Buscar

Métodos Anticoncepcionais

Prévia do material em texto

MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS
Ana Maria de Souza Nunes
Matrícula: 01461633
Curso: Biomedicina
Métodos contraceptivos tem como função principal evitar gravidez indesejada e a depender do método, evitar a transmissão de IST (Infecção Sexualmente Transmissível). Os métodos contraceptivos são divididos em dois, que são: métodos hormonais e os não hormonais, e há ainda uma segunda divisão, que podem ser divididos em métodos comportamentais, barreiras, hormonais e definitivos. 
Os métodos comportamentais não são tão eficazes, pois tem como fator influenciador principal a saúde do corpo. Estresse, corrimento ou problema no ciclo menstrual pode alterar a eficácia do mesmo. São eles: Billings (ou também chamado de muco cervical), que avalia a viscosidade do muco. Coito interrompido (onde tira antes de ejacular) – e em um ano, até 80% dos casais engravidam usando esse método. Tabelinha, que é quando se tem o ciclo regular e onde três dias antes e três dias depois não pode ter relação sexual, pois é esse o período da sua janela fértil.
O método de barreira é o preservativo, a famosa camisinha que existe na versão masculina e feminina. Não pode ser usada pelos dois ao mesmo tempo, pois o uso dos dois aumenta o atrito entre o látex e aumentam as chances de ruptura, ocasionando a falha do método. Outro é o diafragma, onde a mulher utiliza uma capinha de borracha bem fina, inserindo no fundo da vagina antes da relação sexual, tirando após o ato. 
Os métodos hormonais são as pílulas combinadas, pílula isolada, injetável combinado, injetável isolado, adesivo, anel vaginal, Implanon e os sistemas intrauterinos, conhecidos como DIUs, que liberam levonorgestrel que são o Mirena e o Kyleena (e também existem dois que não são hormonais, que é o DIU de Cobre e o de Prata). Esses métodos são bons pois se usados de forma correta a taxa de efetividade superam os 99% dos casos, a falha é muito pequena, principalmente nos métodos de longa duração, pois tem duração de 3, 5 e 8 anos, protegem evitando gravidez indesejada. Em relação as pílulas são excelentes até mesmo para pacientes que ainda não tem relação, mas tem fluxo menstrual intenso, pois ajudam a regular e/ou até mesmo entrar em amenorreia. Alguns métodos tem composição anti androgênicas que evitam queda de cabelo, oleosidade de pele, retenção de liquido, e no caso do DIU de Cobre não tem a queda de libido, pois ele não tem hormônio. 
Métodos definitivos existe para homem e mulher. No caso da mulher é a laqueadura tubária, onde amarram e cortam as duas tubas da mulher. No caso do homem é a vasectomia, onde vai nos ductos deferentes onde liga a parte dos testículos até a uretra, corta e amarra. A taxa de efetividade fica em torno de 98% a 99%, e a reversibilidade depende de como foi feita a cirurgia. 
Risug é o novo anticoncepcional masculino que já vai sair no mercado esse ano. É injetado um polímero (gel) nos dois ductos deferentes, sua função é inibir o movimento da cauda do espermatozoide, onde impede que ele se mecha. Para reverter é só aplicar uma injeção de bicarbonato com água nos ductos. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1.https://institucional.ufrrj.br/casst/files/2021/02/M%C3%A9todos-contraceptivos.pdf
2. https://hospitalsiriolibanes.org.br/blog/vivaoseumelhor/conheca-os-principais-metodos-contraceptivos
3.https://www.einstein.br/noticias/noticia/metodos-contraceptivos
4. https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/metodos-contraceptivos
5.https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Anticoncepcionais_doencas/metodos1.php
6.https://www.pfizer.com.br/noticias/ultimas-noticias/metodos-contraceptivos-vantagens-e-desvantagens
7.https://dediq.com.br/metodos-contraceptivos-conheca-os-tipos-disponiveis-no-mercado-para-voce/
8.https://clinifemina.com.br/metodos-anticoncepcionais/#

Continue navegando