Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Relato de Implementação
Componente - Jornada 1 - 2024
 RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO
Dados de Identificação
	Nome do Cursista	Daniel Nelson Cizanska
	Telefone (opcional)	(43) 99874 4726
	Nome do Formador	Joice Bernaski
	Nome da escola 	Casa Familiar - Colégio Estadual Ary Borba Carneiro
	Município	Cândido de Abreu Pr
	NRE	Ivaiporã
	Série	1º ano Ensino Médio
 RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO
80509a
Organização Pedagógica
	Objetivo(s) de aprendizagem 	Conhecer o contexto e as principais características do Modernismo brasileiro (Semana da Arte Moderna).
Analisar os trabalhos de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Mafaltti e Lasar Segal. 
Apresentar as esculturas modernistas de Vítor Brecheret, a música desenvolvida no modernismo por Heitor Villa-Lobos e a arquitetura modernista.
	Metodologia e estratégia(s) de ensino-aprendizagem	 Apresentar um breve contexto histórico sobre o Modernismo brasileiro, desenvolver pesquisa mais aprofundada sobre o tema no laboratório de informática, trazer impresso um resumo sobre o Modernismo brasileiro e algumas ilustrações, Ilustrar como realizar o Fanzine (Storytellinng) e mediando a execução no processo criativo. 
 RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO
Descrição
1ª passo: Explicar aos alunos e ilustrar modelos de Fanzine, explicando como é produzido e quais materiais necessários para a sua produção artística. 
2º passo: Passar a temática Semana da Arte Moderna (Modernismo Brasileiro), apontando quais elementos devem conter no Fanzine: contexto histórico, artistas brasileiros, características, obras artísticas e curiosidades. Também solicitado criatividade, uso de colagens, material impresso e cores e detalhes que chamem a atenção do Fanzine.
3 º passo: Ir ao laboratório realizar uma pesquisa e imprimir imagens e trechos de textos sobre a temática, utilizando acesso aos computadores do laboratório de Informática. 
4º passo: Planejamento da montagem do Fanzine: Recortar e dobrar duas folhas sulfites para montar a base do livreto. Criar uma capa e distribuir os elementos solicitados no fanzine. 
5º passo: Escrita, colagem e ilustração do Fanzine. 
6º passo: correção da ortografia e entrega do Fanzine.
Tempo de execução: 02 aulas, porém alguns levaram para a casa e entregaram na próxima aula. 
 RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO
Evidências
 RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO
Resultados alcançados
Aprendizado alcançado pelos alunos sobre o tema do Modernismo braileiro através da pesquisa realizada com os tópicos apontados.
Inclusão pelo uso das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) sobre a pesquisa no laboratório. 
Desenvolvimento da criatividade e senso estético na produção do Fanzine. 
Melhor compreensão das obras e dos artistas da Semana da Arte Moderna. 
 RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO
Depoimentos
‘’Achei trabalhoso demais em fazer a atividade, mas gostei do resultado final.’’ Adriano Junior Servelo 1º A CFR
‘’Pra que complicar tanto professor! É só um livrinho, a gente entende mais fácil. Fanzine é palavra difícil e já bota medo na gente antes de fazer.’’ Julie Lacerda Budny 1º A CFR
‘’Dá preguiça fazer, mas como vale nota a gente faz!’’ Cesar Hamrega 1º A CFR
‘’O mais legal é que a gente pode sair da sala e fazer a atividade conversando com os colegas e trocando ideias durante a atividade. Por mais atividades assim professor!’’ Gabrielle da Silva Nascimento 1º A CFR
 RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO
Feedback da observação
Segundo o feedback da Pedagoga Vanessa que acompanhou a atividade disse: ‘‘foi uma atividade realizada em vários lugares: começou na sala de aula, foi ao laboratório de informática e por fim no saguão na produção artística. É bom sair da rotina com os alunos, assim eles se interessam e aprendem melhor quando saem da sala de aula. 
O Fanzine lembra muito o formato da literatura de Cordel e quem sabe na próxima não fazer um Fanzine direto no computador com o uso de slides, word ou o próprio Canva. O problema da nossa escola que não tem computador para todos e limita o acesso durante o aprendizado, mas é algo a ser pensado. ’’
 RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO
Reflexão Final
Com o Grupo de Estudos aprendi várias metodologias de ensino que são ótimas para implantar na minha didática de ensino em sala de aula. Entre elas, a que mais me chamou a atenção foi do Storytellinng, sendo exemplificado como o fanzine. 
Confesso ter saído da minha zona de conforto em aplicar tal metodologia em sala de aula. Fiquei com medo em perder o controle ou não alcançar o aprendizado esperado. Mas no fim os resultados foram os melhores: empolgação da turma, curiosidade em pesquisar sobre o tema, muita ajuda para deixar o fanzine com aparência bonita e criativa. Parecia uma competição em quem fazia o melhor fanzine. Um fanzine mais lindo que outro, pena que a impressão era apenas preto e branco. 
Creio que essa técnica me surpreendeu com o resultado alcançado e espero aprender cada vez mais para melhorar as minhas técnicas de ensino, como também conhecer novas pessoas da área que compartilharam e ensinaram muito, podendo usar isso em sala de aula. 
Por mais Grupos de Estudo como esse, que transformam a educação de nosso país!
 RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO
Professor, em algumas ações da SEED-PR, com o objetivo de divulgar e enaltecer as boas práticas desenvolvidas pelos professores, nós apresentamos os trabalhos compartilhados por você. Por isso, caso nos autorize a utilizar esta prática, preencha o termo de cessão de direitos autorais, assine e insira o link do termo digitalizado neste slide. 
Boas práticas
Eu autorizo 
Daniel Nelson Cizanska
 RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO
image5.png
image14.png
image4.png
image7.jpg
image11.jpg
image12.jpg
image6.jpg
image13.jpg
image10.jpg
image9.jpg
image8.png

Mais conteúdos dessa disciplina