Buscar

581952

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
Patrimônio 
cultural e natural 
8º ANO
Aula 08– 4º Bimestre
Educação Física 
Práticas corporais de aventura;
Práticas corporais de aventura na natureza;
Patrimônio cultural e natural. 
Conteúdo
Objetivos
Compreender os conceitos de patrimônio cultural: material e imaterial;
Compreender o conceito de patrimônio natural;
Discutir e compreender os riscos ao patrimônio e formular estratégias para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.
(EF08EF20) Identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.
Como vocês notaram na aula anterior, as práticas corporais de aventura que estamos abordando ocorrem em um local específico, que é a natureza. Para entendermos sua importância, vamos abordar um pouco do que é patrimônio cultural.
Para começar, pense em exemplos de elementos da natureza em seu bairro, cidade etc.
Anote no caderno tudo o que você identificar. 
Para começar
5 minutos
Agora, compartilhem o que anotaram no caderno enquanto o professor vai anotando na lousa todos os locais que a turma citou.
Será que esses exemplos que a turma identificou podem ser considerados patrimônio cultural?
Para ajudá-los a entender o que é um patrimônio cultural, vamos fazer a leitura do texto que segue e, depois, verificar novamente 
as anotações.
	
	
	
	
Para começar
 5 minutos
O patrimônio material, protegido pelo Iphan, é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro livros do tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e artes aplicadas. Os bens tombados de natureza material podem ser imóveis, como as cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais; ou móveis, como coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos.
Existem dois tipos de patrimônio cultural: material e imaterial
Foco no conteúdo
2 minutos
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e
santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
Fonte: IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Existem dois tipos de patrimônio cultural: material e imaterial
Foco no conteúdo
2 minutos
O patrimônio natural se refere ao conjunto de recursos naturais que existem em um determinado lugar, seja um ecossistema, uma região, um país, ou até mesmo em um nível global. Esses recursos naturais incluem elementos como a diversidade biológica (fauna e flora), os ecossistemas (bosques, oceanos, desertos etc.), os recursos hídricos, o solo e outros componentes físicos do meio ambiente.
Que tal conhecer um pouco do patrimônio natural da sua cidade, do seu estado, do Brasil e do mundo?
Patrimônio natural
Foco no conteúdo
2 minutos
Ampliando o conhecimento
Divididos em grupos, vocês devem pesquisar e apresentar para o resto da sua turma um vídeo curto que represente a sua pesquisa.
Na prática
15 minutos - tempo aproximado, para dividir os grupos, fazer a pesquisa e passar os quatro vídeos curtos
Professor, você pode proporcionar acesso a computadores, notebooks, tablets ou wi-fi para os smartphones dos estudantes, enfim, ao menos 4 equipamentos (um por grupo) com acesso a internet, em especial youtube. Caso não haja essa possibilidade, a sugestão é que, ao preparar a aula com antecedência, você mesmo realize a pesquisa e apresente aos estudantes.
Ampliando o conhecimento
Após assistirem aos vídeos, reflita e responda em seu caderno:
1- Qual é a relação das práticas corporais de aventura na natureza com o patrimônio cultural?
2- Por que as questões que envolvem a preservação do patrimônio natural são aspectos importantes para o estudo das práticas corporais de aventura na natureza?
Na prática
7 minutos
Correção
1- Dependendo do local onde ocorre a prática, esse pode ser considerado apenas natural, ou poderá ser considerado patrimônio natural e cultural, pois pode haver uma relação entre sociedade e natureza.
2- Porque os locais da prática podem ser considerados bens naturais e culturais e devem ser preservados.
Na prática
3 minutos
Conversem sobre os riscos ao patrimônio e pensem em estratégias para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) desempenha um papel importante na preservação do patrimônio cultural.
A conservação do patrimônio natural é uma preocupação global, já que a atividade humana tem tido um impacto significativo em muitos ecossistemas e espécies. A perda de habitats, a contaminação, a mudança climática etc., são ameaças que afetam o patrimônio natural em todo o mundo. 
Aplicando
2 minutos
Professor, proponha que os estudantes conversem sobre os riscos ao patrimônio na prática sem consciência e formule estratégias para que isso não aconteça.
Compreendemos os conceitos de patrimônio cultural: material e imaterial; 
Compreendemos o conceito de patrimônio natural;
Discutimos e compreendemos os riscos ao patrimônio e formulamos estratégias para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.
O que aprendemos hoje?
1 minuto
Tarefa SP
Localizador: 102321
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br.
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Vídeo tutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
LEMOV, Doug. Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência; tradução de Leda Beck; consultoria e revisão técnica de Guiomar Lamo de Mello e Paula Louzano. Editora: Da Boa Prosa. Fundação Lemann. São Paulo, 2011.
LEMOV, Doug. Aula Nota 10: 63 técnicas para melhorar a gestão de sala de aula - 3.0; tradução de Daniel Vieira e Sandra Maria Mallmann da Rosa; revisão técnica de Fausto Camargo e Thuinie Daros. Editora: Penso. Porto Alegre, 2023.
Referências
SÃO PAULO. Currículo em Ação - Caderno do Professor. Educação Física, Anos Finais, 2º Semestre. Vol 2. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/10/EF_EDF_CP_6AO9_Completo_9P.pdf. Acesso em: 22 ago. 2023.
SÃO PAULO. Currículo em Ação - Caderno do Estudante. Linguagens e Inova, Anos Finais, 8º Ano. 2º Semestre. Vol. 2. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/10/WEB-EF_AF_CE_LGG_INOVA_8A_COMPLETO_4P.pdf. Acesso em: 22 ago. 2023.
Referências
SÃO PAULO. Currículo Paulista – Etapa Ensino Fundamental. Secretaria da Educação. São Paulo: SEDUC, 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/07/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em: 22 ago. 2023.
Referências
Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
Educação Física 
image1.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image2.png
image12.png
image13.png
image7.png
image3.png
image14.png
image4.png
image15.png
image16.png
image17.png
image5.png
image18.png
image6.png

Continue navegando