Buscar

ESCOLA VIRTUAL GOV - PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA - Exercício Avaliativo - Módulo 3

Prévia do material em texto

ESCOLA VIRTUAL GOV - PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA - Exercício Avaliativo - Módulo 3
	Iniciado em
	quarta, 24 abr 2024, 12:20
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 24 abr 2024, 12:23
	Tempo empregado
	2 minutos 37 segundos
	Notas
	3,00/3,00
	Avaliar
	15,00 de um máximo de 15,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Dentre as afirmativas abaixo, identifique a única alternativa INCORRETA:
Escolha uma opção:
a. O déficit habitacional é uma realidade no Brasil. Em todas as cidades há um grande número de imóveis ociosos, aos quais poderia ser dada uma destinação social.
b. Apesar de ser um direito importante, o direito à moradia não é o mais urgente para as pessoas em situação de rua, porque esta população não se enquadra na contagem do déficit habitacional. Outras questões mais urgentes, como acesso ao trabalho e saúde, devem ser tratadas primeiro. 
Além de o direito à moradia estar disposto na Constituição, O Brasil assinou documentos internacionais como a Declaração Universal do Direitos Humanos (1948) que no artigo XXV considera o direito à habitação como um direito fundamental de todas as pessoas. Também o Pacto Internacional dos Direito Econômicos, Sociais e Culturais (1996) reafirma a Declaração Universal e indica o acesso a uma moradia digna por todas as pessoas como um direito humano.
c. Uma das alegações dos governos, que tentam explicar as dificuldades de acesso à moradia, é que o alto custo dos terrenos e dos imóveis existentes nas áreas centrais das cidades é um dos entraves para a execução de uma política habitacional com fins sociais.
d. Mesmo a determinação legal expressa na Constituição, de que é competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios “promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico” (Art.  23, IX), não é algo aplicado quando se trata do povo da rua.
e. Dentre os fatores que causam este déficit, estão as dificuldades de as famílias conseguirem arcar com os pagamentos dos aluguéis (cerca de 3,27 milhões de famílias, segundo a Pnad 2015) a coabitação – quando mais de uma família dividem o mesmo teto (3,22 milhões de famílias) – e pelas chamadas habitações precárias, que correspondem a cerca de 942,6 mil moradias.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Apesar de ser um direito importante, o direito à moradia não é o mais urgente para as pessoas em situação de rua, porque esta população não se enquadra na contagem do déficit habitacional. Outras questões mais urgentes, como acesso ao trabalho e saúde, devem ser tratadas primeiro.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A partir do que você estudou sobre o modelo Housing First, distinga entre as alternativas verdadeiras e falsas:
	O programa Housing First foi criado pelo psicólogo e ativista Sam Tsemberis, junto com a organização não-governamental Pathways to Housing First, e tornou-se uma política pública que primeiro foi testada na cidade de Nova Iorque, no ano de 1992.
	Resposta: Verdadeira 
	Originalmente o programa foi projetado para ajudar pessoas com problemas de saúde mental que viviam nas ruas. Após, foi expandido incluindo pessoas desabrigadas ou em risco de ficar em situação de rua ao saírem de hospitais psiquiátricos ou da prisão.
	Resposta: Verdadeira 
	Neste programa, a moradia é o objetivo final, a única coisa fornecida para que a pessoa possa, a partir da segurança de um lar, buscar por si só outro tipo de apoio ou intervenção.
	Resposta: Falsa 
	O programa, tal como foi pensado, baseia-se em oito princípios fundamentais: 1) a moradia é um direito humano; 2) há uma escolha e supervisão dos usuários; 3) há uma separação entre a moradia e o tratamento que a pessoa possa precisar; 4) há orientação para a recuperação da pessoa; 5) há política de redução de danos; 6) há um compromisso ativo sem coagir a pessoa; 7) o modelo é planejado centrado na pessoa; 8) há apoio flexível e disponível sempre e durante o tempo necessário.
	Resposta: Verdadeira 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O programa Housing First foi criado pelo psicólogo e ativista Sam Tsemberis, junto com a organização não-governamental Pathways to Housing First, e tornou-se uma política pública que primeiro foi testada na cidade de Nova Iorque, no ano de 1992. → Verdadeira, Originalmente o programa foi projetado para ajudar pessoas com problemas de saúde mental que viviam nas ruas. Após, foi expandido incluindo pessoas desabrigadas ou em risco de ficar em situação de rua ao saírem de hospitais psiquiátricos ou da prisão. → Verdadeira, Neste programa, a moradia é o objetivo final, a única coisa fornecida para que a pessoa possa, a partir da segurança de um lar, buscar por si só outro tipo de apoio ou intervenção. → Falsa, O programa, tal como foi pensado, baseia-se em oito princípios fundamentais: 1) a moradia é um direito humano; 2) há uma escolha e supervisão dos usuários; 3) há uma separação entre a moradia e o tratamento que a pessoa possa precisar; 4) há orientação para a recuperação da pessoa; 5) há política de redução de danos; 6) há um compromisso ativo sem coagir a pessoa; 7) o modelo é planejado centrado na pessoa; 8) há apoio flexível e disponível sempre e durante o tempo necessário. → Verdadeira.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Complete a lacuna a seguir com uma das opções apresentadas:
O  MORADIA PRIMEIRO 
 é o modelo de política pública de moradia para pessoas em situação de rua, que vem sendo proposto pela Coordenação-Geral dos Direitos da População em Situação de Risco do MMFDH. É inspirado no modelo Housing First e prioriza o acesso imediato destas pessoas a uma unidade habitacional individual, com dignidade e o acompanhamento por uma equipe multidisciplinar. Está sendo construída em três grandes eixos: habitação como direito e prioridade; trabalho como forma de manutenção do processo de inserção social e econômica; e um pacote de outros direitos (saúde, educação, assistência social, esporte, laser, etc.), que darão o suporte para a permanência da pessoa em sua habitação e consequente saída da situação de rua.
Parte inferior do formulário

Continue navegando