Buscar

574829

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
Ásia: aspectos socioeconômicos
9º ANO
Aula 8 – 4º Bimestre
Geografia
População asiática;
Consequências do crescimento;
Políticas de controle demográfico;
Diversidade cultural;
Desigualdades socioeconômicas.
Conteúdo
Objetivos
Analisar e comparar dados populacionais aos indicadores sociais no continente asiático;
Compreender a distribuição da população no continente asiático, bem como as causas e consequências do crescimento populacional;
Apresentar a diversidade cultural asiática.
Currículo Paulista – Anos Finais do Ensino Fundamental 
Geografia 
9º ano
4º Bimestre
Habilidade: 
(EF09GE14B) Analisar projeções cartográficas, anamorfoses geográficas e mapas temáticos relacionados às questões sociais, ambientais, econômicas, culturais, políticas de diferentes regiões do mundo.
Sugestão de tempo para o desenvolvimento das seções.
Para começar: 10 minutos
Foco no conteúdo: 11 minutos
Na prática: 14 minutos
Aplicando: 10 minutos
10 minutos
Levante a mão quem quiser responder!
1) Assista ao reels ao lado. O que ele representa?
2) Você sabe em que país esse cruzamento se localiza?
3) Pesquise os 10 primeiros países mais populosos do mundo em 2022.
4) Qual deles localiza-se na Ásia?
Vídeo 1 – Shibuya crossing
Para começar
Orientações didático-pedagógicas: Professor, a ideia desta atividade é despertar a curiosidade dos alunos para os estudos sobre a população asiática. Para isso, chame a atenção deles para o maior cruzamento do mundo: Shibuya crossing, que fica em Tóquio, no Japão, para, a partir daí, introduzir a discussão sobre a Ásia ser o continente mais populoso do mundo.
A imagem retrata o Shibuya crossing, o maior cruzamento do mundo. Em média 3 milhões de pessoas atravessam esse cruzamento por dia. Shibuya é conhecida por ser uma importante região comercial e financeira do mundo, abrigando as 2 estações mais movimentadas do mundo. Uma delas, inclusive, abriga a estátua do cachorro Hachiko, que em 1935 ficou famoso por sua fidelidade ao dono, virando até filme. 
 Esse cruzamento se localiza no bairro Shibuya, na cidade de Tóquio, no Japão.
Imagem 1 – Maior cruzamento do mundo
Correção
Para começar
Correção
3 e 4) Das 10 cidades mais populosas do mundo, 7 localizam-se na Ásia.
	Cidade	População	País	Continente
	Tóquio	37.274.000	Japão	Ásia
	Deli	32.065.760	Índia	Ásia
	Xangai	28.516.904	China	Ásia
	Daca	22.478.116	Bangladesh	Ásia
	São Paulo 	22.429.800	Brasil	América
	Cidade do México	22.085.140	México	América
	Cairo	21.750.020	Egito	África
	Pequim	21.333.332	China	Ásia
	Mumbai	20.961.472	Índia	Ásia
	Osaka	19.059.856	Japão	Ásia
10 cidades mais populosas em 2022
Para começar
População da Ásia
Imagem 2 – Shangai, China
A Ásia é o continente mais populoso do planeta, com cerca de 4,5 bilhões de habitantes. 
Apresenta regiões muito povoadas, como a China e a Índia, considerados os dois países mais populosos do mundo.
Juntos, todos os países asiáticos concentram cerca de 61% da população mundial. 
Foco no conteúdo
Ao mesmo tempo, é possível encontrar regiões com baixos índices de povoamento, como partes da China e Índia e áreas desocupadas como em partes do Cazaquistão, o Azerbaijão e Líbano. 
Várias razões explicam a baixa densidade populacional nesses locais: clima severo, com temperaturas extremas e escassez de água; terrenos montanhosos e difícil de cultivar; além de muitas dessas regiões serem afetadas por conflitos e guerras, dificultando o desenvolvimento econômico e social.
Imagem 3 – Região montanhosa no Líbano
Foco no conteúdo
Uma característica demográfica do continente asiático diz respeito à distribuição desigual da população pelo território.
Pesquise em representações cartográficas (disponíveis em livros e sites da internet) informações sobre a distribuição da população da Ásia. Indique onde ficam as concentrações e os vazios demográficos. 
6 minutos
Vire e converse!
Distribuição desigual
Na prática
Correção
1) A população asiática concentra-se nas porções sul e sudeste do continente, com destaque para China, Índia e Japão, principalmente nas áreas litorâneas e regiões de planícies, bem como nas áreas menos montanhosas do Japão. Já na porção norte do continente e em áreas desérticas ou montanhosas, observa-se uma menor concentração populacional, como na Arábia Saudita e nos países da Ásia Central.
