambiente deve-se considerar diversos aspectos, como por exemplo a existência de luz externa ambiente ou artificial e alguns outros aspectos que são descritos na norma NBR 15215.
Escala de leitura: Ajuste a escala de leitura do aparelho, assim como multímetros você deve ajustar a escala para que tenha uma leitura mais fiel;
Exposição do aparelho: No momento da medição evite fazer sombras sobre o sensor, a menos é claro que seja necessário;
Posição do sensor: O sensor deve sempre ficar paralelo à superfície que está sendo analisada, como uma mesa de escritório por exemplo;
Locais não especificados: Caso o local estudado não tenha uma posição fica como uma mesa, execute a medição com uma altura de 75 cm em relação ao piso e sempre em um plano horizontal;
Quantas vezes medir: A medição do ambiente deve ser executada em vários pontos, dessa forma você pode analisar se a densidade de luz está uniforme ou não, através dessa análise você poderá confrontar com a NBR 15215 e ver se o ambiente se enquadra nas especificações;
Medição com sensor na mão: Caso não seja possível apoiar o sensor horizontalmente em um local fixo, a medição poderá ser com o aparelho apoiado nas mãos, mas atente-se ao nivelamento, pois uma angulação poderá afetar o resultado da leitura devido o sensor não pegar a luminosidade de frente.
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.png
image5.jpeg
image6.png
image7.jpeg
image1.png

Continue navegando