Buscar

Diversidade Climática na América

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
Diversidade natural na América: clima
8º ANO
Aula 9 – 4º Bimestre
Geografia
Tipos climáticos do continente americano;
Fatores climáticos;
Rios voadores;
Furacões.
Conteúdo
Objetivos
Interpretar mapas relacionados ao clima do continente americano;
Compreender a dinâmica climática e os fatores que influenciam o clima do continente americano.
Currículo Paulista – Anos Finais do Ensino Fundamental 
Geografia 
8º ano
4º Bimestre
Habilidade: 
(EF08GE20B) Analisar as desigualdades sociais e econômicas de países e grupos de países da América e da África, relacionar com as pressões sobre a natureza e a apropriação de suas riquezas e discutir as consequências para as populações desses países e impactos para biodiversidade. 
Sugestão de tempo para o desenvolvimento das seções.
Para começar: 5 minutos
Foco no conteúdo: 16 minutos
Na prática: 16 minutos
Aplicando: 8 minutos
Imagem 2. Alberta, Canadá.
Observe atentamente as imagens a seguir. 
Imagem 1. Caribe.
5 minutos
De surpresa!
Para começar
Imagem 3. Atacama, Chile.
Imagem 4. Bariloche, Argentina.
Para começar
Agora, responda às questões propostas:
1. O que cada imagem retrata? 
2. Em que país e/ou região se localizam?
3. Em qual continente essas imagens se localizam?
Imagem 5. Zonas climáticas.
 Em que medida a extensão norte-sul do continente americano ajuda a explicar a existência de paisagens contrastantes? Comente sua resposta. 
Para começar
Orientações didático-pedagógicas:
Correção
1. Imagem 1 retrata uma praia; imagem 2 retrata um rio; imagem 3 retrata um deserto; e a imagem 4 retrata uma estação de esqui na neve.
2. Imagem 1: Região do Caribe; Imagem 2: Canadá; Imagem 3: Chile, e Imagem 4: Bariloche, Argentina.
3. Todas as imagens localizam-se no continente americano: imagem 1 – América Central; imagem 2 – América do Norte e imagens 3 e 4 – América do Sul.
Para começar
Correção
Imagem 5. 
Zonas climáticas.
4. As paisagens contrastantes se explicam, entre outros fatores, pela presença de diferentes zonas térmicas e tipos de climas que influenciam os elementos que compõem uma paisagem. No caso do continente americano, como observado na imagem 5, ele apresenta terras nas três zonas climáticas do planeta (Polar, Temperada e Intertropical).
Para começar
Diversidade natural na América
O continente americano apresenta diversidade paisagística. Os fatores naturais responsáveis pela formação das paisagens encontradas de norte a sul do continente são:
Relevo; hidrografia; clima; e vegetação.
Nesta aula, você ampliará os seus conhecimentos sobre o clima. 
Clima: constitui o 
estado médio e o comportamento estatístico da variabilidade dos parâmetros do tempo (temperatura, chuva, vento etc.) sobre um período suficientemente longo de uma localidade. O período recomendado 
é de 30 anos.
Fonte: INPE
Foco no conteúdo
Clima
Imagem 6. Representação do continente americano.
A diversidade climática na América é influenciada principalmente por:
Latitude; 
Altitude e relevo; 
Massas de ar; 
Correntes marítimas. 
Esses fatores exercem influência direta sobre os elementos climáticos: temperatura, precipitação e pressão atmosférica.
Foco no conteúdo
Quais climas predominam na América do Norte? E na América do Sul? E no Brasil?
Que tipo de clima predomina na região do Caribe?
Quais correntes marítimas banham a costa brasileira? São correntes quentes ou frias?
Pesquise em livros e sites dados e informações sobre os tipos de clima no continente americano. Em seguida, responda às questões propostas:
8 minutos
Todo mundo escreve!
Na prática
Imagem 7. Mar do Caribe, Jamaica.
América do Norte: polar e frio; América do Sul: tropical e equatorial; Brasil: equatorial, tropical, semiárido e subtropical.
Caribe: clima tropical e equatorial.
Correção
Na prática
Correção
c. Correntes das Falklands, do Brasil, das Guianas e Sul-Equatorial. São predominantemente correntes quentes.
Mapa 1. Clima e correntes marítimas.
Na prática
Latitude
Imagem 8. Clima polar, Alaska – EUA.
Quanto maior a latitude, ou seja, mais próximo aos polos de 90°, as temperaturas tendem a diminuir. É o caso dos climas polar e frio, caracterizados por médias e baixas de temperatura. Ocorrem no extremo norte do continente, região localizada em altas latitudes. 
Já quanto mais próximo à linha do Equador (0°), menor a latitude, portanto as temperaturas aumentam. Os climas quentes e úmidos, como o equatorial e o tropical, encontram-se em áreas de médias e baixas latitudes na América Central e na América do Sul.
Foco no conteúdo
Altitude, relevo e massas de ar
O relevo influencia os climas, uma vez que, à medida que a altitude aumenta, a temperatura tende a diminuir. 
O relevo interfere também no deslocamento das massas de ar: a baixa umidade e as médias de temperatura elevadas dos climas semiárido e desértico quente da América do Norte sofrem
Na América do Sul, essas massas se dirigem para o norte pelas planícies Platina e do Pantanal, alcançando, às vezes, a Amazônia e provocando o fenômeno 
denominado friagem.
influência das cadeias de montanhas ocidentais, que barram as massas de ar úmidas vindas do Pacífico.