 A distribuição da população pelo território pode ser explicada pelos fatores naturais (relevo, clima, hidrografia) e econômicos: regiões atrativas financeiramente por oferta de empregos, altos salários etc. A população asiática concentra-se nas planícies formadas por rios importantes e que apresentam climas favoráveis à fixação humana: tropical, equatorial e subtropical. Como exemplo, podemos destacar a Planície Indo-Gangética. Por outro lado, grandes vazios populacionais são observados nas áreas com condições naturais rigorosas, nas quais há o predomínio do clima desértico e regiões montanhosas: áreas pouco povoadas ou desabitadas. 
Na prática
Crescimento populacional
Ao longo do século XX a Ásia registrou um elevado aumento populacional em razão da manutenção da elevada taxa de natalidade e redução da taxa de mortalidade, que pode ser explicada pelas melhorias na área da saúde e das condições de higiene. 
Essa fato explica o grande percentual de jovens na Ásia, com exceção do Japão.
Imagem 4 – Pirâmide etária Ásia sem Japão em 2010
Foco no conteúdo
Consequências do crescimento populacional
O elevado crescimento impacta na qualidade de vida da população e gera alguns problemas urbanos como:
poluição atmosférica, causada pela enorme frota de veículos automotivos em circulação, pela queima de combustíveis fósseis em veículos e pelas usinas movidas a carvão mineral; 
Insuficientes redes de abastecimento de água, de tratamento de esgoto sanitário, de coleta e destinação adequada de lixo, de transporte urbano, além da profusão de moradias precárias etc.
Além disso, a alta concentração populacional nas margens dos rios intensifica a pressão sobre as águas, que sofrem com a poluição e outros problemas ambientais, comprometendo o abastecimento da população.
Foco no conteúdo
Maiores investimentos dos governos locais em infraestrutura e serviços básicos nas seguintes áreas: saúde, segurança, moradia, saneamento, transporte, energia, habitação e alimentos, para atender a todo esse contingente populacional;
Uso de fontes de energia limpa para reduzir a poluição;
Considerar os temas ambientais na agenda política dos países asiáticos, como a China, para a diminuição nos índices de poluição em certas regiões.
Imagem 5 – Usina Três Gargantas, China
Possíveis soluções
Foco no conteúdo
Por conta do crescimento populacional elevado, países como a Índia e a China passaram a adotar medidas de controle da natalidade: 
Índia: ampla divulgação de métodos contraceptivos à população e esterilização de mulheres.
China: implantou em 1979 a “política do filho único”, penalizando com perdas de benefícios sociais e multas os casais que tivessem mais de um filho, com exceção das famílias rurais.
1) Em duplas, pesquisem no que consistia a política do filho único e se ela atingiu o objetivo almejado pelo governo chinês.
8 minutos
Puxe mais!
Políticas de controle demográfico
Na prática
Correção
1) A política do filho único adotada pelo governo chinês proibiu, por mais de 30 anos, casais de terem mais de um filho. Caso essa política fosse descumprida, o casal era obrigado a pagar multas, podia perder o emprego, além de ser discriminado pela sociedade. Apenas os casais que vivessem no meio rural poderiam ter dois filhos, caso o primeiro fosse menina. 
Imagem 6 –Ilustração 
O rigoroso controle populacional implantado reduziu as taxas de natalidade no pais. Em 2013, o governo chinês, preocupado com o processo de envelhecimento da população, realizou mudanças no controle do crescimento demográfico do país, passando a permitir aos casais ter até dois filhos, apenas se um dos pais fosse filho único.A partir de 2016, o governo liberou que todos os casais pudessem ter dois filhos.
Na prática
Diversidade Cultural (Etnias)
A Ásia abriga uma enorme variedade étnica, religiosa e linguística. Destacam-se:
Idiomas
Mandarim; 
Hindi; 
Árabe; 
Japonês; 
Idiomas eslavos;
Inglês.
Religiões
Islamismo (Oriente Médio e parte da Ásia);
Hinduísmo e budismo (Ásia Meridional e Sudeste Asiático);
Cristianismo (dispersos pelo continente)
Xintoísmo (Japão);
Judaísmo (Israel).
Etnias
Turcos, iranianos e semitas (sudoeste);
Mongóis (norte e leste);
Indianos (sul); 
Caucasianos (dispersos pelo continente).
Foco no conteúdo
10 minutos
Todo mundo escreve!
O continente asiático reúne países com características sociais distintas.
Pesquise os indicadores socioeconômicos (Expectativa de vida e Renda) dos seguintes países: Japão, Coreia do Sul, Nepal e Afeganistão. 
Com base nos seus estudos sobre a Ásia, liste alguns fatores que explicam as diferenças nos indicadores desses países. 
Registre as anotações no caderno. 
Desigualdades socioeconômicas
Aplicando
 
