Buscar

Eletrização por indução

Prévia do material em texto

Eletrização por indução
Alunos: Marcos Vinicius
Jose Wilson
Alef 
Kaique
Marcelo
Definição:
A eletrização por indução consiste em atribuir carga elétrica a um objeto utilizando outro corpo carregado sem que haja contato entre eles.
Isto ocorre devido às interações entre as cargas elétricas do respectivo corpo e o campo elétrico criado pelo indutor. Neste caso, um campo elétrico gerado por um indutor carregado positivamente ou negativamente atrai ou repele os elétrons livres do condutor neutro, fazendo com que estes se reorganizem na estrutura do induzido.
Exemplo:
Um exemplo de eletrização por indução é a ocorrência de raios. Quando uma nuvem está carregada eletricamente, ela induz na superfície terrestre cargas de sinais contrários, criando um campo elétrico entre a nuvem e a superfície.
Esquema:
Inicialmente, há a esfera A neutra e a esfera B com carga positiva. O corpo eletrizado (esfera B) recebe o nome de indutor, e o corpo neutro (esfera A) é denominado induzido.
Esquema:
A esfera A é aproximada da esfera B. A carga positiva da esfera B atrai as cargas negativas da esfera A repele as positivas, causando uma separação de cargas;
Esquema:
A esfera A é conectada a terra por um condutor de forma que os elétrons da terra sobem e neutralizam as cargas positivas dessa esfera.
Esquema:
A esfera A, agora carregada negativamente, é desligada da terra e separada da esfera.
No processo de eletrização por indução, a carga elétrica final do condutor que estava neutro sempre possui sinal oposto à do indutor. 
Referências:
KÍTOR, G. L. Indução Eletrostática - Eletrização por indução. Disponível em: <https://www.infoescola.com/fisica/inducao-eletrostatica/>. Acesso em: 17 ago. 2023.
‌Processos de eletrização: o que é, tipos, exercício. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/processo-eletrizacao.htm#>. Acesso em: 17 ago. 2023.
‌
image2.webp
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png

Continue navegando