Buscar

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Prova em PDF
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Nota
5
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
O conceito de necessidades educacionais especiais:
a )
é mais amplo que o conceito de deficiência.
b )
contempla o atendimento de acordo com os interesses de cada aluno por determinada área do conhecimento, em respeito à identidade de cada um.
c )
denomina um conjunto de pessoas com dificuldade de aprendizagem em um componente curricular, salvo as pessoas com transtornos funcionais.
d )
pressupõe a cura clínica como forma de inclusão.
e )
inclui a pessoa com dificuldade de aprendizagem temporária.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Até a promulgação da Lei n. 9.394/96, mesmo tendo a Constituição Brasileira (1988) estabelecido que o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência deveria ser feito preferencialmente na rede regular de ensino, ou seja, a escola como o ambiente em que esses alunos devem ser escolarizados, isso não estava assegurado. Por quê?
a )
Porque não havia escola regular de ensino para todos.
b )
Porque os alunos não queriam frequentar a rede regular de ensino.
c )
Porque os pais não desejavam que os filhos frequentassem as escolas da rede regular.
d )
Porque as instituições especializadas não tinham uma organização que se assemelhasse à estrutura organizacional das escolas regulares.
e )
Porque os pais e os alunos não queriam frequentar a escola regular.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
O atendimento educacional especializado tem como função:
a )
identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
b )
substituir a escolarização comum.
c )
desenvolver atividades de reforço escolar.
d )
prover as necessidades de saúde e de assistência social específicas dos alunos da educação especial.
e )
planejar, em conjunto com o professor da sala do ensino comum e a família de cada aluno com deficiência, um plano individualizado de ensino, com atividades diferenciadas das planejadas para os demais alunos, com vistas à participação efetiva do aluno no cotidiano escolar.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
O paradigma da inclusão - que substitui a ideia de integração - atribui responsabilidades maiores à sociedade e ao Estado no sentido de que:
a )
as limitações impostas pela deficiência sejam eliminadas, garantindo a aprendizagem de todos os alunos.
b )
todos possam vivenciar um estilo de vida considerado normal em sua cultura.
c )
seja assegurada a reabilitação individual de cada pessoa com deficiência para que, por méritos próprios e o mais próximo possível de um padrão de normalidade, essa pessoa possa se integrar na rede regular de ensino.
d )
existam condições de acessibilidade e inclusão para todas as pessoas, independentemente das limitações físicas, sensoriais ou cognitivas.
e )
haja garantia de matrícula das pessoas com deficiência em escolas especializadas.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
A Declaração de Salamanca preconiza que:
I. todas as crianças, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e/ou culturais, devem ser acolhidas pelas escolas regulares, as quais devem se adaptar para atender às suas necessidades.
II. os Estados devem investir esforços e recursos financeiros para identificar, diagnosticar, rotular e estigmatizar crianças com necessidades educacionais especiais.
III. os Estados devem adotar o princípio de educação inclusiva em forma de lei ou de política, matriculando todas as crianças em escolas regulares, a menos que existam fortes razões para agir de outra forma.
É correto o que se afirma em:
a )
II e III.
b )
I.
c )
III.
d )
I, II e III.
e )
I e III.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
A Educação Inclusiva coloca como meta para a escola o sucesso de todas as crianças, independentemente do nível de desempenho que cada sujeito seja capaz de alcançar. O que é importante nesse processo?
a )
O importante é a qualidade sobre o que se ensina e uma escola adaptada às necessidades físicas especiais.
b )
O importante é a qualidade sobre o que se ensina e um currículo desarticulado dos princípios de inclusão.
c )
O importante é a qualidade sobre o que se ensina e um currículo competente que deve ser elaborado com base no conhecimento do alunado.
d )
O importante é a qualidade sobre o que se ensina e um professor competente.
e )
O importante é a qualidade sobre o que se ensina e um currículo que tenha uma gestão democrática na qual todos tenham os mesmos direitos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Com a introdução do construtivismo de Emília Ferrero no Brasil, a partir da década de 1980, muitas experiências escolares foram desenvolvidas em alunos com deficiência intelectual e surdos - os que mais demonstravam dificuldades em ler e escrever corretamente a Língua Portuguesa. Tais estudos tiveram como resultado que tipo de procedimento educacional?