Correção
A Ásia é um continente marcado por desigualdades sociais. Grande parcela da população asiática é analfabeta e tem baixo poder aquisitivo. Embora os indicadores sociais tenham apresentado melhora nos últimos anos, as taxas de mortalidade infantil continuam elevadas, e a expectativa de vida permanece baixa (como demonstrado na tabela pelo Afeganistão e pelo Nepal). No final da década de 2010, o analfabetismo atingia 61% dos afegãos e 42% dos paquistaneses. Os melhores índices educacionais da Ásia são encontrados no Japão, na Coreia do Sul e em Israel, que possui quase 100% da população alfabetizada e mão de obra altamente qualificada. Além disso, esses países apresentam as melhores qualidades de vida, quando comparados com os demais países do continente. Por outro lado, muitos países asiáticos enfrentam graves problemas econômicos e sociais, como o Afeganistão e o Camboja, que estão entre as nações mais pobres do mundo.
Aplicando
Destaque os principais aprendizados na aula de hoje relacionados aos aspectos socioeconômicos do continente asiático.
	
	
	
	
	
	
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 101230
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br.
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”.
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa: Fundação Lemann, 2011.
GARCIA, Valquiria; MARTINEZ, Rogério; GARCIA, Wanessa. SuperAÇÃO! Geografia: 9º ano. 1ª edição. São Paulo:  Moderna, 2022 
DELLORE, Cesar Brumini. Araribá conecta: Geografia 9º ano. 1ª edição. São Paulo:  Moderna, 2022.
ADAS, Melhem. ADAS, Sergio. Expedições Geográficas: 9º ano. 4ªedição. São Paulo: Moderna, 2022. 
Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) / World Cities Report 2022 https://unhabitat.org/wcr/. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slides 3, 8, 13 e 16 - Imagem gif. relógio. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/gifs/rel%C3%B3gio-rel%C3%B3gios-tempo-vezes-4109/. Acesso em: 15 fev. 2023.
Slide 3 – Vídeo 1 – Shibuya crossing. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/videos/cruzamento-assinar-andando-pessoas-136854/. Acesso em: 13 ago. 2023.
Slide 4 – Imagem 1 – Maior cruzamento do mundo. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/famous-shibuya-pedestrian-crossing-tokyo-japan-imagem-royalty-free/1057741390?phrase=%5Bshibuya&adppopup=true. Acesso em: 13 ago. 2023.
Slide 6 – Imagem 2 – Shangai, China. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/shanghai-crowds-imagem-royalty-free/585996196?phrase=shangai&adppopup=true. Acesso em: 13 ago. 2023; 
Slide 7 – Imagem 3 – Região montanhosa no Líbano. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/natural-bridge-imagem-royalty-free/1183025710?phrase=deserto%2Blibanes . Acesso em: 28 ago. 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 10 – Imagem 4 – Pirâmide etária, Ásia sem Japão. Fonte: United Nation, Departament of Economic and Social affairs, population Division (2011): World population prospects: the 2010 revision. New York. Population data in millions. Disponível em: https://www.pngwing.com/pt/free-png-ssxmf. Acesso em: 13 ago. 2023.
Slide 12 – Imagem 5 – Usina Três Gargantas, China. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/three-gorges-dam-ship-locks-imagem-royalty-free/504542689. Acesso em: 13 ago. 2023.
Slide 14 – Imagem 6 – Ilustração. Fonte: Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/handmade-clay-illustration-chinese-spring-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/842144194?phrase=+filho+%C3%BAnico+china&adppopup=true. Acesso em: 13 ago. 2023.
Referências
Material 
Digital

Continue navegando