Buscar

Briozoários: Filtradores Marinhos

Prévia do material em texto

Bryozoa:
Os briozoários, também conhecidos como zoários ou poliquetos, são um filo de animais aquáticos invertebrados que formam colônias de indivíduos chamados zooides. Essas colônias podem variar de tamanhos microscópicos a estruturas visíveis a olho nu e podem ter formas diversas, incluindo incrustantes, ramificadas ou em forma de arbusto.
Cada zoóide em uma colônia de briozoários é composto por um corpo mole protegido por uma concha calcária ou quitinosa, conhecida como cistídeo, e possui apêndices especializados chamados lófóforos, que são usados para alimentação e respiração. Os briozoários se alimentam filtrando partículas de alimentos da água usando seus lófóforos e são frequentemente encontrados em ambientes marinhos, embora algumas espécies possam ser encontradas em água doce.
Os briozoários desempenham papéis importantes nos ecossistemas marinhos como filtradores, ajudando a limpar a água e a controlar a quantidade de alimento disponível para outras espécies. Eles também fornecem habitat e abrigo para uma variedade de organismos marinhos, incluindo pequenos peixes, crustáceos e moluscos.
Além de seu papel ecológico, os briozoários são objetos de estudo em biologia evolutiva, taxonomia e paleontologia. Eles têm uma longa história geológica e são conhecidos por serem fósseis úteis para a datação de rochas sedimentares e para reconstruir ambientes marinhos antigos.

Continue navegando