Buscar

Copenhage: Cidade Bike Friendly

Prévia do material em texto

Introdução ciclovia Dinamarca Copenhage 
Copenhagen é considerada a cidade mais bike friendly do mundo. A relação leva em conta fatores como cultura da bicicleta, infraestrutura, percepção de segurança, políticas públicas e aceitação social e avalia 136 cidades com população superior a 600 mil habitantes. Copenhagen é frequentemente considerada modelo de qualidade de vida e sustentabilidade por urbanistas de todo o mundo.
Uma cidade bike friendly não tem só ciclovias. Para realmente integrar a bicicleta como modal de transporte, foi instalado um sistema automatizado para semáforos que prioriza os ciclistas com alguns segundos de vantagem. Também foram construídos meios-fios elevados para separar as ciclovias das pistas de carros e 16 pontes exclusivas para pedestres e ciclistas. Lançaram, inclusive, o conceito de vias expressas para ciclistas! Com uma faixa laranja demarcando as rotas e facilidades como bombas de ar, cruzamentos mais seguros e sinais de trânsito sincronizados para a velocidade média de uma bicicleta, as Supercykelstier somarão 28 vias, cobrindo 500km, quando completas.
Integrar a bicicleta à paisagem urbana traz benefícios para o bolso, mas num país rico como a Dinamarca, pedalar é uma questão de escolha. Assim, o governo não criou só infraestrutura, mas também políticas públicas para tornar o pedal seguro, simples e atrativo, com campanhas associando o ato de pedalar a valores como liberdade, saúde e energia.

Continue navegando