Buscar

632860898-Relatorio-Neuropsicologico-L-F-GER-ClinicaABC

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Identificação
Nome: Leonardo Frederico Gervasiu 		Data de Nascimento: 18/01/2009
Data da avaliação: Mai /18			Idade: anos			
Escolaridade: 4° ano do E.F			Instituição de Ensino: Liceu Jardim
1. Métodos e Instrumentos
Os dados relatados a seguir foram adquiridos por meio de entrevista com a mãe, pelo próprio paciente e pelo relatório escolar. Os instrumentos utilizados foram: Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC IV), Figura Complexa de Rey, SNAP IV e tarefas cognitivas ecológicas para avaliação quantitativa e observação clínica em tarefas diversas.
É importante ressaltar que este relatório atende a fins clínicos e os resultados aqui descritos são circunscritos no momento atual e são influenciadas por variáveis fisiológicas, ambientais e culturais.
2. Síntese do Caso
Leonardo foi encaminhado por uma amiga. Apresenta comportamento agitado e intenso, possuindo reflexo na escola manifestando indisciplina em comportamento inadequado atrapalhando a aula. Em casa é nervoso e se irrita facilmente, costuma chorar muito. Não consegue se controlar emocionalmente. É evasivo tanto com crianças tanto com adultos. Passou por psicólogo por um ano devido a indicação da escola. Esse ano o comportamento está mais intenso e pais acreditam ter influencia da professora. O vínculo com as professoras facilita a melhora no comportamento. É muito competitivo, não gosta de perder e não segue regras, além de apresentar inquietude e ansiedade. Costuma importar os amigos sendo inconveniente.
Dorme bem. Apesar de de lutar contra o sono, quando deita, apaga.
Resistente ao novo, não tem iniciativa. É preguiçoso, não completa as atividades e quando tem dificuldade quer embora nao tem paciência.
A gestação de Leonardo foi tranquila não havendo intercorrencia tanto para mãe quanto para o bebê. Nasceu com 38 semanas, de parto Cesária, pesando 3.350 kg e medindo 56 cm. Não apresentou problemas com sucção, ganho de peso, alimentação, cólicas ou sono. No momento não é acometido por nenhum problema médico e não faz uso de quaisquer medicação. 
Com relação ao desenvolvimento as habilidades foram desenvolvidas dentro do esperado. 
Os pais se preocupam com os seguintes comportamentos do filho: tiques musculares (perna e braço não param), destrutuvidade, irritabilidade, teimosia, alto nível de atividade, agressividade, agitação, resistente e desafiador, alterações de humor, intolerante a frustração e problemas com alimentação. Já referente aos aspectos intelectuais desorganização, completar uma atividade, rigidez a mudanças, distração, impulsividade, aprendizado e evocação, compreensão, expressão pois fala rápido por isso dê difícil entendimento, também são aspectos que os afligem.
Leonardo estuda no Liceu Jardim e está no 4° ano. Parece gostar da escola e dos colegas. Os pais encontram-se satisfeitos com o programa escolar do filho.
Aos dados gerais, é visto como comunicativo, conversando com qualquer pessoa.
O pai tb é competitivo, ansioso, não gosta de perder
Facilmente frustrável, desorganizado, distraído, estabanado.
3. Observações sobre o comportamento e atitude em tarefas neuropsicológicas
leonardo apresentou-se hostil e pouco colaborativo a execução das tarefas neuropsicólogicas. Tentava sempre colocar seus interesses fugindo da demanda proposta. Disraia com facilidade com estímulos presentes na sala e por vezes manifestava que iria levar um objeto de interesse sem que eu percebesse. Resistiu a cooperar mas quando houve aproximação de um objeto que trazia motivação a ele, sendo este o jogo do “bafo”, a situação melhorou ele começou a interagir melhor, mediante a condição do reforço ao final do atendimento. Reclamava muito das atividades propostas e desistia facilmente quando depara-se com tarefas que considera difícil. Chegava a dizer: não vou fazer por que não vou conseguir.
4. Análise dos Resultados
· Figura Complexa de Rey: Baixa percepção visual denotando déficit nessa habilidade além de falta de planejamento e organização da figura. O desenho é parcialmente reconhecido devido a pouquíssima qualidade na execução. A figura parece inacabada, se tornando pouco coesa ao final.
· Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC IV): O conjunto de provas que investigam a eficiência intelectual mostraram que Leonardo apresenta-se na faixa média superior (QI 109) comparado as crianças da mesma faixa etária, manifestando a mesma classificacao nos domínios de compreensão verbal, memória operacional e velocidade de processamento. Já em organização percentual seu índice foi satisfatório, apesar de menor, estando na faixa mediana, manifestando classificacao esperada a para idade.
	PONTOS COMPOSTOS - WISC IV
	 
