Buscar

569436

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
Blocos regionais da Europa
9º ANO
Aula 6 – 3º Bimestre
Geografia
Blocos regionais;
Europa.
Conteúdo
Objetivo
Analisar as características de blocos regionais da Europa.
Currículo Paulista – Anos Finais do Ensino Fundamental
Geografia
9º ano
Habilidade:
(EF09GE21*) Analisar a formação de blocos regionais da Europa e Ásia, comparar as suas características e relacionar com a atuação de blocos de outras regiões do mundo.
Sugestão para distribuição dos tempos das seções de aula:
Para começar: 5 minutos
Foco no conteúdo: 15 minutos
Na prática: 10 minutos
Aplicando: 15 minutos 
Você imagina que os países podem fazer parcerias econômicas entre eles? 
Dê um exemplo de um bloco regional na Europa.
Registre as anotações no caderno.
4 minutos
Levante a mão quem quer responder!
Imagem 1 – Acordo
Para começar
Os blocos regionais são acordos entre países com interesses comerciais, financeiros ou militares.
Apesar de o bloco econômico União Europeia ser o mais conhecido na Europa, existem outros acordos econômicos entre países europeus.
A Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e a Associação Europeia de Livre-Comércio (AELC), também conhecida através da sigla inglesa EFTA (European Free Trade Association) são dois exemplos de blocos regionais na Europa.
Foco no conteúdo
A Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) foi fundada na Convenção de Estocolmo, em 1960.
Os sete países fundadores são: Áustria, Dinamarca, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido. 
Atualmente, conta com quatro países-membros: Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein.
Por ser um acordo de livre comércio, a circulação de mercadorias entre esses países é livre de qualquer tarifa.
Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA)
Foco no conteúdo
Além disso, Islândia, Liechtenstein e Noruega ainda têm um Acordo sobre o Espaço Econômico Europeu (EEE) com a União Europeia (UE), criando um mercado único interno entre esses países.
Ou seja, há livre circulação de pessoas e moeda entre esses três países-membros da EFTA com a UE.
Foco no conteúdo
Imagem 2 – Países-membros da EFTA
Estudante, utilize o planisfério político do IBGE (https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_politico_a3.pdf) para localizar os países membros da EFTA.
Foco no conteúdo
Criada em 1991 após a desagregação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) tem a função de ser mais que um bloco econômico, pois, entre os países, apresenta um sistema de defesa também.
Os países-membros da CEI são: Armênia, Belarus, Cazaquistão, Rússia, Moldávia, Quirquistão, Tajiquistão, Ucrânia, Uzbequistão, Azerbaijão e Turcomenistão (sendo este um membro associado).
Comunidade dos Estados Independentes (CEI)
Foco no conteúdo
Imagem 3 – Países-membros e país associado da CEI
Foco no conteúdo
A CEI possui dois conselhos de decisão: o conselho com os chefes de Estado e o conselho com os chefes de governo que se reúnem a cada três meses. 
Além disso, os países-membros podem sair a qualquer momento desse bloco. Eles têm autonomia de decidir se, em determinado momento, é importante continuar com a parceria econômica e de defesa ou se querem deixar o grupo.
Foco no conteúdo
10 minutos
Os blocos regionais na Europa foram criados para ser uma ajuda mútua entre os países-membros.
Um trabalhador poderá morar em um país e trabalhar em outro?
Preencha o quadro a seguir com as informações principais da EFTA e da CEI.
	Blocos regionais	Ano de criação	Países- membros	Tipo de acordo
	EFTA			
	CEI			
Na prática
Correção
	Blocos regionais	Ano de criação	Países- membros	Tipo de acordo
	EFTA	1960	Noruega, Suíça, Islândia e Liechtenstein	Acordo de livre comércio
1. Os acordos firmados entre os países-membros dos blocos regionais determinam se é possível ou não um trabalhador morar em um país e trabalhar em outro. A livre circulação (em um acordo de livre comércio) é voltado exclusivamente para mercadorias.
2.
Na prática
Correção
	Blocos regionais	Ano de criação	Países-membros	Tipo de acordo
	CEI	1991	Armênia, Belarus, Cazaquistão, Rússia, Moldávia, Quirquistão, Tajiquistão, Ucrânia, Uzbequistão, Azerbaijão e Turcomenistão (membro associado)	Acordo de livre comércio e de defesa dos territórios
Na prática
A Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) foi fundada em 1960 como forma de auxiliar, economicamente, os países-membros desse bloco regional. Assinale a alternativa que contém o menor país do bloco:
Índia
EUA
China
Liechtenstein
Na prática
Correção
Índia
EUA
China
Liechtenstein
A Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) foi fundada em 1960 como forma de auxiliar, economicamente, os países-membros desse bloco regional. Assinale a alternativa que contém o menor país do bloco:
Na prática
Cada bloco regional apresenta sempre um país forte economicamente. É ele quem tem mais vantagens e auxilia os outros membros participantes do bloco.
Assim, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), com 11 países-membros, conta com uma grande potência econômica e militar em seu grupo. Esse país, atualmente, tem importância mundial, envolvendo-se em conflitos diretos com um dos países-membros da CEI.
Na prática
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse país forte economicamente e militarmente:
Rússia
EUA
China
Índia
Na prática
Correção
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse país forte economicamente e militarmente:
Rússia
EUA
China
Índia
Na prática
Agora que conheceram exemplos de blocos regionais, elaborem um painel com a turma sobre os pontos fortes e os pontos fracos de um acordo entre os países, especialmente considerando aspectos associados à economia.
15 minutos
Imagem 4 – Aspectos fortes e fracos
Aplicando
Nesta aula, você estudou que os países da Europa também têm acordos regionais que fortalecem suas relações econômicas e, algumas vezes, até militares. Isso fortalece os países e é uma forma de eles crescerem economicamente.
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 98390
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
21
Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA). Fonte: EUR-Lex. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/PT/legal-content/glossary/european-free-trade-association-efta.html Acesso em: 17 set. 2023. 
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução de Leda Beck. Consultoria e revisão técnica de Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa/Fundação Lemann, 2011.
São Paulo. Secretaria da Educação. Material de apoio “Currículo em Ação” – Geografia. Caderno do Estudante. 9º ano. 3º bimestre. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – Imagem 1. Acordo. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/contract-or-document-signing-icon-document-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1179640294?phrase=acordos+comerciais&adppopup=true 
Acesso em: 17 set. 2023.
Slide 7 – Imagem 2. Países-membros da EFTA. Especialmente elaborado para os Materiais Digitais da SEDUC-SP por meio do MapChart. Disponível em: https://www.mapchart.net/europe.html. Acesso em: 23 jun. 2023.
Referências
Lista de imagens, vídeos e gráficos:
Slide 9 – Imagem 3. Países-membros e país associado da CEI. Especialmente elaborado para os Materiais Digitais da SEDUC-SP por meio do MapChart. Disponível em: https://www.mapchart.net/world.html. Acesso em: 23 jun. 2023.
Slide 19 – Imagem 4. Aspectos fortes e fracos. Fonte: Freepik. Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/medidor-de-satisfacao-emoji-pequeno_44156216.htm#query=tabela%20bom%20e%20ruim&position=28&from_view=search&track=ais.Acesso em: 23 jun. 2023.
Referências
Material 
Digital

Continue navegando