a )
foram responsáveis pelo comprometimento de barreiras teóricas importantes para a aprendizagem na educação especial.
b )
foram responsáveis pelos avanços nos estudos somente em relação à linguagem.
c )
foram responsáveis pelo rompimento de barreiras teóricas importantes para a aprendizagem na educação especial.
d )
não tiveram grande repercussão no universo educacional.
e )
voltaram-se para o desenvolvimento somente dos alunos surdos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
De acordo com a LDB, a educação especial é a "modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais" (LDB n. 9.394/96, cap. V, art. 58). Nesse sentido, os alunos com necessidades educacionais especiais são aqueles que têm:
a )
dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; altas habilidades/superdotação, com grande facilidade de aprendizagem, dominando rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
b )
dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; altas habilidades/superdotação.
c )
dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos alunos; altas habilidades/superdotação, com grande facilidade de aprendizagem, dominando rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.
d )
dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos alunos.
e )
dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares; dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos alunos; altas habilidades/superdotação.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
Em relação ao aluno com deficiência intelectual nenhuma definição, por mais abrangente que seja, tem grande valor, a menos que seus conceitos abstratos possam ser traduzidos em alguma forma prática. Quais seriam as características de tais alunos?
a )
As crianças deficientes intelectual são acentuadamente mais rápidas do que seus companheiros da mesma idade para usar a memória com eficácia, associar e classificar informações, raciocinar e fazer julgamentos adequados.
b )
As crianças deficientes intelectual são acentuadamente mais espertas e assertivas do que seus companheiros da mesma idade para usar a memória com eficácia, associar e classificar informações, raciocinar e fazer julgamentos adequados.
c )
As crianças deficientes intelectual são acentuadamente mais lentas do que seus companheiros da mesma idade para usar a memória com eficácia, associare classificar informações, raciocinar e fazer julgamentos adequados.
d )
As crianças deficientes intelectual são iguais aos seus companheiros da mesma idade para usar a memória com eficácia, associar e classificar informações, raciocinar e fazer julgamentos adequados.
e )
As crianças deficientes intelectual não são acentuadamente mais lentas do que seus companheiros da mesma idade para usar a memória com eficácia, associar e classificar informações, raciocinar e fazer julgamentos adequados.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
No Brasil existe a coexistência de dois paradigmas: o da integração e o da inclusão. O modelo de integração demanda um sistema de serviços, uma rede de recursos centrada no indivíduo, ao passo que o modelo de inclusão requer um sistema de suportes, uma rede de apoio, caracterizando uma intervenção no próprio sistema. Assinale a alternativa correta em relação a essa colocação.
a )
O vocábulo integração não deve ser usado
b )
A inclusão faz parte da integração e sem ela não acontece a exclusão.
c )
O vocábulo integração é abandonado nas escolas que só utilizam o termo exclusão.
d )
A inclusão e a integração são a mesma coisa.
e )
A integração ainda é o prevalecente, mesmo que tenha recebido a nova denominação de inclusão.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 11
De acordo com Carvalho (1998, p. 193): "A inclusão de qualquer aluno no espaço escolar deve resultar de relações dialógicas [...] de modo que cada escola ressignifique as diferenças individuais, bem como reexamine sua prática pedagógica".
Fonte: CARVALHO, R. E. Temas em educação especial. Rio de Janeiro: WVA, 1998.
Quem deve estar envolvido nessas relações dialógicas?
a )
Igreja, escola e prefeitura.
b )
Família, escola e igreja.
c )
Família, igreja e comunidade.
d )
Igreja, escola e governantes.
e )
Família, escola e comunidade.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 12
Quando um aluno com necessidades educativas especiais é recebido no ambiente de aprendizagem com barreiras físicas e sensoriais que impedem o simples acesso à sala ou à leitura de um texto com autonomia, está instaurado um poderoso fator de quê?
a )
De inclusão funcional.
b )
De exclusão pessoal.
c )
De inclusão social.
d )
De inclusão.
e )
De exclusão social.
Ver justificativa da resposta
Parte inferior do formulário

Continue navegando