	ESCALA
	PONTOS
	PERCENTIL
	CLASSIFICAÇÃO
	Compreensão Verbal
	110
	75
	MS
	Organização Perceptual
	98
	45
	M
	Memória Operacional
	109
	73
	MS
	Velocidade de Processamento
	115
	84
	MS
	Quoeficiente de Inteligência (Total)
	109
	73
	MS
· Escala TDAH versão para professores (Questionário de Rastreio para Diagnóstico de TDAH): A escala foi preenchida por 8 professores, dentre eles, das seguintes matérias: de matemática, inglês, PHC, Educação Física, Ciências, Língua Portuguesa, História e Artes. Os profissionais das quatro primeiras matérias citadas, não manifestam em suas respostas características suficientes em Leonardo compatíveis com os sintomas de TDAH. Já os outros quatro, identificam sintomas de TDAH no aluno, com predominância da apresentação hiperativa/impulsiva. 
	ESCALA DE TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE
	ÁREAS
	PERCENTIL
	CLASSIFICAÇÃO
	Deficit de Atenção
	85
	Acima da Expectativa
	Hiperatividade / Impulsividade
	95
	Região de maior probabilidade
	Problemas de Aprendizagem
	85
	Acima da Expectativa
	Comportamento Anti-social
	85
	Acima da Expectativa
5. Aspectos Emocionais
Com relação aos aspectos emocionais, que foi investigado através da técnica projetiva, foram identificados empobrecimento do traçado, remetendo a garatujas, traçado típico apresentado por crianças na primeira fase – pré esquema. Em seus desenhos, apresentou dificuldade na noção espacial e baixa qualidade das figuras. Reflete uma relutância em estabelecer contato com o ambiente, com retraimento no intercâmbio pessoal, timidez e receio nas inter-relações. A saudade do avô, foi manifestada em um do desenhos, através de algumas lembranças, bem como sua compaixão e benevolência. Aspectos de regressão, passividade e baixa auto crítica também foram demonstrados. Sugere fixação em estágios e estruturas anteriores. 
6. Perfil Cognitivo
Atenção – Em tarefas áudio verbais simples, apresentou capacidade satisfatória de reproduzir sequências numéricas dentro do esperado para sua faixa etária (Span dígitos 08). Já em tarefas mais complexas, mas semelhante, na qual deveria acionar a memória de trabalho para recrutar os itens operando-os mentalmente e evocando em uma nova organização, o resultado reduziu, permanecendo na média inferior (Span Digitos 06). Em tarefa de sequenciamento e atenção (Sequência de Números e Letras), seu desempenho foi insuficiente, ficando abaixo da média, manifestando baixa agilidade mental através da criação de estratégias cognitivas. Em atenção visual, manifestou desempenho médio em tarefas visuomotoras que exigem ênfase no tempo (Códigos). Em teste de atenção seletiva (Cancelamento), apresentou resultado superior, sendo capaz de buscar os estímulos alvo visualmente e em meio a outras figuras distratoras simples .
Memória – Revelou pouca destreza em tarefas que exigem memória operacional (Dígitos) alcançando resultados abaixo da média e, em memória de trabalho (Seq. de números e letras) obteve resultado limítrofe. Em memória semântica (Vocabulário), o resultado apresentado está abaixo do esperado. A capacidade de apreender, manter e evocar informações verbais, foi verificada também na tarefa qualitativa de repetição de uma lista de 15 palavras não relacionadas. Em cinco tentativas, Leonardo lembrou-se de 8, 9, 8, 11 e 9 palavrassucessivamente, mostrando uma oscilação na curva de aprendizado, beneficiando parcialmente das repetições. Após apresentação de material interferente, reduziu o número de palavras recrutada, lembrando apenas 6 palavras citadas. Após intervalo de tempo, conservou e evocou 07 palavras. Na tarefa de reconhecimento, conseguiu distinguir todas as palavras ditadas, porém acrescentou algumas que não foram ditas. Evidenciou muitas intrusões de palavras que não tinham relação com aquelas ditadas. Com relação a memória visual, que foi investigada através da reprodução da figura geométrica complexa após intervalo, demonstrou déficit do conteúdo apresentado na recuperação imediata, manifestando pouquíssima lembrança da figura como um todo. Na memória tardia o desempenho foi ainda mais insatisfatório, conservando pouquíssimas lembranças, fato que tem relação com sua cópia desorganizada.
Linguagem – Seu discurso informal durante a entrevista e tarefas de cunho ecológico, foi sucinto e desconexo. Demonstrou dificuldade em expressar suas ideias com coesão. Manifestou baixo entendimento sobre regras e julgamento social, tanto que em tarefas de Raciocínio Verbal exibiu resultado médio inferior (Compreensão). Já em tarefa de Semelhanças e Raciocínio com Palavras os índices mantiveram-se abaixo do esperado. Em atividade de fluência de palavras, não foi capaz de citar um número suficiente de palavras dentro do tempo estabelecido, ficando bem aquém do esperado para a idade. A realização da redação foi bastante confusa e incompreensível. Apresenta trocas, omissões, aglutinação, falta de concordância, sequenciamento e muitos erros ortográficos.
	