Na costa atlântica, localizada a leste do continente –, as planícies facilitam a entrada de massas de ar frias e úmidas originadas das regiões polares. 
Foco no conteúdo
Correntes marítimas
As correntes marítimas influenciam a dinâmica climática das diversas regiões do planeta. As correntes quentes elevam as temperaturas e a umidade do ar, enquanto as correntes marítimas frias exercem efeito contrário: reduzem a temperatura, tornando o ar mais seco e contribuindo, algumas vezes, para a formação de desertos.
 Analise novamente o mapa 1 (Clima e correntes marítimas) e localize a corrente do Golfo e a corrente de Humboldt.
 Essas correntes são quentes ou frias?
 Em duplas, pesquisem quais efeitos essas correntes causam na dinâmica climática do continente americano.
8 minutos
Faça agora!
Na prática
2. A corrente do Golfo é quente, enquanto a corrente de Humboldt é fria. A corrente do Golfo (quente) é formada no Golfo do México e ameniza as temperaturas dos climas frios da costa leste norte-americana até a costa da Noruega, no norte da Europa.
3. A corrente do Peru (fria), também denominada corrente de Humboldt, atua na costa oeste sul-americana e influencia a formação do deserto do Atacama, no Chile. Por ser uma corrente fria, atua diminuindo a evaporação das águas do oceano Pacífico na região e, em consequência, a umidade e a possibilidade de chuvas, tornando o clima seco. 
Correção
Na prática
Rios voadores
Trata-se de imensas massas de umidade alimentadas pela evaporação dos oceanos, nas faixas próximas às áreas quentes do planeta, que influenciam o clima de diversos locais do mundo. Essas massas de umidade são transportadas pelas correntes de ar em alta velocidade por longas distâncias, precipitando em outras regiões, distantes da área de origem.
A América do Sul é influenciada pelo rio voador que tem origem nas áreas equatoriais do oceano Atlântico. Ao se deslocarem para o interior do continente, os rios voadores ganham força com a umidade que se evapora das árvores da Floresta Amazônica. 
Foco no conteúdo
Rios voadores na América do Sul
Vídeo 1. Rios voadores (animação).
Ao adentrar pela porção norte da América do Sul, encontram a Cordilheira dos Andes e, em decorrência da redução da pressão atmosférica conforme aumenta a altitude do relevo, precipitam nas cabeceiras da bacia hidrográfica do rio Amazonas, retroalimentando o sistema de umidade da região.
Eles também provocam chuvas a grandes distâncias, como na bacia do rio da Prata, que abrange a porção sul do Brasil, o norte da Argentina, o Uruguai e o Paraguai. 
Essa fonte de umidade é extremamente importante para as produções agrícola e industrial e para o abastecimento de água das cidades. 
Foco no conteúdo
https://www.youtube.com/watch?v=MWOx-mO1t2s 
Ainda sobre os rios voadores, com o apoio do(a)professor(a), assista ao vídeo 2: O futuro climático da Amazônia | Professor Antonio Nobre.
Fonte: Biblioteca ESALQ, 28 jun. 2018. Duração: 06min31 (sugestão: considerar a exibição até 3m46). 
Foco no conteúdo
Furacões
Os furacões são fenômenos climáticos com origem nos oceanos, em regiões tropicais. Eles são formados devido à intensa incidência de radiação solar, que torna as águas relativamente quentes, constituindo uma zona de baixa pressão atmosférica. 
. 
O sudeste dos Estados 
Unidos e o Caribe são regiões do planeta frequentemente atingidas por furacões, que podem causar alterações ambientais e enormes danos à população. 
Imagem 9. Furacão na América do Norte. 
Nos períodos mais quentes do ano, eles são mais frequentes. Nas regiões tropicais, costumam se formar ventos úmidos, que normalmente avançam em direção ao continente e contribuem para o deslocamento dos furacões.
Foco no conteúdo
8 minutos
Puxe mais!
( ) Em geral, nesse tipo de clima, o verão é quente e o inverno, muito frio. As estações do ano são bem definidas, com chuvas concentradas no verão e na primavera.
( ) Caracteriza-se por temperatura média anual muito baixa (–10 °C). As precipitações ocorrem em forma de neve e o solo é coberto de gelo e neve em todas as estações do ano.
( ) Apresenta temperatura média anual superior a 18 °C, chuvas concentradas no verão e inverno seco. É influenciado pelas massas de ar úmido vindas do oceano.
Considerando os seus conhecimentos e em pesquisas adicionais em livros e sites da internet, identifique a qual tipo de clima cada alternativa se refere.
I – Clima tropical.
II – Clima polar.
III – Clima temperado.
Aplicando
Correção
I – Clima tropical.
II – Clima polar.
III – Clima temperado.
( III ) Em geral, nesse tipo de clima, o verão é quente e o inverno, muito frio. As estações do ano são bem definidas, com chuvas concentradas no verão e na primavera.
( II ) Caracteriza-se por temperatura média anual muito baixa (–10 °C). As precipitações ocorrem em forma de neve e o solo é coberto de gelo e neve em todas as estações do ano.
( I ) Apresenta temperatura média anual superior a 18 °C, chuvas concentradas no verão e inverno seco. É influenciado pelas massas de ar úmido vindas do oceano.
Aplicando
Liste abaixo o que você aprendeu sobre o clima do continente americano:
	
