Buscar

SERVIÇO SOCIAL E SEGURIDADE SOCIAL QUESTÕES ATUAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Profis
No contexto das políticas sociais e da prática profissional é imprescindível considerar o planejamento como um processo sistemático e flexível, compreendido como instrumento de análise da realidade e definição coletiva de estratégicas para o alcance de objetivos e metas, e com isso dos resultados.
A partir do trecho apresentado, é preciso considerar que:
 
I. A lógica do planejamento deve ser impressa no contexto das instituições, independentemente de sua natureza (pública ou privada), tendo em vista que a finalidade é a garantia de direitos sociais, sobretudo no que se refere ao enfrentamento das desigualdades sociais. PORQUE II. Ao se considerar as demandas sociais, seja em um contexto local, regional ou nacional, a formulação de um plano precisa se basear na configuração de uma realidade, possibilitando a definição clara dos objetivos, das estratégias, das metas, dos indicadores, do monitoramento, da avaliação e dos resultados.
sionais efetivas deve considerar o enfrentamento das desigualdades sociais a partir da compreensão da realidade social.
· A afirmação I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
· Resposta correta
As afirmações I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
· As afirmações I e II são proposições falsas.
· A afirmação I e uma proposição verdadeira, e a II e uma proposição falsa.
“Estado nacional, em praticamente todos os lugares onde se configurou plenamente, o fez sob forma monárquica e absolutista, monarquia e absolutismo remetem, na ponta ascendente de sua trajetória histórica, à sua relação com o feudalismo e o fim da Idade Média, e, na ponta descendente, à sua relação com o capitalismo e o início da Idade Contemporânea”. (BEHRING, E. R.; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006.)
O Estado Moderno, oriundo da crise do feudalismo, representou a organização política dominante na sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII.
São características do Estado Moderno:
I. descentralização política;
II. formação de uma burocracia profissional;
III.território indefinido;
IV. controle social;
· Resposta correta
II, apenas.
No campo da Seguridade Social no Brasil, a concepção neoliberal de política social configura o bem-estar social incluído ao contexto do âmbito do privado. Tal concepção se expressa numa dimensão global, apresentando consequências diretas para a sociedade, com retornos diretos de volta ao passado. (BEHRING, E. R.; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2006.)
Em relação às políticas e aos programas de Seguridade Social na realidade brasileira, assinale a alternativa correta.
 neoliberais priorizam a redução do tamanho do Estado e menor interfermercados.
· Resposta correta
As políticas dos programas de Seguridade Social no Brasil vêm sofrendo, ao longo dos anos, com as perdas de investimento público, principalmente após a década de 1990, com o avanço das políticas neoliberais.
Resposta correta. Governos neoliberais priorizam a redução do tamanho do Estado e menor interferência nos mercados.
“Sistema de governo é o modo como as instituições do poder público estão arranjadas para viabilizar suas funções específicas no esforço conjunto de atender às exigências do bem comum” (SOUZA JUNIOR, C. S. Regimes Políticos in Tratado de Direito Constitucional. v. 1. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. p. 685.)
Acerca do sistema de governo do Brasil, assinale a alternativa correta que define a forma de governo estabelecida no Brasil.
Resposta correta
Presidencialismo.
"O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Três razões fazem ver que a monarquia hereditária é o melhor governo. A primeira é que é o mais natural e se perpetua por si próprio. A segunda razão é que esse governo é o que interessa mais na conservação do Estado e dos poderes que o constituem: o príncipe, que trabalha para o seu Estado, trabalha para seus filhos. A terceira razão retira-se da dignidade das casas reais”. (BOSSUET, J. B. A política inspirada na Sagrada Escritura. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1977.)  Luiz XIV, da França, foi considerado o modelo de monarca absolutista. A frase de Luiz XIV “O Estado sou Eu” pode ser vista como a expressão da natureza do absolutismo monárquico e traduz uma premissa básica da formação do Estado Moderno. Assinale a premissa que corretamente representa a frase acima.
Resposta correta
O rei era tido como fonte da soberania nacional.
resposta correta. A expressão “O Estado sou Eu” traduz a ideia de que o rei é a figura máxima de soberania e a fonte de todo o poder político.
Um dos princípios que direcionam a implementação do Sistema Único de Saúde - SUS, refere-se à intersetorialidade, tendo como objetivo garantir avanços significativos no processo de implementação do SUS. Pois, as demandas dos usuários não são isoladas, tendo uma interferência direta com outras dimensões da vida social e, consequentemente, necessitam articular com outras políticas. (CASTRO, J. S. de. O; ANDRADE, L. S. de. Serviço Social e o SUS: Desafios na prática do Assistente Social. Serv. Soc. & Saúde, Campinas. jan./jun. 2014. v. 13. n. 1. p. 111-126.)
No que se refere à intersetorialidade, avalie como se processa essa articulação com outras políticas, lendo as asserções a seguir.
I. Articulação com as políticas de assistência social, educação, dentre outras, para garantir a atenção às demandas dos usuários.
II. Articulação com as diversas políticas por meio de planos, programas e projetos.
III. Articulação com as diversas políticas por meio de criação de grupos de trabalhos, comitês, dentre outros, para viabilizar ações estratégicas.
IV. Articular forças com os organismos privados para formalização de parceria, de modo a atender à gestão.
V. Criar mecanismos de acompanhamento das políticas para o fortalecimento das ações privadas.
Agora, assinale a alternativa que traz as asserções corretas.
Resposta correta
I, II, III.
Resposta correta. As estratégias, na perspectiva da intersetorialidade, possibilitam articulações com as diversas políticas por meio da criação de planos, programas, projetos, termo de cooperação técnica, criação de comitês e grupos de trabalho, para realização de ações integradas

Continue navegando