Percepção Visual – Revelou desempenho regular em percepção visual em atividades visuomotoras. Já em tarefas de Raciocínio Matricial sua organização perceptual e visual apresentou-se limítrofe, bem como em tarefas de percepção e discriminação de detalhes (Completar Figuras).
Visuomotora e Visuoconstrução – Capacidade abaixo do esperado para organizar figuras fragmentadas, obtendo pouca atuação na discriminação de diferentes formas e construção de figuras tridimensionais (Cubos). 
Função Executiva – Exibiu baixo controle inibitório e pouca flexibilidade cognitiva. Auto monitoramento ausente, bem como planejamento e organização, além de tomada de decisão impulsiva. Em teste de trilhas (Forma A) manifestou impulsividade deixando de manter a sequência em detrimento do término rápido. Na Forma B, apresentou muitos erros, descontinuidade da sequência, e por várias não seguiu as instruções, devido à falta de controle atencional e inibitório.
	
7. Conclusão
Frente aos resultados demonstrados, pôde-se concluir que, de modo geral, Leonardo apresenta um desempenho cognitivo abaixo da média quando comparada a adolescentes da mesma faixa etária que a sua, com QI total de 77, apresentando melhor performance em tarefas que avaliam a Velocidade de Processamento, apresentando resultados dentro da média, denotando desenvoltura para executar tarefas mentais de forma satisfatória. Em Compreensão Verbal (ICV 82) que avalia a capacidade de lidar com símbolos de maneira abstrata, compreensão e fluência verbal, obteve índice limítrofe bem como em Memória Operacional (IMO 77), evidenciando performance insatisfatória, demonstrando capacidade reduzida em apreender, manter e organizar as informações para que estas fossem utilizadas oportunamente. Já a Organização Perceptual (IOP 71), permaneceu na faixa deficitária, sendo inábil em integrar estímulos perceptuais, de avaliações visuoespaciais e capacidade de trabalhar em situações concretas de forma satisfatória.
Dentre os aspectos emocionais , além dos supracitados, denotou traços intensos de ansiedade principalmente quando se tratavam de assuntos pertinentes a fase da adolescência. Limitou-se a falar bem pouco sobre o assunto, evidenciando dificuldade em lidar com as próprias emoções. Há indícios de imaturidade afetiva e fixação em estágios e estruturas anteriores. 
Foi solicitado a mãe que preenchesse a escala traço ansiedade, porém no questionário a ansiedade manifestada por Leonardo, está dentro do esperado.
No cômputo geral, Leonardo apresenta resultados muito abaixo da média, manifestando dificuldades em praticamente todos os domínios, a não ser na Velocidade de Processamento. Apresenta uma discrepância significativa entre os índices de Compreensão Verbal e Organização Perceptual, além de um resultado reduzido em Memória Operacional.
Dessa forma, podemos levantar uma hipótese momentânea de TDAH (F 90), com predominância da apresentação combinada, sendo secundário a um déficit no funcionamento cognitivo, resultando em um atraso no emocional, cognitivo e acadêmico. e déficit de compreensão, aliada a aspectos sócio emocionais importantes que devem ser melhores investigados. Diante disso, recomenda-se:
· Acompanhamento Neurológico;
· Continuidade no acompanhamento Psicológico;
· Orientação Psicológica a Família;
· Continuidade no tratamento Fonoaudiológico;
· Acompanhamento Psicopedagógico;
· Reavaliação Neuropsicológica a critério médico, para acompanhamento do seu desenvolvimento cognitivo comportamental.
Sem mais, coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos e orientações que possam colaborar para o bom desenvolvimento escolar, social e emocional da Leonardo.
 São Bernardo do Campo, 08 de junho de 2018.
_________________________________
RUIARA MENDES TRINDADE
Psicóloga e Neuropsicóloga
CRP 06/89599
PONTOS PONDERADOS - WISC IV
PONTOS PONDERADOS	
Cubos	Semelhanças	Digitos	Conceitos Figurativos	Códigos	Vocabulário	Raciocinio Matricial	Seq. Numeros e Letras	Compreensão 	Procurar Simbolos	Completar Figuras	Cancelamento	Informação	Aritmética	Raciocínio com Palavras	6	15	10	12	13	11	11	13	9	12	7	9	16	9	11	
Rua José Versolato, 111 – Edifício Domo – Salas 309 e 413 – Centro SBC/ SP
	Fone: (11) 4125-3325	1
image1.png

Continue navegando