Buscar

QUESTIONÁRIO AS LITERATURAS E O ENSINO DE LITERATURA AULA 01 LETRAS

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – AS LITERATURAS E O ENSINO DE LITERATURA – AULA 01 – LETRAS
· Segundo Aristóteles, a poesia épica compõe-se, basicamente, a partir de quatro elementos fundamentais: a proposição, a invocação, a dedicatória e a narração. Em Os Lusíadas, essa estrutura é fielmente seguida. Entretanto, Camões soma a esses quatro elementos um quinto: um epílogo. Sobre a estrutura do épico camoniano, é correto afirmar que:
Resposta Marcada :
a invocação é o elemento do épico em que o poeta apela às divindades pedindo-lhes inspiração para cantar as histórias dos heróis e seus feitos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Seguindo Sena (1980), é-nos possível compreender Os Lusíadas a partir de três dimensões estruturais: a de sua estrutura interna, de sua estrutura externa e de seu plano temático. Sobre a estrutura externa e os planos temáticos do poema épico camoniano, assinale a alternativa correta:
Resposta Marcada :
A estrutura externa d’Os Lusíadas caracteriza a obra como classicista, isto é, seus elementos formais obedecem à métrica clássica.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Em Os Lusíadas, é recorrente o apelo a figuras da mitologia greco-romana, como Vênus, Baco, Adamastor, Netuno e as Musas. Leia as passagens a seguir e marque a alternativa correta.
Estas palavras Júpiter dizia, Quando os Deuses, por ordem respondendo, Na sentença um do outro diferia, Razões diversas dando e recebendo. O padre Baco ali não consentia No que Júpiter disse, conhecendo Que esquecerão seus feitos no Oriente-Se lá passar a Lusitana gente. (estrofe 30, Canto I) A vós, ó geração de Luso, digo, Que tão pequena parte sois no mundo, Não digo inda no mundo, mas no amigo Curral de Quem governa o Céu rotundo; Vós, a quem não somente algum perigo Estorva conquistar o povo imundo, Mas nem cobiça ou pouca obediência Da
Madre que nos Céus está em essência; (estrofe 45, Canto III) Fui dos filhos aspérrimos da Terra, Qual Encelado, Egeu e o Centimano; Chame-me Adamastor, e fui na guerra Contra o que vibra os raios de Vulcano; Não que pusesse serra sobre serra, Mas, conquistando as ondas do Oceano, Fui capitão do mar, por onde andava A armada de Netuno, que eu buscava.(estrofe 51, Canto V)
Resposta Marcada :
Na estrofe 30 do Canto I, Baco pode ser compreendido como metáfora dos povos pagãos, a quem a fé cristã dos lusitanos levaria ao esquecimento.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Segundo Hall (2002), as identidades nacionais são narrativas culturais, e essas narrativas são constituídas por cinco elementos basilares: a narrativa da nação, a ênfase nas origens, a invenção da tradição, a ideia de um povo original e o mito fundacional. Na perspectiva do autor, é correto afirmar que:
Resposta Marcada :
a ênfase às origens assenta-se sobre uma causa intemporal e que não tem continuidade.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  0
· Leia os excertos a seguir d’Os Lusíadas:
«A matutina luz, serena e fria, As Estrelas do Pólo já apartava, Quando na Cruz o Filho de Maria, Amostrando-se a Afonso, o animava. Ele, adorando Quem lhe aparecia, Na Fé todo inflamado assim gritava:- «Aos Infiéis, Senhor, aos Infiéis, E não a mi, que creio o que podeis!»(estrofe 45, Canto III) «Com tal milagre os ânimos da gente Portuguesa inflamados, levantavam Por seu Rei natural este excelente Príncipe, que do peito tanto amavam; E diante do exército potente Dos inimigos, gritando, o céu tocavam, Dizendo em alta voz: — «Real, real, Por Afonso, alto Rei de Portugal!»(estrofe 46, Canto III) O plano histórico do épico camoniano tem seu início com a retomada dos mitos de Luso e de Viriato, dando ênfase, em seguida, à figura de Dom Afonso VI de Leão e Castela.
Especificamente sobre as estrofes apresentadas acima, é correto afirmar que:
Resposta Marcada :
a figura de Dom Afonso VI é elevada a nível mitológico, uma vez que este foi eleito pelo Cristo para derrotar os infiéis.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total4 / 5

Continue navegando