Buscar

579275

Prévia do material em texto

Gestão de resíduos sólidos 
2º Série
Aula 4 – 4º Bimestre
Geografia
Etapa Ensino Médio
Gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade socioambiental.
Compreender os conceitos de resíduos sólidos e de sustentabilidade socioambiental;
Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção.
Conteúdo
Objetivos
(EM13CHS301) Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.
Todos juntos
Assista ao vídeo Resíduos Sólidos do Programa Água Brasil, e com a orientação de seu professor, responda às questões a seguir em seu caderno:
a) Qual é seu papel como cidadão nas questões ligadas aos resíduos sólidos?
b) A destinação inadequada dos resíduos sólidos pode gerar diversos problemas para a população. Indique os principais pontos de atenção quanto a essa problemática.
c) O consumo tem ligação com a geração de resíduos? Puxe mais.
https://www.youtube.com/watch?v=MiuIckYJfQY
Para começar
Art. 1º Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
[...]
Art. 3º
Para os efeitos desta Lei, entende-se por:
[...]
Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010
Foca no conteúdo
XV - rejeitos: resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada;
XVI - resíduos sólidos: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível;
Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010
Foca no conteúdo
Art. 7º
São objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos:
I - proteção da saúde pública e da qualidade ambiental;
II - não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos;
III - estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços;
IV - adoção, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias limpas como forma de minimizar impactos ambientais;
V - redução do volume e da periculosidade dos resíduos perigosos;
[...]
Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010
Foca no conteúdo
Todo mundo escreve
1. Com base na leitura da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, dê exemplos das diferenças entre rejeitos e resíduos sólidos.
2. Como você e sua turma contribuem para o Art. 7º?
3. Observe a imagem ao lado, pintada por estudantes portugueses na cidade de Sesimbra, cerca de 39 km da capital Lisboa. Qual é a mensagem passada pelos estudantes? Ela se refere a qual problema? Esse problema só existe em Portugal? Justifique.
Na prática
1. Com base na leitura da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, dê exemplos das diferenças entre rejeitos e resíduos sólidos.
Rejeitos: resíduos sólidos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e de recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada. Resíduos sólidos: materiais, substâncias, objetos ou bens descartados resultantes de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnicas ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível.
Correção
Na prática
Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são os materiais descartados pela população em áreas urbanas, como residências, comércios, indústrias, instituições e espaços públicos. Esses resíduos são geralmente gerados a partir das tarefas diárias das pessoas e das atividades econômicas que ocorrem nas cidades.
Os RSU podem incluir diversos tipos de materiais, como alimentos, papéis, plásticos, vidros, metais, tecidos, madeiras, entre outros. Eles são classificados como resíduos sólidos devido à sua natureza física, ou seja, não são líquidos nem gasosos.
A gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos é um desafio importante para as cidades em todo o mundo. O acúmulo inadequado e a disposição incorreta desses resíduos podem causar sérios impactos negativos ao meio ambiente, à saúde pública e à qualidade de vida das pessoas.
RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Foca no conteúdo
Municípios com Planos de Gestão de Resíduos Sólidos
A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente teve acesso aos planos municipais e/ou intermunicipais de 446 municípios, em sua maioria, por meio do PMVA. Cabe ressaltar que esse levantamento não significa que não haja municípios que tenham elaborado os seus planos e não os tenham enviado a esta secretaria.
SIMA- atual SEMIL
Foca no conteúdo
Municípios do Estado de São Paulo de acordo com as faixas de geração de resíduos 
SIMA- atual SEMIL
Foca no conteúdo
Fluxo de resíduos no estado de São Paulo e vida útil dos aterros
SIMA- atual SEMIL
Foca no conteúdo
Estimativa de geração de resíduos sólidos urbanos por regiões metropolitanas e aglomerações urbanas do Estado de São Paulo
SIMA- atual SEMIL
Foca no conteúdo
A gestão dos resíduos sólidos urbanos (GRSU) compõe, como objetivo, parte das estratégias para o desenvolvimento sustentável. Deve, portanto, ser racional quanto aos recursos naturais e à redução de resíduos gerados, bem como minimizar os riscos associados ao seu tratamento. A complexidade que envolve o tema, por incluir a necessidade de soluções em diferentes frentes de trabalho, resultou em uma demora de mais de 20 anos para que fosse desenhada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (BRASIL, 2010, p.11). Com a orientação de seu professor, reflita e responda à questão a seguir:
Na prática
a) Segundo o Plano de RESÍDUOS SÓLIDOS do Estado de São Paulo 2020, “Sabe-se que a composição dos resíduos gerados é influenciada por uma série de fatores, como as condições socioeconômicas da população, hábitos de consumo, conjuntura econômica, sazonalidade, entre outros. Assim, não se pode afirmar que a redução da geração de orgânicos seja uma tendência [...]”. Você concorda com essa afirmação? Puxe mais.
Na prática
Você já pensou em construir uma composteira? Ela pode ser construída na escola ou em sua casa.
Para isso, assista ao vídeo, e depois acesse o link com as instruções e as dicas de montagem.
Aproveite para pesquisar se a sua cidade conta com uma composteira comunitária.
TV- UFMG – Oficina ensina a confecção de composteira doméstica
https://www.youtube.com/watch?v=7A9xgI0kuig 
Compostagem: por que adotar essa prática?
 https://cutt.ly/2Xqou5B 
Aplicando
Continue a lista com os tópicos aprendidos na aula de hoje. Não se esqueça de que, de surpresa, o professor escolherá quatro estudantes para compartilhar as suas listas.
Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos;
Diferença entre resíduos sólidos e lixo; 
Organização e montagem de uma composteira; 
 
 
 
O que aprendemos hoje?
Localizador: 102027
Professor,para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
Tarefa SP
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa: Fundação Lemann, 2011.
Slides 4, 5 e 6 – Planalto. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Disponível em: https://cutt.ly/eXqaUhD.
Slides 10, 11, 12 e 13 – Plano de RESÍDUOS SÓLIDOS do Estado de São Paulo 2020. Disponível em: https://cutt.ly/tXqw7Z5. 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 7 – https://www.sesimbra.pt/noticia-72/escolas-desenvolvem-projeto-o-mar-comeca-aqui
Slides 10, 11 e 13 – Plano de RESÍDUOS SÓLIDOS do Estado de São Paulo 2020. Disponível em: https://cutt.ly/tXqw7Z5. 
Referências

Continue navegando