	
	
	
	
 
 
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 102795
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br.
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/.
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Trad. Leda Beck; consultoria e revisão técnica Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa/Fundação Lemann, 2011.
GARCIA, Valquiria; MARTINEZ, Rogério; GARCIA, Wanessa. SuperAÇÃO! Geografia: 8º ano. São Paulo: Moderna, 2022 
DELLORE, Cesar Brumini. Araribá conecta Geografia 8º ano. São Paulo:  Moderna, 2022 
ADAS, Melhem; ADAS, Sergio. Expedições geográficas: 8º ano. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2022 
Referências
RIBEIRO, Wagner Costa. Por dentro da Geografia 8. 4ªedição. São Paulo: Saraiva, 2018
MORAES, Marcelo; PINESSO, Denise. RAMA, Angela. Geografia espaço & interação: 8º ano. São Paulo: FTD, 2022.  
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Glossário – Clima. Fonte: CPTEC/INPE. Disponível em: https://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml#:~:text=Clima%3A%20constitui%20o%20estado%20m%C3%A9dio,recomendado%20%C3%A9%20de%2030%20anos. Acesso em: 3 out. 2023. 
Referências
Lista de imagens
Slides 3, 4, 10, 15 e 21 – Imagem gif. relógio. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/gifs/rel%C3%B3gio-rel%C3%B3gios-tempo-vezes-4109/ Acesso em: 15 fev. 2023.
Slide 3 – Imagem 1: Caribe. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/plano-de-fundo-praia-azul-caribe-1970214/. Acesso em: 25 set. 2023; Imagem 2: Alberta, Canadá. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/parque-nacional-de-jasper-rio-5819878/. Acesso em: 25 set. 2023; 
Referências
Lista de imagens
Slide 4 - Imagem 3: Atacama, Chile. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/chile-animais-natureza-4882433/. Acesso em: 25 set. 2023; Imagem 4. Bariloche, Argentina. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/esqui-centro-de-esqui-bariloche-2721575/. Acesso em: 03 out. 2023. 
Slides 5 e 7 - Imagem 5: Zonas climáticas. Fonte: IBGE. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_clima_e_correntes_maritimas.pdf. Acesso em: 03 ago. 2023. 
Referências
Slide 9 – Imagem 6: Representação do continente americano. Fonte: Wikimedia. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Americas_satellite_map.jpg. Acesso em: 25 ago. 2023.
Slide 11 – Imagem 7: Mar do Caribe, Jamaica. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/jamaica-mar-caribe-praia-f%C3%A9rias-5110094/. Acesso em: 25 set. 2023.
Referências
Slide 12 - Mapa 1 - Clima e correntes marítimas. Fonte: Atlas Geográfico Escolar. Fonte: IBGE. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101627.pdf. Acesso em: 03 out. 2023. 
Slide 13 – Imagem 8: Clima polar, Alaska - EUA. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/comboio-alaska-viajar-por-668964/. Acesso em: 25 set. 2023.
Slide 18 - Vídeo 1: Rios voadores, animação. RIOS voadores. Produção: Expedição Rios Voadores – Brasil das águas. Brasil, 2008. Disponível em: http://riosvoadores.com.br/. Acesso em: 9 maio 2022. 
Referências
Slide 19 – Vídeo 2. O futuro climático da Amazônia | Professor Antonio Nobre. Fonte: Biblioteca ESALQ, 28 jun. 2018. Duração: 06min31. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MWOx-mO1t2s. Acesso em: 03 out. 2023. 
Slide 20 – Imagem 9: Furacão na América do Norte. Fonte: Pixabay. Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/furac%C3%A3o-isabel-ciclone-tropical-74031/. Acesso em: 25 ago. 2023.
Referências
Material 
Digital

Continue navegando